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9 de Novembro
O Que é
O manequim é o profissional de moda que posa para fotógrafos e artistas plásticos, imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte ou em locações internas e externas.
Além disso, o manequim pode apresentar produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos).
Para chamar atenção, o manequim deve possuir habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida ou que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto ou à imagem criada.
Os manequins que desfilam em passarelas são chamados de modelos. Eles são contratados para exibir criações de estilistas e devem sincronizar os movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal.
Estamos nos tempos das chamadas super modelos. Depois dos badalados concursos de Miss e da explosão que foi a modelo Kate Moss, é comum vermos meninas sonhando em ser modelo.
Isso gerou duas grandes polêmicas tempos atrás: a primeira se refere aos estudos. Muitas meninas começavam as carreiras muito novas e deixavam de estudar.
A outra polêmica está relacionada à ditadura da magreza. O sonho de ser modelo impele, no mundo todo, meninas ainda muito novas a fazerem dietas absurdas.
Com isso, doenças como anorexia e bulimia viraram epidemia entre garotas de até mesmo 11 ou 12 anos de idade.
Conheça um pouco sobre essas doenças:
Anorexia
Síndrome que se manifesta por comportamento alimentar incomum. Caracteriza-se por grande perda de peso e falta de menstruação.
A anorexia desenvolve-se em pessoas vêem com distorção a própria imagem corporal, fazendo com que o paciente deixe de comer.
Bulimia
Transtorno alimentar em que o indivíduo ingere alimentos compulsivamente, de preferência alimentos hipercalóricos.
Em geral, para compensar isso, faz longos períodos de jejum, usam laxantes e diuréticos, induzem vômitos e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.
O sonho de ser uma modelo famosa, levando uma vida de glamour e sendo reconhecida por todos povoa a cabeça de muitas garotas (e garotos!) no Brasil.
Exemplos de gente da terra que faz parte do casting de agencias de modelos poderosas e que conquistou fama e dinheiro através dessa profissão fazem parecer fácil de alcançar.
Mas, não se enganem: muitas das modelos famosas foram descobertas e lapidadas por essa agência de modelos, ou enfrentaram a competição com milhares de outras meninas (e meninos!) em concursos de modelos. Os grandes concursos de modelo, como Supermodel Ford / Elite Model Look Brasil Elite / Mega Models, são amplamente divulgados e recebem milhares de inscrições de todo o país.
Mas, para começar, quem quer seguir a profissão deve se perguntar, com muita honestidade, se tem o perfil adequado. Existem muitas atividades em que uma modelo profissional é requisitada para trabalhar. Manequim de passarela, manequim de provas, modelo fotográfico e até modelo de partes do corpo.
Para cada uma dessas atividades existem requisitos a serem preenchidos pelas candidatas. Modelos comerciais (fotográficas) devem ter pelo menos 1,68 de altura. Para passarelas, o mínimo de 1,76 de altura. Rostos exóticos e marcantes podem fazer muito sucesso nas passarelas, mas para seguir carreira como modelo fotográfico, rostos clássicos ou uma beleza mais tradicional é o mais procurado.
A idade, não tem jeito: entre 13 e 25 anos.
As agências de modelo explicam: desse modo, têm tempo para trabalhar melhor seu produto a modelo, claro!
Você já deve ter notado que a agência de modelo é um passo fundamental para quem quer ser modelo. A agência de modelo irá analisar a candidata à modelo, verificar seu potencial e indicar os cuidados e modificações necessárias. Cabelos, dentes, pele, unhas e outros detalhes são importantes para a apresentação da modelo.
Descobrir e acentuar suas características mais marcantes e tipo de imagem também é tarefa de uma boa agência de modelos. Feito isso, a agência providencia um composite.
Mais prático e descomplicado que os famosos books,o composite é uma folha com os dados e fotos de alta qualidade, básicas mas bem feitas, da modelo.
Desse modo, a agência será capaz de indicar a modelo mais adequada para a necessidade de um cliente.
Aliás, esse é o papel mais importante de uma agência: oferecer a modelo que represente melhor a imagem que o cliente procura – seja esse cliente uma grife, um estilista, uma agencia de publicidade ou uma empresa promotora de eventos.
As agências e os clientes não procuram apenas rostos bonitos e medidas perfeitas. Para ter sucesso nessa profissão, como em todas as outras, é necessário talento e profissionalismo. Agências fotográficas e de publicidade têm tempos apertados para desenvolverem o trabalho para seus clientes.
Necessitam contar com modelos que se apresentem na hora certa, encarem o serviço com responsabilidade e saibam agir e interagir na frente das câmeras ou do público.
Para isso, muitos cursos de modelos podem ser um bom treinamento para a prática. Aprender a desfilar e manter a postura correta são fundamentais para manequins de passarela.
Ter um repertório de poses e ser capaz de movimentar e modificar seu corpo e rosto, expressando as idéias do fotógrafo ou da equipe de criação de um trabalho fazem a diferença entre uma menina bonita e uma modelo profissional.
