10 de Outubro
Visão e Missão
PUBLICIDADE
DECLARAÇÃO DA VISÃO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES:
“Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários”.
DECLARAÇÃO DE MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES:
“Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender suas necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions Clubes”.
Código de Ética do Leão
DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.
LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, eqüitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.
LEMBRAR que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.
DECIDIR contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito e a ética de meus atos perante meu próximo.
PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
TER sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.
O que é um Lions Clube ?
Os Lions Clubes são entidades de serviço que trabalham disseminadas no mundo inteiro e que em conjunto constituem a Associação Internacional de Lions Clubes para levar à prática os objetivos de bem comum e de solidariedade social para os quais foi criado.
Eles são integrados por pessoas que desfrutam de boa reputação na sua comunidade e de forma voluntária eles oferecem seu tempo para levar a cabo regularmente atividades que fomentam o progresso cívico, social e o bem-estar da comunidade e as boas relações internacionais.
Eles são organizados de acordo com as normas dos Estatutos e Regulamentos desta Associação Internacional e os considera oficialmente constituídos a partir do momento em que a Junta Diretiva Internacional expeça sua Carta Constituinte.
Embora não é uma exigência do ponto de vista de regulamento, os Lions Clubes em geral funcionam sob a forma de pessoas jurídicas. Isto é muito conveniente porque no desenvolvimento das atividades leonísticas muitas vezes esta será uma exigência de observância obrigatória para poder executa-las.
Deste modo por exemplo, a entidade como tal não poderia ter certos benefícios fiscais, adquirir propriedades ou receber certas doações sem contar com ela. Como funciona um Lions Clube? Os Lions desfrutam grande autonomia de operação, e eles realizam um mínimo de pelo menos duas reuniões por mês, embora, em geral são efetuados neste período de tempo, duas Reuniões de Diretoria e duas de Plenário, uma deles de sócios e a outra com o jantar e senhoras.
Neste última tem predominantemente um caráter festivo, de sociabilidade e confraternização para que sirva para promover o companheirismo e a amizade entre o grupo. Anualmente o Clube escolhe seus líderes e suas atividades são conduzidas com a atuação de Comitês.
Os recursos para ajudar as atividades de serviços são obtidas legalmente da comunidade por meio de programas de obtenção de recursos, doações, etc., alcançados com o esforço e a participação ativa de todos. Quem pode integrar um Lions Clube? Qualquer pessoa, homem ou mulher, maior que idade, de moral elevada e boa reputação na comunidade poderá ser incorporado como sócio de um Lions Clube.
Esta incorporação é levada a cabo de conformidade com os seus próprios Estatutos, mas não obstante é sublinhado que a afiliação a um Lions Clube só pode ser obtida através de um convite, neste sentido, feito por um Leão.
De acordo sua própria vontade e disposições que governam os Lions Clubes eles podem ser integrados na sua totalidade por sócios que pertencem ao sexo masculino, e as mulheres são parte do Comitê respectivo de Senhoras, um do mais importante da entidade. Existem também Lions Clubes que são constituídos exclusivamente por Sócios mulheres, e Clubes mistos. Que atrativo oferecem para os sócios os Lions Clubes?
Mencionando algumas das mais importantes podemos citar, em primeiro lugar ter sido selecionado entre pessoas qualificadas da comunidade e convidados para se incorporar ao Leonismo. Segundo, o orgulho de pertencer à maior e mais prestigiada organização de serviços sem fins lucrativos do mundo.
Terceiro, pertencer a um grupo seleto de homens e mulheres ativos, participativos, e que têm sensibilidade social. Que fazem da amizade um fim e não um meios para obter lucro e que eles trabalham com o propósito de tornar uma realidade o ideal do lema “Nós Servimos”.
Quarto, tem o direito de votar e ser votado, e aspirar ocupar qualquer posição na condução do Clube, no Distrito ou na Associação Internacional, sempre que sua postulação cumpra as exigências especificadas para poder aspirar ocupar tal função e é escolhido por seus pares na forma estabelecida para isto. E quinto, participar em todas as atividades que empreenda o seu Clube na vida Leonística a nível local, nacional e Internacional.
Que obrigações têm os sócios? Entendendo e participando do propósitos de bem comum que encorajam o Leonismo, ajudar voluntariamente para que tais objetivos sejam alcançados.
Dentro destas obrigações estão incluídos assistir as reuniões do Clube, pagar regularmente as cotas de associação, oferecer a sua colaboração nas atividades de sua Jaula e manter um comportamento que seja compatível com a imagem de prestígio e de solidariedade social que é reconhecida ao leonismo em todos os níveis.
