PUBLICIDADE
As algas estão entre os primeiros organismos a ocupar o nosso planeta, são geralmente talófitos (sem raízes, caules ou folhas) ou unicelulares e fotossintetizantes. São encontradas principalmente em ambientes aquáticos de água salgada ou doce, mas também podem viver em solos, no interior de outros vegetais e de alguns animais; podem ser de vida livre ou se fixar sobre animais, vegetais, rochas e outros substratos. São autótrofas, isto é, capazes de produzir seu próprio alimento, e algumas espécies são saprófitas ou parasitas (heterótrofos).
São os organismos mais importantes para a purificação do nosso ar, cerca de 90% da fotossíntese na Terra é realizada por plantas aquáticas, principalmente pelas algas. As algas apresentam várias linhagens e cores, devido aos pigmentos que encobre a cor verde da clorofila, podem ser azuis, vermelhas, verdes, marrons ou pretas.
As rodófitas são da linhagem plantae, denominadas como “vegetais superiores” e são conhecidas como algas vermelhas; pertencem ao domínio Eukaryota, reino Archaeplastida e filo Rhodophyta. Existem cerca de 6 mil espécies e a maioria ocorre em água salgada, apenas 100 espécies são de água doce. As algas vermelhas variam de tamanho, crescem presas às rochas ou a outras algas, mas também podem flutuar; são filamentosas, mas algumas poucas espécies são unicelulares (exemplo: gênero Cyanidium).
Espécie de alga vermelha do gênero Corallina
A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, dependendo da espécie, e ao contrário das outras algas (azuis, verdes, marrons, pretas)as vermelhas não produzem células flageladas em nenhuma fase do seu ciclo de vida.
A cor vermelha típica das rodófitas está relacionada com a presença de ficobilinas (ficocianina e ficoeritrina), mas também apresenta clorofila a, d e carotenoides. Os pigmentos de ficobilinas permitem com que as algas vermelhas vivam em grandes profundidades no mar (mais de 100 metros), porque o pigmento absorver radiações do espectro azul (menor comprimento de onda).
Espécies de rodófitas são de grande importância na vida do homem, algumas são utilizadas como alimento na culinária japonesa, o exemplo mais clássico é a alga que envolve o sushi. O ágar-ágar é extraído de certas espécies de rodófitas e é utilizado na indústria farmacêutica e como base de cultura de bactérias e outros microrganismos.
Espécies de rodófitas da ordem Corallinales, quando calcificadas exercem um papel de cimentação indispensável à constituição e à sobrevivência dos recifes de coral; devido à microestrutura alveolada, algumas espécies de Corallina também podem ser utilizadas na constituição de pequenas próteses ósseas.
Espécie de alga vermelha do gênero Mazzaella
Espécie de alga vermelha do gênero Botryocladia
Espécie de alga vermelha Ceramium rubrum
Milena Ventrichi Martins
Referências Bibliográficas
BARATA, D. & CRISPINO, L.M.B. 2006. O ambiente aquático e as algas, São Paulo, Instituto de Botânica.
REVIERS, B. 2006. Biologia e filogenia das algas. Artmed Editora, Porto Alegre.