PUBLICIDADE
Vesículas Transportadoras – O que são
Vesículas envolvidas em transportar carga do interior da célula para a superfície celular, da superfície celular para o interior, através da célula ou ao redor da célula para vários locais.
As vesículas formadas no retículo endoplasmático são transportados para a região do cis-Golgi e não se fundem com a membrana do presente, e esvaziar o seu conteúdo para dentro do lúmen. Uma vez no interior, as moléculas são modificados, rotulados e dirigida para o seu destino final. O aparelho de Golgi tende a ser maior e mais numerosos nas células que sintetizam e segregam substâncias continuamente, tais como os linfócitos B e células secretoras de anticorpos.
Essas proteínas destinadas a áreas remotas do aparelho de Golgi são movidos para a região trans, entrando em uma complexa rede de membranas e vesículas associadas chamados região trans-Golgi.
Esta região é muitas proteínas que são etiquetados e enviados para os respectivos destinos por qualquer um destes três tipos diferentes de vesículas, tal como o marcador, como se segue:
Tipo | Descrição | Exemplo |
Vesícula exocitose (Constituinte) | Essas vesículas contendo proteínas para ser liberado para o meio extracelular.Depois de as proteínas internalizadas, vesícula fecha e passa imediatamente para a membrana do plasma , com o qual se encontra fundido, libertando assim o seu conteúdo para o meio extracelular. Este processo é chamado de secreção constitutiva. | Os anticorpos liberados por linfócitos B ativados. |
Vesículas secretoras (Regulamentado) |
Essas vesículas contêm também proteínas, destinados a ser lançado para o meio extracelular. No entanto, neste caso, a formação de vesículas é seguido pelo armazenamento na célula e aí mantidas aguardando o seu correspondente sinal para ativar. Quando isto acontece, que a cabeça para a membrana plasmática e libertam o seu conteúdo, como no caso anterior. Este processo é chamado de secreção regulada. | Liberação de neurotransmissores de neurônios. |
Vesículas lisossomais | Essas vesículas que transportam proteínas destinadas para os lisossomos , pequena degradação de organelas em que abrigar muitos hidrolases de depósito lisossômico ácida.Estas proteínas podem ser de ambas as enzimas digestivas e as proteínas da membrana. Os fusíveis vesícula com um endossomo tardio e, portanto, transfere o seu conteúdo para o lisossomo através de mecanismos ainda desconhecidos. | Proteases digestivos |
Vesículas de transporte
Os mecanismos de transporte que as proteínas usam para se mover através do aparelho de Golgi não são claras ainda, então existem várias hipóteses para explicar o desvio. Atualmente, existem dois modelos predominantes não são mutuamente exclusivos, a ponto de ser por vezes referido como o modelo combinado.
Tanques de maturação Modelo: tanques Golgi realizar um movimento unidireccional da região cis, onde são formados, para a região trans, onde são destruídos.
As vesículas do retículo endoplasmático dictiossomas fundir com a região cis para dar origem a novos reservatórios, o que pode gerar o movimento do tanque, através do aparelho de Golgi como novos reservatórios são formadas na região cis. Este modelo é suportada pelo facto de ter sido observada em microscópicas estruturas maiores do que as vesículas de transporte, tais como fibras de colagénio , movendo-se através do aparelho de Golgi. Inicialmente, esta hipótese foi bem recebido e foi a mais aceita até os anos 80.
Estudos recentes realizados pela Universidade de Tóquio e da Universidade de Chicago, com a tecnologia mais avançada têm permitido observar mais detalhadamente os compartimentos eo processo de maturação de Golgi. Existe também evidência de movimento retrógrado (em direção cis) de certos tipos de vesículas (COP1), que a proteína de transporte do retículo endoplasmático, através do reconhecimento de péptidos sinal.
1: vesículas do retículo endoplasmático.
2: vesículas exocitótico.
3: Tanker.
4: células plasmáticas na Membra.
5: A secreção das vesículas
Vesicular modelo de transporte: transporte vesicular assume que o aparelho de Golgi é uma organela muito estável e estático, dividido em compartimentos que estão dispostas em direção trans-cis.