Fonte: www.lions.org.br
Dia do Lions Internacional
10 de Outubro
História
A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu como o sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones. Ele acreditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir seus horizontes de preocupações puramente profissionais para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo.
O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou. Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, uma reunião organizacional foi realizada em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a “Associação de Lions Clubes”, e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas, EUA, em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados.
Entre os objetivos adotados naqueles primeiros anos figurava um que expressava “Nenhum clube deverá ter como meta o desenvolvimento financeiro de seus sócios”. Esse apelo ao serviço altruísta continua sendo uma das principais doutrinas da associação.
Apenas três anos depois de sua formação, a associação tornou-se internacional quando o primeiro clube foi estabelecido no Canadá em 1920. A expansão internacional continuou à medida que novos clubes foram fundados, particularmente na Europa, Ásia e África, durante as décadas de 1950 e 1960.
Em 1925, Helen Keller discursou na Convenção Internacional do Lions em Cedar Point, Ohio, EUA. Ela desafiou os Leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. Desde então, os Lions Clubes têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.
Ao ampliar sua atuação internacional, o Lions Clubs International ajudou as Nações Unidas a constituir as seções de organizações não governamentais em 1945 e continua a manter sua posição de caráter consultivo junto à ONU.
Em 1990, o Lions lançou sua mais agressiva campanha para a conservação da visão, o SightFirst. O programa de US$ 143,5 milhões luta para livrar o mundo de problemas de cegueira previsíveis e reversíveis, apoiando serviços de atendimento médico aos extremamente necessitados.
Além dos Programas de Visão, o Lions Clubs International tem o compromisso de oferecer serviços aos jovens. Os Lions Clubes também trabalham para melhorar o meio ambiente, construir casas para os deficientes, apoiar a conscientização acerca da diabetes, realizar programas auditivos e, por meio de sua fundação, oferecer auxílio às vítimas de catástrofes em todo o mundo.
O Lions Clubs International cresceu tanto que hoje possui 1,35 milhão de sócios, homens e mulheres, em aproximadamente 45.000 clubes localizados em 200 países e regiões.
Fonte: www.instrucoesleonisticas.jor.br
Dia do Lions Internacional
10 de Outubro
Código de Ética e Conduta de Dirigente de Clube
A nossa é uma associação de serviços humanitários. A forma em que esses serviços são proporcionados é tão importante quanto os próprios serviços oferecidos.
Os nossos Companheiros sócios, dirigentes de clube, governadores de distrito, diretores internacionais, dirigentes executivos e administrativos, os funcionários da sede internacional e as nossas comunidades contam, diariamente, com uma conduta ética e honesta de todos vocês.
Nada justifica a violação ou infração destas normas nem dos atos ou solicitações de Lions clubes, seus sócios, dirigentes, diretores ou funcionários da nossa associação a pessoas às quais prestamos serviços ou às comunidades para as quais os serviços são proporcionados.
Uma conduta ética e honesta é definida por quatro valores centrais que servem de alicerce ao nosso Código de Ética.
Integridade – Lions Clubs International exige o mais alto nível de integridade pessoal e profissional. Todos nós devemos fazer todo esforço possível para proteger os bens da associação. Devemos também acatar todas as normas e regulamentos aplicáveis da associação.
Responsabilidade – Lions Clubs International espera que todos os dirigentes de clube honrem seus compromissos, autorizados e realizados em nome da associação, e que sejam individualmente responsáveis por todas as suas ações e resultados.
Qualquer violação ética é inadmissível.
Trabalho em equipe – Lions Clubs International procura manter um ambiente de serviço que incentive a inovação, criatividade e resultados positivos através do trabalho em equipe. Devemos todos exercer liderança para treinar, inspirar e promover a total participação e o desenvolvimento individual de nossos Companheiros Leões.
Incentivamos que a comunicação e a interação sejam abertas e eficientes. Excelência – Lions Clubs International é uma organização consagrada ao justo tratamento, respeito mútuo, diversidade e confiança.
Devemos desafiar uns aos outros visando a melhoria de nossos serviços, de nossos procedimentos e de nós mesmos. Juntos, devemos nos esforçar para servir os nossos Companheiros, as nossas comunidades e contribuir para a realização dos objetivos da associação.
A sua responsabilidade começa com a compreensão dos valores centrais do Código de Ética de Lions Clubs International. O seu papel na associação exige uma vigilância constante para manter os padrões de ética e honestidade de conduta.