A procura por modelos masculinos e femininos está sempre em alta. Mas para seguir essa profissão é preciso características físicas ideais e fotogenia,além de muito profissionalismo, garra e paciência.
Uma boa dose de pé no chão também ajuda muito tanto para conseguir um lugar ao sol quanto para escapar de agências inescrupulosas ou esquemas que só servem para tirar dinheiro de incautos. Por isso, é importante procurar agências de renome e conceituadas no mercado.
O COMPOSITE
O composite é um cartão contendo a reprodução de uma ou mais fotos da modelo. Ele é tão importante quanto o book. Este é um material de uso da modelo, já o composite é de uso da agência, da produtora e do cliente. É um material mais fácil de guardar e de transportar e, por isso, de alta rotatividade. Quando a modelo se apresenta para um casting, ela leva o book, mas deixa o composite para o arquivo.
Frente e verso
O composite nada mais é do que um cartão de visita mais sofisticado. Nele o cliente encontra o nome da modelo, suas medidas, fotogenia e endereço da agência.
Um composite tem pelo menos três fotos.
Na frente, um close bem bonito e atrás, uma foto de roupa e outra de maiô ou lingerie. Mas esse padrão não é obrigatório, pois a modelo pode usar apenas duas fotos, ou então, uma quantidade maior, mas sem exageros. Se não fazer parte de suas opções de trabalho, não coloque fotos de maiô ou lingerie.
Se tiver fotos publicadas, use-as no lugar de fotos produzidas.
O material pode ser em cores ou P&B, duplo ou com quatro páginas, dependendo da condição financeira da modelo ou da agência.
Independente do layout, todo composite deve informar:
Feminino
Altura
Cabelos
Olhos
Manequim
Busto
Cintura
Quadril
Sapato
Masculino
Altura
Cabelos
Olhos
Manequim
Colarinho
Tórax
Quadril
Sapato
O nome da modelo e o telefone da agência devem aparecer em destaque. Mais uma vez, o critério de escolha das fotos e do fotógrafo é o fator mais importante.
É um investimento bastante grande, e, portanto, não pode dar margem a futuros arrependimentos.
DICAS PARA INGRESSAR NA CARREIRA DE MANEQUIM E MODELO
Áreas de atuação:
FASHION
É aquela pessoa que faz desfiles em passarelas. O ideal é que seja alta e magra. Não é necessário que seja tão bonito, podendo até ter uma beleza diferente (meio exótica).
COMERCIAL
É aquela que faz fotos e comerciais. Não é necessário um corpo perfeito, isto é, mesmo as mais baixinhas ou até um pouco gordinhas podem alcançar sucesso nesta área. Neste caso tem que ser fotogênica e e expressiva.
PARA ENTRAR NESTA CARREIRAS O IDEAL É:
1- Entrar em contato com pessoas que trabalhem na área (agências, escolas de modelos, etc) .
2- Se possível, é bom fazer um curso básico de modelo ou teatro/ator.
3- Fazer algumas fotos básicas (sem muita produção) feito por um fotógrafo da área.
4- Enviar as fotos ou procurar diretamente uma agência.
5- Você pode também participar de grandes concursos promovidos pelas agências.
É bom saber que o pessoal das agências não poderão lhe oferecer uma atenção especial. Por isso ao entrar em contato com uma agência esteja preparado(a) para tratamentos bruscos, pois os mesmos tem que fechar dezenas de acordos com clientes, modelos, etc e na maioria dos casos estão muito ocupados.
PARA SE SOBRESSAIR UM MANEQUIM OU MODELO DEVE TER:
Pontualidade
Ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar e as pessoas exigirão muita responsabilidade e profissionalismo. Chegue aos seus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência. Tenha paciência para ser atendido em um teste ou agência.
Disposição
Para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessários ou até para entrar na água em um dia frio ( se necessário). O modelo tem que gostar do que faz e se dedicar ao máximo.
Desinibição
A modelo não pode ter vergonha de nada em hipótese alguma. O trabalho sempre expõe a pessoa, por isso nunca tenha vergonha de ser fotografada ou filmada em uma rua movimentada ou trocar de roupa junto com pessoas de outro sexo ( nos desfiles os camarins são os mesmos para homens e mulheres).
Independência
Para ir em alguns lugares sozinhas sem depender de outras pessoas. É fundamental que o modelo saiba pegar um ônibus ou metrô caso necessário. No início, é sempre bom que um responsável o acompanhe nos primeiros contatos.
CUIDADO: se alguma pessoa se identificar como caçador de talentos, pegue um cartão dele ou anote o nome e telefone da agência que ele diz trabalhar.
Desconfie quando te fizerem muitas promessas: há muitos falsos “caçadores de talentos” que iludem os candidatos a modelos. NÃO DÊ O SEU TELEFONE OU ENDEREÇO EM HIPÓTESE ALGUMA.
