Vitamina K

PUBLICIDADE

Vitamina K – O que é

vitamina K (também conhecida como vitamina anti-hemorrágica) é solúvel em gordura e, a forma principal é a vitamina K1 encontrada em alimentos de origem vegetal.

Desempenha um importante papel na coagulação do sangue e a construção dos ossos. Contribui para a saúde do esqueleto, pois desempenha função na mineralização óssea.

Proporciona um equilíbrio total de 80 nutrientes que são essenciais para o organismo, incluindo sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, carotenoides e outros fundamentais para a saúde.

vitamina K é uma das vitaminas solúveis em gordura.

vitamina K ajuda o corpo ao produzir proteínas para ossos e tecidos saudáveis. Também produz proteínas para a coagulação do sangue. Se você não tiver vitamina K suficiente, pode sangrar muito.

A protrombina é uma proteína dependente da vitamina K diretamente envolvida com a coagulação do sangue. A osteocalcina é outra proteína que requer vitamina K para produzir tecido ósseo saudável.

vitamina K é encontrada em todo o corpo, incluindo fígado, cérebro, coração, pâncreas e ossos. É decomposto muito rapidamente e excretado na urina ou nas fezes. Por causa disso, raramente atinge níveis tóxicos no corpo, mesmo com ingestão elevada, como às vezes pode ocorrer com outras vitaminas solúveis em gordura.

Vitamina K

A principal fonte de vitamina K é encontrada nas plantas verdes. Essa forma é chamada de filoquinona. Outra forma de vitamina K é produzida por bactérias que vivem no intestino.

Esta forma é chamada de menaquinona. A forma sintética da vitamina K é chamada de menadiona. Esta forma é a mais potente. Possui 2 vezes a atividade da filoquinona.

Mas alguns especialistas afirmam que os humanos podem não absorver tanto dessa forma de vitamina K quanto pensavam.

vitamina K é necessária para a coagulação normal (coagulação) do sangue. A varfarina é um medicamento que bloqueia os efeitos da vitamina K.

Este medicamento ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos anormais. É utilizado para doenças como coágulos nas veias inflamadas das pernas (tromboflebite) e coágulos sanguíneos nos pulmões (êmbolos pulmonares). Ajuda a prevenir a formação de novos coágulos sanguíneos. Muita varfarina pode causar sangramento súbito. Isso pode causar derrame, sangramento gastrointestinal e morte.

Vitamina K

Alimentos ricos em vitamina K: Uva, abacate, aspargo, azeite de oliva, brócolis, repolho, alface, espinafre, couve, salsa, entre outros.

Vitamina K – Benefícios

Coagulação do sangue: A vitamina K é uma parte essencial do ácido glutâmico, um aminoácido que faz com que o evento químico chamado carboxilação aconteça.
Esse evento químico permite que o sangue de uma ferida aberta pare e coagule, com isso evitando o excesso de sangramento;
Saúde óssea:
 É benéfica para a saúde dos ossos, pois bloqueia a formação de muitos osteoclastos, ou células ósseas, (processo denominado desmineralização) que fazem os minerais essenciais para os ossos, disponíveis para outras funções corporais, e a formação de osteoclastos, se não tratada, pode deixar os ossos excessivamente esgotados de seus minerais;
Agentes anti-inflamatórios:
 O consumo de alimentos ricos em vitamina K ajuda a reduzir significativamente a libertação da glicoproteína de interleucina-6, um importante fator para a inflamação no interior do corpo;
Alivia dores menstruais:
 Ajuda no bom funcionamento dos hormônios, se tornando muito benéfica durante o período menstrual;
Controla o açúcar no sangue:
 Desempenha um importante papel na regulação do açúcar no sangue. O pâncreas produz insulina e contém o segundo mais alto teor de vitamina K no corpo;
Para gestantes:
 Mulheres grávidas que sofrem com náuseas e vômitos são muitas vezes diagnosticadas com deficiência de vitamina K. Uma ingestão adequada ajuda no controle dos sintomas;
Ajuda a aumentar o fluxo de urina;
Ajuda a melhorar o funcionamento do fígado;
Atua como uma proteína, a qual é vista como sendo um dos fatores inibidores da calcificação arterial.

Fonte: Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.