Lions Clubs International adotou diversas declarações e normas relativas ao Código de Ética da associação, tais como a Declaração de Missão, Código de Ética, preceitos gerais de antidiscriminação para atividades de serviço e afiliação, deveres de um clube fundado, uso de recursos arrecadados em atividades de levantamento público de fundos, Regras de Auditoria, conflito de interesses, solicitações e proteção aos direitos da privacidade.
Os Estatutos e Regulamentos Internacionais, o Manual de Governador de Distrito e o Manual de Normas da Diretoria Internacional proporcionam informações sobre essas normas e disposições e orientação adicional no campo de padrões de ética e de conduta.
Em muitos casos, os padrões de ética coincidem com requisitos legais. Surgindo dúvida sobre a ética ou legalidade de algum procedimento, você tem a responsabilidade de levar essa questão à atenção do comitê competente da diretoria internacional ou à divisão da sede internacional (por exemplo, o Comitê de Finanças e Operações da Sede Internacional trata de questões sobre conflitos de interesse; o Comitê de Estatutos e Regulamentos e/ou a Divisão de Assuntos Jurídicos trata de questões legais). Você também poderá apresentar questões sobre aspectos éticos ou legais à atenção da Diretoria Internacional, Dirigentes Executivos e Administrativos da associação.
Os valores centrais do Código de Ética de Lions Clubs International, bem como as normas da Diretoria Internacional, proporcionam o guia e a estrutura para ajudá-lo a compreender o que se espera de você e para auxiliá-lo a tomar as melhores decisões. Considerando que elas não são completamente abrangentes, o seu bomsenso e capacidade de julgamento são essenciais para fazer o que for “certo” e ético. Queira unir-se a nós na continuação da tradição de Lions Clubs International de primar pela conduta ética e honesta ao servir milhares de pessoas necessitadas.
Fonte: www.lionsclubs.org
Dia do Lions Internacional
10 de Outubro
Os Leões (tradução de Lions para o português) fazem parte de clubes de serviço à comunidade, dedicados à idéia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porquê.
Estes clubes locais – mais de 43.000 – fazem parte da maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,4 milhão de sócios servindo em mais de 190 países e áreas geográficas. A associação não tem nenhuma afiliação política e nem sectária.
Fundada em Chicago, Illinois, EUA, em 1917, pelo agente de seguros Melvin Jones, desde então, o Lions Clubs International tem oferecido a empresários e profissionais um meio de compartilhar o seu sucesso ajudando os desfavorecidos.
A associação tornou-se internacional quando um clube foi organizado no Canadá, em 1920.
Um ponto alto da história da organização foi o discurso feito na convenção de 1925 pela legendária Helen Keller que desafiou os Leões a se tornarem os “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”.
Eles atenderam ao seu pedido e os Leões são hoje conhecidos pelos programas relacionados com a visão, incluindo SightFirst, o maior programa de prevenção à cegueira do mundo.
Enquanto os Leões falam muitas línguas e professam muitas religiões e crenças políticas, todos subscrevem a objetivos e princípios éticos comuns.
As cores oficiais do Lions, de acordo com os estatutos internacionais, são roxo e ouro.
A primeira representa realeza, majestade, lealdade e integridade, enquanto a segunda significa pureza, liberalidade, sinceridade, generosidade e caridade.
Fonte: Lions Clubes
Dia do Lions Internacional
10 de Outubro
UM POUCO DA HISTÓRIA DO CLUBE LIONISMO, O QUE É?
O Lionismo nasceu como um sonho maravilhoso, inspirado pelo Princípio Imortal da Solidariedade Humana, de um empresário de Seguros, de Chicago, chamado Melvin Jones. Ele acreditava ser possível transformar os existentes “Clubes de Homens de Negócios” em Clubes com preocupações do bem-estar das Comunidades e do mundo como um Todo.
As teses Melvínicas foram aceites tendo dado origem na 1ª convenção realizada em Dallas, Texas, EUA, em Outubro de 1917, à criação da Associação Internacional de Clubes Lions (The International Association of Lions Clubs) abreviadamente designada por Lions Internacional.
Os sócios passaram a chamar-se LIONS, para simbolizar a altivez, a coragem, a dignidade, a fidelidade, a força, a lealdade e a nobreza.
