PUBLICIDADE
Oração da Ceia de Natal O Motivo
Oração da ceia de Natal, concertos de corais natalinos e cultos iluminados com velas preenchem o calendário das celebrações modernas do Natal. A oração nos ajuda a comunicar com Deus e ao nos sentarmos para comer a ceia de Natal, queremos reconhecer o nascimento de Jesus. Apesar de não existir nenhuma oração ou salmo de natal oficial, gostaríamos de encorajá-lo a pensar sobre o que Jesus significa para você e sua família. Fale do fundo do seu coração com o Deus celestial. Aqui está um exemplo:
“Pai Celestial, Obrigado por enviar Seu Filho Jesus à terra. Nós não só comemoramos o Seu nascimento na manjedoura, mas também a razão da Sua vinda – Sua morte na cruz. Quero agradecer-Lhe por proporcionar a vida eterna para cada pessoa que escolhe aceitar o Seu dom gratuito da salvação.
“Pai, eu Te agradeço pela minha família. A vida nem sempre é fácil para nós, mas sabemos que o Senhor está sempre conosco. Como diz a Sua Palavra, o Senhor nunca nos deixará nem nos abandonará. Obrigado pelo amor que nos une e por sempre atender às nossas necessidades. Queremos nos aproximar um do outro ainda mais no próximo ano. Nós te amamos e queremos que nosso tempo de celebração seja inesquecível. Em nome de Jesus, amém.”
Algumas orações podem ser expressadas verbalmente, enquanto outras podem ser na forma de salmos (cânticos de louvor e adoração).
Ao celebrar o Natal, orações louvam o nascimento virginal do Filho de Deus, Jesus Cristo. Talvez a primeira oração de louvor para o nascimento de Jesus veio de sua futura mãe, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.
E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos. Auxiliou a Isabel, seu servo, lembrando-se de misericórdia {como falou a nossos pais} para com Abraão e a sua descendência para sempre´(Lucas 1:46-55).
Maria deu glória a Deus por Seu presente para o mundo através dela. Suas palavras de louvor têm sido repetidas várias vezes em música de coral e hinos.
Oração da Ceia de Natal O que incluir na Oração de Natal
As narrativas bíblicas do nascimento de Cristo já têm durado mais de dois mil anos. De narrativas orais a escritas, a Imaculada Conceição de Jesus Cristo não perdeu o seu efeito sobre a humanidade. Embora ninguém saiba a data exata do nascimento de Cristo, o Natal define um tempo fixo para comemorarmos este dom maravilhoso ao regozijarmos através de canção e oração a Deus. Os cristãos celebram a revelação do dom de Deus para a humanidade, a Sua vinda em forma de homem, Jesus o Messias.
Oração da Ceia de Natal Expressando uma oração sincera
Considere ler juntamente com a sua família uma oração ou canção natalina, como a oração a seguir:
Uma oração (por Martin Lutero)
Ah, querido Jesus, Santo Menino,
Faze-te uma cama, macia, imaculada,
Dentro do meu coração, para que possa ser
Um aposento de silêncio guardado para Ti.Meu coração de alegria salta,
Meus lábios não podem mais manter o silêncio,
Eu também devo cantar, com uma língua alegre,
Aquela doce canção antiga:Glória a Deus nos altos céus,
Que ao homem o Seu Filho tem dado
Enquanto os anjos cantam com alegria piedosa
Um feliz ano novo para toda a terra!Oh Noite Sagrada (por Adolphe Adam)
Oh noite sagrada: as estrelas estão reluzindo brilhantemente
Esta é a noite do nascimento do nosso querido Salvador!
Grande permanência do mundo em pecados e erros,
Até que Ele apareceu e a alma sentiu seu valor.
Num tremor de esperança o mundo cansado se regozija,
Pois ali rompe uma nova e gloriosa manhã!
Caia de joelhos, Oh Ouça a voz dos anjos!
Oh noite divina! Oh noite em que Cristo nasceu!
Oh noite divina!
Oh noite divina!
Durante a Saturnália, festa pré-cristã da Roma Antiga, as pessoas se esbaldavam em banquetes.Como a festa terminava em 25 de dezembro, a mesa farta foi incorporada ao Natal.A presença de frutas secas e cristalizadas deve-se ao inverno rigoroso na região.
