PUBLICIDADE
O que são tetrápodes?
São animais que constituem a superclasse de vertebrados terrestres, que significa animais com quatro membros ou dois pares destes. São constituídos pelos anfíbios, répteis, aves e mamíferos terrestres. De acordo com a ciência os primeiros tetrápodes a surgirem foram os anfíbios, a cerca de 350 milhões de anos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Tetrapoda
A explicação evolucionista, diz que os tetrápodes teriam surgidos a partir de peixes pulmonados ancestrais de água doce com nadadeiras lobadas (com projeções ósseas), devido à necessidade dos animais de saírem da água em busca de alimentos e melhores condições. Com o efeito gradual da anatomia de suas nadadeiras e órgãos, permitiu sua locomoção no meio terrestre. E através de uma série de fósseis combinados com estudos da sistemática filogenética, surgiu uma das teorias evolutivas mais conhecidas e compreendidas.
As aves são tetrápodes, pois suas asas são consideradas membros.
As cobras, serpentes e os anfíbios sem patas, embora não possuam membros, são classificados nesta superclasse dos tetrápodes, pois possuem um ancestral que era um tetrápode, ou seja, no passado estes animais possuíam membros, porém através de um processo lento denominado regressão, estes animais perderam os mesmos.
Exemplos de animais tetrápodes: boi, porco, cavalo, homem, cobra, gato, morcego, cachorro, entre outros.
Usa-se comumente o termo quadrúpede para designar os animais que se apoiam no solo com os quatro membros, o que lhes dá uma excelente estabilidade.
Os bípedes apoiam os dois membros no chão, sistema este mais complexo, pois exige um controle maior da estabilidade. Neste caso a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer a função de equilíbrio, sustentação e movimento.De acordo com a ciência, os ancestrais dos homens, os hominídeos, assumiram a posição de bípedes há cerca de 4,5 milhões de anos.
Camila Correia