Lions Internacional não é uma organização fraternal, social, religiosa ou política mas tão-somente um conjunto de cidadãos que se unem, em clubes, para realizar, em grupo, coisas de interesse para as suas comunidades que não poderiam fazer individualmente. É, na verdade, um meio pelo qual homens e mulheres se juntam para servir o seu semelhante, trabalhando para o bem dos outros sem daí obterem quaisquer vantagens ou lucro.
Lionismo é, verdadeiramente, uma regra de vida que, para além de nos motivar para a necessidade de servir nos ajuda na formação de um espírito de elevados padrões de ética: compreensão, tolerância e amor ao próximo, valores tão necessários nos dias de hoje.
Os clubes Lions têm por finalidade a promoção de Todo o Homem independentemente do seu credo religioso, ideologia política, cor ou nacionalidade e do Homem Todo nos seus aspectos espiritual e físico.
Só podem ingressar nos Clubes Lions homens e mulheres a quem o seu meio social atribua reconhecida idoneidade e boa reputação, que obtiveram sucesso nas suas profissões e estão dispostos a servir as suas comunidades. Não é Lion quem quer, mas quem tem vocação para esse efeito. Integrar o quadro social de um Clube Lions é um privilégio, porém, o ingresso só é possível mediante convite e selecção.
Os Lions não procuram reconhecimento público e realizam as acções de serviço em grupo, com o Corpo Social dos seus clubes, observando rigorosamente o princípio da gratuitidade.
.A Associação internacionalizou-se com a fundação do Clube de Windsor, no Canadá, em 1920.
O Lions Clubes Internacional cresceu tanto que hoje possui 1,35 milhão de sócios, homens e mulheres, em aproximadamente 45000 clubes localizados em 200 países ou regiões.
Fonte: lionsclubebelmonte.no.sapo.pt
Dia do Lions Internacional
10 de Outubro
A História de LIONS Internacional
Uma reunião de “visionários de espírito prático” realizou-se no Hotel Lasalle, em Chicago, a 7 de junho de 1917, e ali foram acertadas as bases para reunião posterior que seria, mais tarde em Dallas, Texas.
As datas dessa reunião de junho informam que a mesma foi organizada por Melvin Jones, de Chicago e secretário do Círculo de Negócios daquela cidade.
Melvin Jones convidara para reunião a Associação Internacional de Lions Clubes, de Evansville, Indiana, e também o Vortex Club de St. Louis, Missouri e a Associação de Negociantes e Homens Profissionais de St. Paul, Minesota, assim como o Optimist e o Exchange Club, mas, este ultimo não compareceu.
Surge, então nas atas de reunião, a figura do Dr. William P. Woods, um medico de Evansville, Indiana, relacionado como “Presidente da Associação Internacional de Lions” e representante de 27 Lions Clubes a ela filiados. Os documentos de registro do Estado de Indiana, revelam que, a 24 de outubro de 1916, o Dr. Woods, Carmi Hicks e C. R. Conen preencheram os requisitos para registro de uma Organização sem fins lucrativos entitulada “Associação Internacional de Lions Clubes”. Todos os Lions Clubes fundados depois de 30 de agosto de 1916, o foram sob essa denominação e, em 1° de junho de 1917, havia 35 clubes que haviam recebido carta constitutiva da “Associação Internacional de Lions Clubes”.
Um mês antes desta data, a 16 de maio de 1917, Melvin Jones solicitou ao Dr. Woods a sua presença, em Chicago, para uma reunião, visando a união da Associação dos Lions com o Círculo de Negócios, do qual Jones era o Secretário.
As atas dessa reunião referem que os Diretores do Círculo de Negócios, Edwin J. Raber e W. J. Livingstone apresentaram uma proposta nos seguintes termos:
“A Diretoria do Círculo de Negócios de Chicago entrou em negociação com o Dr. W. P. Woods, da Associação Internacional de Lions Clubes e com outros clubes com referência à filiação desses clubes e a Diretoria ficará com plenos poderes para organizar e completar todas as medidas para essa filiação e qualquer ato que faça nesse sentido será uma ação desse clube e será obrigatória”.
A moção foi referida por A. E. Sheahan e adotada por unanimidade do Círculo de Negócios.
As atas demonstram também, que, mais tarde na reunião do Hotel Lasalle, o Dr. Woods convidou os vários clubes representados para ingressarem na Associação Internacional de Lions Clubes.
São suas estas palavras: “Embora todos os clubes de hoje, aqui representados tenham nomes diferentes, e considerando que os Lions Clubes têm uma organização internacional, com aproximadamente, trinta clubes em diferentes locais dos Estados Unidos, e considerando, ainda, que os Lions Clubes não estão, agora, representados em nenhuma outra cidade dos clubes aqui presentes, eu, na qualidade de Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes, faço agora, um convite para que esses clubes aceitem cartas constitutivas da Associação e se tornem partes de nossa organização”.