Ceia de Natal
A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas secretas para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester.
Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. Os russos, por exemplo, evitam a carne e os Jamaicanos usam e abusam das ervilhas em suas receitas para a ceia de natal.
Na Alemanha come-se carne de porco. Pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns durante a ceia de natal
Na Austrália, onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de natal em praias.
Na África do Sul, outro país que comemora o natal durante o verão, é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas.
A ceia de natal brasileira incorporou várias receitas locais como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa.
A Comida
O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne – o mais importante prato – uma forma de referenciar à Deus e à Jesus (ligada às palavras de Jesus: ” Este é meu corpo”). Geralmente era servido porco, ganso – mais tarde substituído por peru, e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo mundo.
O que é
É o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne.Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.
Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.
Pratos
Os que mais gostam dessa data são as crianças, devido à magia que ainda envolve o Natal na cabeça dos pequenos, como a existência do Papai Noel.
A Ceia de Natal geralmente é servida à meia noite do dia 25 de dezembro, data que comemora o nascimento de Cristo segundo a Igreja Católica.Na Ceia são servidos diversos pratos diferentes, que são tradicionais dessa festa.
Alguns alimentos só ficam disponíveis em supermercados em dezembro, devido o Natal.Talvez o prato mais tradicional de todos seja o Peru, que sempre é citado nas festas.
Algumas pessoas não gostam muito do Peru, por isso trocam a ave por outros animais como o frango ou ainda outro tipo de carne.
Mas lembre-se que não é uma regra os pratos, quem escolhe o que servir é você ou quem estiver organizando.
Entre os pratos da Ceia, podemos citar:
Peru;
Leitão;
Frango;
Tender;
Salpicão;
Arroz;
Farofa;
Castanhas;
Nozes;
Salada Tropical;
Frutas
Bolinhos de Bacalhau;
Vinhos;
Champagne
A ceia de Natal deve ter sentido comunitário da Família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa.
Cristo reuniu seus Apóstolos em uma ceia, foi na última ceia que Ele institui o Santíssimo Sacramento.
Frutas para ceia de Natal
O Natal é algo que as pessoas comemoram mesmo sem dó, se fartam com comida e bebida e assim passam o natal felizes da vida. Muitas coisas são utilizadas no natal e tudo deve ser feito de acordo com a tradição como papai noel, árvore de natal, ceia farta sempre. A família deve sempre estar reunida e assim viver um natal mais feliz. Sempre se tem coisas que você deve ou não colocar na mesa da ceia e com certos jeitos de se colocar, mas quando é um natal em família não precisa disso não, algo simples já faz a felicidade da família.
Não é por ser chique que vai ser legal, muitas pessoas pensam desta maneira e assim acabam ficando mais exigentes quando falamos em festas. Mas as pessoas que pensam como as pessoas simples, e que não ligam para nada, só o fato de estar com a família já é ótimo, pois reunir a família não é sempre que dá para reunir. A ceia deve ser preparada com muito carinho sempre, pois é a hora que a família se reunirá e conversará com todo mundo, então capriche na ceia de natal.
As frutas também é tradicional nas mesas natalinas. As frutas tradicionais não podem faltar a mesa e sempre deve ser escolhidas muito bem, são elas Figo seco, amêndoas, avelãs, tâmaras, ameixas, uvas, pêssegos, essas são as mais utilizadas, mas você pode encher a mesa de frutas, porém as tradicionais são essas transcritas a cima. O Panetone é algo que também não pode falar, de preferência para o panetone de frutas, não o de chocolate para não sai da tradição.
Como escolher frutas para a ceia de Natal
A ceia de Natal é algo que as pessoas não economizam na hora de montar, aproveitam que tem o décimo terceiro que podem gastar e acabam gastando na hora de montar a ceia de natal. O que colocar na mesa é muito importante, existem pessoas que optam pelas coisas tradicionais do Natal como o Peru. E outras já optam por inovações, pesquisar por novas receitas e assim agradar a sua família, porém não de uma forma tradicional e sim com inovações na cozinha, isso também é bom, foge um pouco das normas do Natal, porém a tradição é sempre mais bonita.
Com a tradição vem aquela mesa gente de gente, querendo comer, ser feliz, conversar com seus familiares. Normalmente isso tem que vir acontecendo desde pequeno, assim as crianças criam em suas mentes que o Natal deve ser passado com a sua família e não com amigos, a não ser que você não tenha família, ai o que vale é se divertir. A tradição do Natal conta com isso, família reunida e a mesa farta.
Já a mesa de inovações nem sempre vai contar com os familiares reunidos. Por isso sempre tente manter tradição, mas com um pouco de modernidade. As frutas são sempre as mesmas, as tradicionais ameixas, avelãs, as uvas que sempre devem ter, pêssego, entre muitas outras frutas. Nos supermercados nesta época você deve ir o quanto mais cedo melhor, pois você consegue comprar frutas frescas. Se deixar para ir perto do Natal você não conseguirá comprar frutas com qualidade tão boa.
Quais são os pratos tradicionais da ceia de natal?
Hum Uma data de comer bastante e sair do regime é o natal, pois é nele que os melhores pratos e as comidas são feitas e uma mais deliciosas que a outra, e são feitas de uma maneira incrível e em grande quantidade para a família toda ou para os amigos todos. È nesta época em que tocos estão felizes e trocando elogios desejando um natal prospero e também um ano muito abençoado, então para acompanhar essa tradição do natal, nada melhor do que uma boa comida que da um toque todo especial e transforma a data comemorativa em uma grande festa.
A culinária varia conforme o local que se situa, então os pratos mais universais em nosso país são esses abaixo:
Rabanada;
Panetonne;
Musse de damascos ;
Damascos em crosta de mel e amêndoas ;
Biscoitos natalinos.
Pavê;
Pudim;
Queijo cremoso e figos;
Farofa de frutas secas ;
Arroz de Champagne ;
Pudim de frutas secas de Natal;
Bolo de frutas japonês de Natal ;
Bolo de frutas de Natal;
Perú ou Chester;
Pato ou Porco;
Bolinho, Salada Ou Musse De Bacalhau;
Farofa, Maionese;
Lentilha ;
Semifreddo de frutas secas;
Bolo de Natal japonês.
Então procure a receita destes e faça em sua casa, e deixe o natal da sua como o natal da casa das outras pessoas ou melhor ainda, você pode estar encontrando a receita pela internet e com os nomes é mais fácil de achar, então faça uma variedade de comidas para ter escolha na ceia e se pretende não gastar, faça a escolha pelas comidas mas em conta, porem com grande fartura.
Sobremesa para ceia de natal
A ceia de natal é umas das épocas do ano em que as pessoas mais se fartam de comida, isso você pode perceber a partir de uma simples foto. É a época do ano em que o brasileiro não mede esforços e gasta dinheiro para comprar. Normalmente utilizam perus como o prato principal, esse é o normal de se fazer para uma ceia de natal. Mas existem outros pratos que podem ser servidos também no natal, isso só irá depender da condição financeira de cada individuo que for fazer a festa. O ideal é que cada pessoa que for passar o natal em sua casa leve um prato diferente.
A entrada da ceia que muitas pessoas optam também pode ser o peixe, que já virou tradicional em noite de natal, assim você pode servir as pessoas com um prato não muito caro. Geralmente o peixe utilizado é o bacalhau que já ficou fixo no cardápio das pessoas que querem peixe para a ceia. Os peixes podem ser feitos assados acompanhados com batatas ou guisado de peixes e frutos do mar.
O prato principal tem que ser carne, como o peru já transcrito, pernil ou tender é obrigatório em uma mesa para o natal. Para acompanhamento você pode deixar na mesa um arroz branco ou a grega, e farofa. Para finalizar com a sobremesa deve se servir dois tipos de sobremesas, as frutas tradicionais como pêssego, ameixa, a uva e mais um prato como rabanadas ou conhecidas também como fatias de céu, tortas, pavês, sorvete com calda, procure oferecer dois tipos de calda.
Comidas para ceia de Natal
Natal é sempre aquela festa quando falamos em fazer comida e fazer festa. É sempre aquela alegria em manter a família reunida e desejando tudo de bom que o Natal trás para nós. Comida é sempre muito bem vendida em todas as épocas do ano, mas no Natal esse nível aumenta muito, pois a família quer mesmo se manter em forma antes da festa para aproveitar na hora da ceia. Acontece isso tanto no Natal quanto no Ano novo. São festas diferentes, mas em que o consumo de comida aumenta bastante. Para os supermercados é bom, pois lucram mais nestas épocas do ano.