PROCURE EVITAR também as excursões que levam modelos para os grandes centros como Rio e São Paulo. Geralmente são organizadas por pessoas exploradoras. Procure entrar em contato diretamente com a agencia ou seu representante local.
AO PROCURAR UM FOTÓGRAFO, pegue referência do mesmo com as agências ou modelos da sua região. Vá sempre acompanhado de um responsável (maior de idade).
MINI DICIONÁRIO DO MODELO
ESTAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS PALAVRAS USADAS NESTE MEIO
BOOK: É um álbum geralmente com 10 fotos no tamanho 20×30 Cm e com trabalhos do modelo.
CACHÊ: Pagamento que o modelo recebe por um trabalho.
CAST: Elenco de modelos de uma agência.
CASTING: Uma seleção de modelos ( ou teste ) para um determinado trabalho.
COMPOSITE: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas do modelo.
COMISSÃO: Percentual do pagamento do modelo destinado a agência que o promove.
LOCAÇÃO: Lugar fora do estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem.
NEW FACE: Modelo que ingressou recentemente na carreira.
SCALTER ou TALENT HUNTER: Caçador de talentos.
TOP MODEL: Modelo que está em evidência em uma agência.
CASO QUEIRA EMAGRECER:
Evite métodos rápidos (como remédios ou regimes milagrosos )
O ideal é fazer uma dieta balanceada (evitando chocolates, refrigerantes e frituras), comendo um pouco menos que o habitual e completando a alimentação com frutas e verduras.
Evite comer após as 19 Horas e muito menos coma antes de dormir.
Faça exercícios aeróbicos: os melhores exercícios para perder peso é caminhar, correr ou fazer ginástica aeróbica.
DICAS PARA BRILHAR
É bom lembrar que a roupa não faz o manequim, e sim o manequim que faz a roupa ou qualquer outro produto que esteja anunciando. Em um desfile ou propaganda o mais importante é o produto que está anunciando e não o modelo.
Não tente chamar a atenção, o que deve ser destacado é a roupa e não você.
Incorpore o estilo da roupa para poder expressá-lo.
Um modelo “ganha pontos” se manter o camarim organizado e não sujar as roupas que está usando (pois as mesmas não são suas).
Não queira escolher a roupa ou maquiagem que usará para fazer um trabalho.
Caso tenha que passar uma roupa justa pela cabeça, proteja a mesma com as mãos ou peça a ajuda de alguém para não suja-la de maquiagem.
Seja rápido(a): No camarim, os tempos para trocas são muito curtos.
Use desodorante antitranspirante sem cheiro (para que a roupa não fique com o seu perfume). Não use perfumes ao fazer um trabalho
Nunca mexa no cabelo ou maquiagem depois que estiverem prontos.
Não ande descalço no camarim ou estúdio para não sujar os pés.
Para fazer alguns trabalhos fotográficos e filmagens o modelo precisará ser um pouco de ator ou atriz, isto é, saber representar, se expressar, e ter uma boa dicção em alguns casos. Um curso de teatro o ajudará muito.
O MODELO DEVE REPRESENTAR PARA A CÂMERA COMO UM ATOR PARA O PÚBLICO.
Cumpra sempre as recomendações que lhe forem feitas. Se é para ir ao trabalho com bermuda e camiseta e sem maquiagem, nada de aparecer por lá com um vestido preto e toda maquiada.
O modelo deve sempre encarar o trabalho com seriedade, sem nenhuma brincadeira ou passatempo, pois vai estar com outros profissionais (produtores, maquiadores, fotógrafos) e todo mundo espera que você leve o trabalho a sério.
Evite de chegar ao trabalho (fotos e desfiles) com marcas de biquinis, relógios ou de roupas íntimas.
Procure dormir cedo na véspera de fotografar ou filmar para evitar olheiras.
Lembre-se de seguir todas as orientações que lhe forem feitas e não tenha restrições quanto a roupa ou maquiagem que usará para o trabalho.
O book deve “vender” o modelo, por isso deve ser sempre atualizado com fotos recentes. No in’;icio da carreira o mesmo não deve ter muita produção.
EVITE DE TOMAR SOL: AS MODELOS NÃO PODEM TER MARCAS DE BRONZEAMENTO
Evite de levar parentes ou amigos nos trabalhos que conseguir. O pai ou a mãe podem ir somente nos primeiros contatos com a agência para saber como a mesma funciona. Nunca leve namorados ou amigas. Já o modelo infantil (com menos de 12 anos) deve sempre estar acompanhado do pai ou mãe)
SE VOCÊ QUER MESMO SER MODELO, NÃO PERMITA QUE ALGUMAS REJEIÇÕES OU OBJEÇÕES O DESENCORAJE, SEJA TOLERANTE E BATALHE PELOS SEUS INTERESSES.
Fonte: UFGNet/www.agenciamodelos.biz/www.bolivarporto.com/www.agenciafashion.kit.net
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