O Vortex Club, de St. Louis aceitou a oferta e recebeu sua Carta a 25 de julho de 1917.
Melvin Jones resolvido a finalizar o assunto escreveu, em 19 de junho de 1917, uma carta a J. T. Coleman, secretário do Lions Clube de Ardmore, Oklahoma, nestes termos: “O Dr. W. P. Woods, seu Presidente Internacional, enviou à nossa organização um convite para aceitar a filiação e o nome de Lions Clubes. Nós já decidimos fazê-lo, e nossa decisão será sem dúvida, de influência em conseguir outros clubes em outras cidades para fazer a mesma coisa”.
O clube de Chicago, portanto, o antigo Círculo de negócios, recebeu sua Carta Constitutiva de Lions Clube no dia 2 de agosto de 1917, cerca de dois meses antes da chamada data de fundação de Lions Internacional, realizada em 10 de outubro de 1917.
O Dr. W. P. Woods convocou todos os clubes para “a primeira convenção de Lions Clubes a se realizar na cidade de Dallas, Texas, nos dias 8, 9 e 10 de outubro deste ano”.(1917).
Na manhã de segunda-feira, dia 8 de outubro de 1917, o Prefeito de Dallas, Joe E. Lawther, recebeu os Lions Clubes, no Palm Garden do Hotel Adolphus. Eram dez horas da manhã.
O Prefeito Lawther foi profético na sua visão do futuro do Lions, dizendo: “sua organização é constituída de homens que executam tarefas; homens que não reconhecem obstáculos”.
Na Convenção de Dallas, compareceram 22 clubes e outros seis clubes já existiam ou estavam sendo fundados naquela época. Vinte e três desses clubes funcionaram continuadamente, desde essa data, e, na Convenção Internacional de 1951, em Atlantic City, foram oficialmente declarados “Clubes Fundadores do Lions”.
Na Convenção de Dallas, o Dr. Willian P. Woods foi eleito Presidente, por aclamação, Melvin Jones foi eleito Secretário-Tesoureiro.
Esses 22 fundadores eram das seguintes cidades: Texarkana (Arkansas); Denver e Colorado Springs (Colorado); Chicago (Illinois); Shreveport (Lousiana); St. Louis ( Missouri); Ardmore, Chickasha, Muskogee, Oklahoma City e Tulsa (Oklahoma); Memphis (Tennessee); Abilene, Austin, Beaumont, Dallas, Forth Worth, Houston, Paris, Port Arthur, Waco e Wichita Falls (Texas).
Na época da Convenção já funcionavam, também, os Lions Clubes de Little Rock (Arkansas), Pueblo (Colorado), El Reno e Muskogee (Oklahoma), tendo sido fundados, logo após os clubes de Oakland (Califórnia) e Temple (Texas).
Na primeira Convenção de Dallas, foram aprovados os Estatutos e bosquejados os Códigos de Ética, aprovado em 1918, e os Objetivos, fixados estes na Convenção de 1919. o emblema surgiu, definitivo, em 1920.
De tudo isso, destaca-se que, na Convenção de Dallas, aqueles “visionários de espírito prático” harmonizaram uma diversidade de vozes, e criaram princípios de coerência, consistência legal e visão social. A partir de então, Lions começou a ter estrutura para preparar o seu destino internacional.
E daquela pequena reunião, engatinhando em Dallas, a Associação ganhou a forma desejada para torná-la uma forca de boa vontade e fraternidade em todos os cantos do mundo.
Melvin Jones foi declarado, oficialmente, Fundador da Associação, na Convenção de Chicago, em 1958. Sua dedicação a uma entidade já existente, aglutinando clubes esparsos e desenvolvendo sua ação benfazeja, concedeu-lhe o título.
Perto de seu falecimento, em 1961, a 1° de junho, Melvin Jones pontificou o que pensava sobre o Lions, dizendo: “Tenho esperança de que haverá sempre uma terra do futuro para Lions Internacional; um objetivo que persistirá sempre crescendo mais e mais.
Cada vez que vamos nos aproximando dele ele estará sempre fora do nosso alcance, desafiando a todos nós para correr mais rápido, a trabalhar mais fortemente, a pensar mais amplamente, enfim, a nos doarmos cada vez mais, a servir mais e melhor”.
Fonte: www.distritolc4.hd1.com.br
Redes Sociais