PUBLICIDADE
Sociedade – O que é
Por Sociedade, na biologia, podemos entender uma relação ecológica que se dá entre organismos da mesma espécie, que ocorrem separadamente e cooperam entre si. Nesta relação, cada indivíduo desempenha um tipo de trabalho, de forma a colaborar com a sociedade em que está inserido. Geralmente, a função deles na sociedade está relacionada a morfologia corporal.
Como se trata de uma relação ecológica em que nenhum dos indivíduos é prejudicada, a sociedade é considerada uma relação harmônica. E como ela ocorre entre organismos da mesma espécie, ela é uma relação chamada intraespecífica.
Podemos citar como exemplo de sociedade os insetos da ordem Hymenoptera (himenópteros): abelhas, formigas e vespas, as quais contam com espécies que vivem em sociedade.
Outro exemplo de organismo que forma sociedade são os cupins, os quais também contam com uma rainha, além de cupins especializados para várias funções, como a defesa do cupinzeiro, por exemplo.
Casta as abelhas
Na sociedade das abelhas Apismelífera (as abelhas europeias)há três castas: rainha, operária e zangões. A rainha é quem comanda toda a colmeia e quem bota os ovos.
As rainhas são as abelhas da colmeia que mais tempo vivem: pode variar de 5 a 10 anos.
Os zangões servem para a fertilização das abelhas rainhas (quando ocorre o voo nupcial). Vale lembrar que os zangões são abelhas que não apresentam outra função, a não ser a reprodutiva. Tanto é que, após o voo nupcial, eles não podem retornar para a colmeia.
Sociedade – Relação Ecológica
Já as abelhas operárias, por sua vez, cada uma tem uma função conforme seu desenvolvimento. As abelhas operárias são fêmeas estéreis, ou seja, contam com ovários atrofiados.
Elas vivem muito pouco e são as únicas que contam com aparelho bucal e patas especializadas para a coleta de recursos florais (pólen, néctar, resinas etc). Elas também fazem a limpeza da colmeia, cuidam dos ovos e larvas, defendem o local, enfim, executam todo o trabalho.
Sociedade – Relação Ecológica
Uma relação ecológica é a relação entre organismos em um ecossistema. Todos os organismos em um ecossistema estão conectados. Cada interação depende da anterior.
Cada população interage entre si em uma complexa teia de relações. As relações ecológicas ajudam a descrever melhor como estão conectadas.
Existem seis relações ecológicas nas quais duas são opostas e quatro são simbióticas. As relações de oposição são predação e competição. As relações simbióticas são mutualismo, comensalismo, amensalismo e parasitismo.
A relação ecológica de um organismo depende da maneira como o organismo se adaptou às pressões ambientais em bases evolutivas.
Sociedade – Relação Ecológica
Os organismos ocupam os chamados nichos. Um nicho inclui o espaço físico em que vivem, como usam os recursos que estão nesse espaço e como interagem com outros organismos naquele espaço.
A interação entre organismos dentro ou entre nichos sobrepostos pode ser caracterizada em cinco tipos de relações: competição, predação, comensalismo, mutualismo e parasitismo. Os últimos três subtipos são classicamente definidos como relações que exibem simbiose, mas a predação e a competição também podem ser consideradas formas de simbiose.
A simbiose se refere a uma relação próxima na qual um ou ambos os organismos obtêm um benefício.
Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente)