PUBLICIDADE
Definição de Uracila: ou ácido ribonucleico (RNA, segundo o nome inglês Ribonucleic Acid)uma base contendo nitrogênio que é encontrada no ARN (mas não no DNA) e derivada da pirimidina; pares com adenina.
O açúcar de pentose no ARN é ribose e tem um átomo de oxigênio que não é encontrado no DNA açúcar, desoxirribose. A estrutura da Uracila e da timina difere muito ligeiramente também.
Adenina e guanina são bases de purina e citosina, timina e uracila são bases de pirimidina. Os dois grupos diferem em sua estrutura básica.
O que é Uracila
Uracila é uma das cinco bases nitrogenadas que se ligam aos nucleótidos encontrados nas células. Um nucleotídeo é composto por um açúcar de cinco carbonos, açúcar de pentose, com um grupo de fosfato e base anexada.
Os nucleotídeos são os blocos de construção de dois ácidos nucleicos importantes: ácido desoxirribonucléico, DNA e ácido ribonucléico, ARN. As outras quatro bases são citosina, guanina, adenina e timina.
As cinco bases são divididas em dois grupos com base na sua estrutura. As bases de pirimidina são constituídas por um único anel de átomos e incluem citosina, timina e uracilo. As bases de purina têm um duplo anel de átomos e incluem adenina e guanina. Eles são chamados de bases nitrogenadas, pois contêm nitrogênio e átomos de carbono no (s) anel (es).
Dentro da célula, as bases são emparelhadas para fazer moléculas de DNA e também durante certos processos, como a replicação do DNA e a síntese protéica.
O emparelhamento das bases é muito específico e cada base apenas junta um com o outro. Adenina se junta com pares de timina ou uracile e citosina com guanina. Os pares de bases complementares são sempre constituídos por uma base de purina e base de pirimidina para assegurar que a distância entre os fios emparelhados seja uniforme e estável.
Muitas bases – adenina, citosina e guanina – são anexadas a nucleótidos que compõem moléculas de DNA e RNA. Dependendo se o ácido nucleico é uma molécula de ARN ou uma molécula de DNA irá determinar se a timina ou uracilo é a base utilizada. A timina é usada apenas para fazer moléculas de DNA, enquanto o uracila é encontrado apenas em moléculas de ARN. Esta é uma das principais formas pelas quais as moléculas de ARN e DNA são diferentes.
As moléculas de DNA e RNA têm três diferenças distintas. A primeira diferença, como dito acima, era se o uracila ou a timina eram a base utilizada. A segunda diferença é que o DNA é de cadeia dupla, enquanto o RNA é de cadeia simples. Por fim, o açúcar de carbono cinco é diferente para os nucleótidos de ARN em comparação com os nucleotídeos de DNA. O açúcar de pentose no ARN é ribose e tem um átomo de oxigênio que não é encontrado no DNA açúcar, desoxirribose.
A estrutura do Uracila e da timina difere muito ligeiramente também. A única diferença é que o uracile não possui um grupo metilo, um átomo de carbono com três átomos de hidrogênio em anexo, que a timina possui. Esta pequena diferença é suficiente para permitir que as enzimas distinguem entre moléculas de DNA e RNA. As enzimas têm uma forma muito específica no local ativo onde se juntam a outras moléculas. O grupo metilo dá à timina uma forma diferente ao uracilo, o que garante que as enzimas corretas interagem com as moléculas corretas.
Síntese do uracila
Uracila
Dentro da célula, as bases são emparelhadas para fazer moléculas de DNA e também durante certos processos, como a replicação do DNA e a síntese protéica.
O emparelhamento das bases é muito específico e cada base apenas junta um com o outro.
A informação genética de um organismo vivo, codificado em seu ácido desoxirribonucléico (DNA), é expressa através da síntese de proteínas.
As interações de síntese de ácido nucleico e proteína podem ser divididas em dois processos: transcrição, na qual a informação no DNA é transcrita para um modelo de ácido ribonucleico (RNA) e tradução, em que o modelo de ARN é usado para formar uma proteína.
Estrutura da uracila
O açúcar de pentose no ARN é ribose e tem um átomo de oxigênio que não é encontrado no DNA açúcar, desoxirribose. A estrutura do uracilo e da timina difere muito ligeiramente também.
Tanto no ARN quanto no DNA, a citosina se liga à guanina, mas a adenina se liga ao uracilo, não à timina, no ARN. A estrutura secundária do RNA raramente é uma dupla hélice; ele forma uma variedade de tipos específicos de loops, bulges e hélices que estão alinhados de forma muito diferente do que é visto no DNA.
Uracila
Uracila, um composto orgânico cristalino incolor da família de pirimidina que ocorre como um componente do ácido ribonucleico ( RNA ), uma molécula envolvida na transmissão de características hereditárias. A molécula de ARN consiste em uma sequência de nucleotídeos, cada um contendo um açúcar de cinco carbonos (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada.
Uracila é uma das quatro bases nitrogenadas encontradas na molécula de ARN: uracilo e citosina (derivada de pirimidina) e adenina e guanina (derivadas de purina). Ácido desoxirribonucleico ( DNA ) também contém cada uma destas bases nitrogenadas, exceto que a timina é substituída pelo uracilo. Durante a síntese de uma cadeia de ARN a partir de um modelo de DNA (transcrição), o uracilo só se junta com pares de adenina e guanina apenas com citosina.
Uracila também é um componente de várias coenzimas que atuam em conjunto com enzimas em vários processos de metabolismo de carboidratos.
Fórmula: C4H4N2O2
Massa molar: 112,0868 g/mol
Ponto de fusão: 335 °C
Densidade: 1,32 g/cm³
Solúvel em: Água
Fonte: www.wisegeek.org/www.britannica.com