As partículas vesiculares são responsáveis pelo transporte de materiais entre o retículo endoplasmático e aparelho de Golgi e entre os diferentes compartimentos da presente.
A evidência experimental apoiando esta hipótese baseia-se na abundância de pequenas vesículas (conhecido tecnicamente como vesículas de transporte), localizados na vizinhança do aparelho de Golgi.
A direccionalidade seria dado pela proteína transportada para o interior das vesículas, os quais determinam o destino do movimento para a frente ou para trás, através do aparelho de Golgi, mas também pode acontecer que a direccionalidade não é necessário e a proteína alvo e vir determinada a partir do retículo endoplasmático. Além disso, é provável que o transporte de vesículas é encontrado associado com citoesqueleto filamentos através de actina , a responsabilidade de assegurar a fusão das vesículas com os compartimentos correspondentes.
Endocitose é o processo celular, através da qual a célula move-se para dentro de moléculas grandes (macromoléculas) ou partículas, incluindo-as em uma invaginação da membrana plasmática, que formam uma vesícula que é, em seguida, verter a partir da parede da célula e incorporado no citoplasma.
Esta vesícula chamada endossomo então se funde com um lisossomo que realizar a digestão dos conteúdos vesiculares.
Existem dois processos:
Pinocitose: é a ingestão de líquidos e solutos através de pequenas vesículas.
Fagocitose: é a ingestão de grandes partículas que caem em grandes vesículas (Fagossomos) que emergem a partir da membrana celular.
Exocitose
É a expulsão de substâncias como a insulina por meio da fusão das vesículas com a membrana celular.
A exocitose é o processo pelo qual celular localizado em vesículas citoplasmáticas fundir com a membrana plasmática, libertando o seu conteúdo.
Vesículas secretoras: todas as substâncias passam através dos sacos de Golgi e quando atingem a face de dictiossomas trans sob a forma de vesículas secretoras são transportados para o seu destino de fora da célula, através da membrana citoplasmática por exocitose.
Tráfego Vesícula
Os aminoácidos que formam a estrutura primária de uma proteína, cadeias de polipeptídeos são ordenados em ribossomas que estão associados ao retículo endoplasmático rugoso.
Polipéptidos passar para o tanque de retícula são sintetizados. Por vezes, a glicose e outros açúcares são adicionados ao polipéptido, enquanto no reservatório. Em seguida, eles seguem para o retículo endoplasmático liso onde são envolvidas por uma vesícula, no final de uma cisterna, sendo fechado por um pequeno pedaço de membrana do retículo.
Este vesícula resultante é chamado trânsito porque as moléculas polipeptídicas estão em trânsito entre o retículo e do Golgi. Quando vê sicula tráfego atinge o Golgi funde com a membrana de Golgi, esvaziando o seu conteúdo para dentro do compartimento de Golgi de sáculo.
Vesículas Transportadoras – Transporte
As vesículas de transporte brotam a partir de regiões revestidas e especializadas da membrana, podendo ser esféricas ou tubulares.
Proteínas que revestem vesículas
Transporte seletivo por vesículas cobertas por clatrina.
As proteínas adaptinas ligam-se à receptores de carga e às clatrinas.
Vesículas cobertas por COPI- e COPII medeiam, comumente, o transporte do RE e Golgi
Esses revestimentos são de proteínas específicas com diferentes funções, que podem formar:
Vesículas revestidas por clatrina: são produzidas pela membrana plasmática por endocitose ou brotam da rede trans do Golgi.
Esta vesícula possui também outra proteína, a adatina, necessária para a conexão da clatrina à membrana da vesícula e aprisionamento de moléculas específicas.
Vesículas revestidas por COPI e COPII (coatâmero): medeiam o transporte a partir do RE e das cisternas do Golgi.
Revestimento Vesicular
Exisem 3 tipos de vesículas cobertas bem caracterizadas, que diferem na capa protéica que possuem: vesículas cobertas por clatrina, cobertas por COPI- e cobertas por COPII.
Cobertas por clatrina (Transporte seletivo de receptores transmembrana, receptor M6P na memb do TransGolgi Network, receptor de LDL da MP).
Fonte: www.itescam.edu.mx/www.ufmt.br/