Há aquelas comidas que todo ano não pode faltar na hora das ceia de Natal, como o peru que é tradicional em quase todas as famílias do ano. Mas em cada país é um jeito diferentes. Na Russa eles evitam carnes e preferem abusar da ervilha. Na Alemanha comem carne de porco. E já na Austrália acontece a feira natalina que junta vários tipos de comidas para as pessoas provarem, diversos tipos de pratos. No Brasil o peru é posto na mesa.
Para comer pode ser feito arroz branco com farofa que também é tradicional juntamente com o peru. Você também pode investir em peixes se não quiser comer a carne. Para a sobremesa invista em manjar, mousses e o tradicional Panettone. As frutas procure colocar as que sempre são utilizadas no Natal como pêssego, ameixa, e as cristalizadas também. O Natal tem que ser preparado com carinho, feito isso o resto sempre sairá tudo corretamente.
Farofa para ceia de Natal
As comidas que as pessoas fazem para o Natal são sempre ótimas, elas não medem esforços para colocarem uma mesa farta para a sua família se servir não. O Natal normalmente feito do modo tradicional com a família reunida e sempre muita alegria ao redor da mesa da ceia de Natal. Os alimentos são quase sempre os mesmos em todos os anos, justamente por ser tradicional. Assim sempre e em todas as casas provavelmente o Natal é igual. Mas o que todos se esquecem é de ter um momento de oração, pois é o nascimento de Jesus e ele merece.
O alimento que mais é colocado nas mesas de Natal e sempre saem mais dos mercados são os perus, eles em todas as mesas natalinas é obrigatório ter, pois se não, não considera Natal. E juntamente com o peru tem que ter a farofa natalina, isso é tradicional para todas as pessoas, geralmente quem faz a comida, quem fica lá comandando a cozinha sempre pedem para que a farofa natalina fique ótima para que assim agrade todos os convidados que estão na ceia.
A farofa é um prato neutro que é feito mais no Natal, porém não pode faltar. É o legal da farofa é que você pode colocar ingredientes a mais para que fique mais gostoso, é algo que as pessoas não vão falar que saiu fora do padrão. Isso é diferente, não é como se em pleno dia 24 fizesse um churrasco, a farofa é algo que você pode até mudar algumas coisas, porém nunca vai deixar de ser tradicional. Então capriche na farofa de Natal.
Sobremesa para o Natal
Uma novidade para quebrar a repetição das mesmas comidas todos os anos, trazemos agora uma receita de um pudim próprio de natal, onde fará todos se deliciarem com essa sobremesa, pois não só como a ceia deve agradar todos os gostos e ser farta, a sobre mesa também, e como a situação financeira de todos não está a mil maravilhas, temos uma receita super econômica e também com um grande rendimento e sem contar com o gosto do doce que é incrível, e um pudim próprio para a comemoração mais agradável do ano, só pode se esperar coisas boas e positivas, então preste bem atenção na receita para não errar em nada e fazer o melhor pudim de natal para o seu natal junto com a sua família.
Como montar uma ceia de natal
Montar uma ceia de natal para algumas pessoas pode ser uma tarefa muito fácil, mas para outras pode ser muito difícil. Se for uma pessoa de família que todo ano está acostumada a montar então para ela não é problema, mas se é uma pessoa que nunca monto uma ceia na vida ai fica bem difícil para ela montar.
Mas com a modernidade hoje em dia você pode procurar em revistas, internet e assistindo televisão para que você consiga montar a sua mesa de natal. As variedades e dicas de hoje em dia são enormes, bastando apenas você escolher o que quer para enfeitar a sua mesa.
Existem alguns modos de como você montar a sua ceia do modo americano que se constitui quando você tem um grande número de pessoas em sua casa e sabe que não vai comportar todos na mesma mesa, assim você coloque os pratos empilhados e os talheres ao lado e com o prato principal na mesa, assim os convidados se servem e sentam onde estiver espaço, como em outras mesas que possam estar espalhadas pela casa.
Já na moda brasileira todos sentam na mesma mesa, assim as travessas de inox, porcelana e outros, e com isso os convidados se servem e ficam ali mesmo à mesa.
A questão de decoração na mesa você deve ser muito fiel no arranjo que ficará no meio da mesa, para que assim os pratos, talheres e copos possam se destacar. E o que você pode utilizar também que fica sempre bom são castiçais e velas, isso ilumina os talheres fazendo que assim eles brilhem.
Já talheres devem ser colocados em ordens, como os cursos ensinam de fora pra dentro e as sobremesas colocadas em cima do prato na seguinte ordem de talheres, garfos de dentes apontados devem ser os da direita, já faca e colher apontados para esquerda.
Os copos devem ser alinhados conforme os talheres, começando do vinho tinto de tamanho médio o copo. À frente copo com água que deve ser a maior de todas e abaixo de todas a de vinho branco com o tamanho da taça também médio.
Ceia de Natal: uma tradição de muito sabor!
A mesa farta e saborosa é juntamente com a troca de presentes – o ponto alto da noite de Natal. Para muitas pessoas, a Ceia de Natal é uma das poucas oportunidades do ano na qual elas podem deixar de lado seus afazeres para estar com a família. Prepare-se para esta noite especial!
Ceia de Natal em Gramado: mesa farta, sabores múltiplos
Uma ceia tradicional precisa ter assados como peru, pernil, leitão, lombo, frutas secas e doces diversos. Também é tradição o vinho e o champanhe, gelados. Cada país preserva costumes variados em relação a Ceia de Natal. Vem dos americanos a tradição do peru. Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são costumes europeus, que também preenchem as mesas brasileiras. A história mostra que na Roma antiga, era costume presentear amigos e parentes com estas frutas secas, como forma de desejar boa sorte. Na Polônia é proibido comer carne vermelha na Ceia de Natal.
Os poloneses comem peixes, acompanhados de vinho branco. Já a tradição natalina alemã é de muitos doces, pão-de-mel e das amêndoas torradas. Os franceses preferem peru e frutos do mar, especialmente as ostras.
Na Austrália, as pessoas aproveitam o calor do verão para fazer a Ceia de Natal na praia, já os africanos preferem colocar a mesa para o lado de fora da casa e comer ali mesmo. Vem de Portugal costumes bem conhecidos aqui no Brasil, como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que também integram o cardápio das ceias brasileiras.
A Ceia Santa
A Ceia Natalina tem origem na festa pré-cristã da Roma Antiga – a Saturnália – quando as pessoas se esbaldavam em verdadeiros banquetes. Como a festa terminava em 25 de dezembro, a mesa repleta de delícias acabou sendo incorporada ao Natal. Ainda na crença cristã, se faz uma analogia com a última ceia de Jesus Cristo antes da sua morte, quando ele e os discípulos comemoravam a Páscoa dos judeus. Como se pode perceber, realmente esta é uma data carregada de simbologia, mas que vai muito além das tradições do cristianismo, pois é resultado da soma de muitas crendices populares, afinal, são mais de 2 mil anos de história em torno desta noite especial!
A ceia em Gramado
Quem planeja passar o Natal em Gramado pode ficar tranquilo: os restaurantes estão preparando cardápios de dar água na boca! São combinações que vão dos pratos tradicionais com peru, frutas da estação e frutas secas, até sugestões mais elaboradas, como um tender caramelado ao maracujá com fios de ovos e cerejas frescas. Dentro da diversidade gastronômica de Gramado, as ceias podem ter pratos típicos da origem que você preferir: suíça, alemã, mediterrânea, portuguesa e até algo mais refinado, como uma seleção de caças. Confira na relação de restaurantes o cardápio que mais lhe agrada. Para harmonizar a noite, geralmente os ambientes recebem decoração temática e música ao vivo, afinal, a data é de festa!
Em casa
Se você prefere acolher a família no aconchego do seu lar, também pode fazer uma Ceia de Natal inesquecível. Recorra as receitas secretas da vovó e acrescente uma boa dose de criatividade. Ascenda uma vela e coloque sobre a mesa, pois ela simboliza o Cristo vivo, celebrado e comemorado numa linda noite de Natal!
Fonte: www.allaboutprayer.org/www.emporiovillaborghese.com.br/www.davison.com.br/www.webartigos.com/www.sempretops.com/www.papainoelvasques.com.br/www.alienado.net/www.natalluz.com.br
Redes Sociais