PUBLICIDADE
Respiração Pulmonar – O que é
A Respiração Pulmonar é a respiração através dos pulmões é chamado de respiração pulmonar.
O mecanismo da respiração pulmonar: Inclui o movimento de respiração, a troca de gases, nos pulmões, o transporte de gases pelo sangue e troca de gases por tecido.
Movimento da Respiração
A cavidade torácica é uma câmara de ar comprimido que é fechado pela coluna vertebral dorsal, ventralmente pelo esterno, lateralmente pelas costelas, anteriormente pelo pescoço e posteriormente pelo diafragma.
Diafragma é uma partição em forma de cúpula do músculo esquelético entre cavidade torácica e a cavidade abdominal.
A Respiração inclui dois processos de inspiração e expiração.
Inspiração é um processo de entrada de ar para os pulmões. É um processo ativo. Quando os músculos intercostais externos contrair a diafragma torna-se plana e espaço no interior aumenta cavidade torácica.
Simultaneamente, o ar de alta pressão de fora corre para os pulmões.
Expiração é um processo de expulsão de ar dos pulmões.
Neste processo, o contrato intercostais internos e músculos difratam torna originais em forma de cúpula e diminui o espaço dentro da cavidade torácica, os pulmões são comprimidos e ar é expelido para fora.
Portanto, costelas desempenham papel importante na mulher enquanto diafragma no sexo masculino.
Volume pulmonar
A recodificação de volume de circulação de ar para dentro e para fora dos pulmões é chamado espirometria e é medida com a ajuda de espirômetro.
O volume de ar inalado pelos animais e exalada com cada respiração é chamado de volume corrente. A média é de cerca de 500 ml em humanos.
O volume máximo de ar que pode ser inalado e exalado durante a respiração forçada é denominado capacidade vital. É cerca de 3,5-4,5 litros.
A capacidade vital é maior em atletas, habitantes das montanhas e as mulheres mais baixas, por velhice, e pessoas fumantes.
O volume de ar é deixado nos pulmões após a expiração forçada chamado volume residual.
Trata-se de 1200ml. o volume de ar que não podem ser inspiradas, acima do volume corrente normal é chamado inspiratório do volume de reserva, ou IRS (3000ml).
A quantidade de ar que não pode ser expirado com força além da expiração corrente normal é chamado de volume de reserva expiratório. Fica a cerca de 1100 ml.
O espaço morto é o volume de ar (150 ml) em nasofaringe, traqueia, brônquios, que não disponível para a troca gasosa.
Taxa de respiração
A taxa de respiração em seres humanos é de 15-25 por minuto. Em bebês, é de 35 por minuto.
O controle da respiração
Nossos centros respiratórios estão localizados em duas regiões do cérebro-bulbo (com centro inspiratória e expiratória centro) e ponte varolii (com centro pneumotaxic).
O Centro inspiratório estimula músculos inspiratórios (diafragma) para controlar o ritmo da respiração. O Centro expiratório permanece inativo durante a respiração normal, mas ele controla tanto a expiração e inspiração durante o exercício.
O Centro pneumotáxico controla o desligamento do ponto da respiração enviando um sinal para o centro inspiratório.
O centro de controlo de medula detecta o baixo pH do fluido de tecido, durante a formação de mais ácidos carbónicos, o centro aumenta a taxa de respiração para eliminar o excesso de CO2.
A concentração de O2 tem pouco efeito sobre os centros respiratórios.
No entanto, quando o nível de O2 é severamente deprimidos, sensores de O2 na aorta e artérias carótidas enviar sinais para respirar centro de controle para aumentar a taxa de respiração.
Respirar é o processo que leva o oxigênio do ar para os pulmões e o transporta para o corpo. Nossos pulmões removem o oxigênio e o passam por nossa corrente sanguínea, de onde é levado para os tecidos e órgãos que nos permitem andar, falar e nos mover.
Nossos pulmões também retiram dióxido de carbono do sangue e o liberam no ar quando expiramos.
A CAVIDADE NASAL (nariz) é a melhor entrada para o ar externo em seu sistema respiratório. Os fios de cabelo que revestem a parede interna fazem parte do sistema de purificação do ar.
O ar também pode entrar pela sua CAVIDADE ORAL (boca), especialmente se você tiver o hábito de respirar pela boca ou se as passagens nasais estiverem temporariamente bloqueadas.
O pulmão esquerdo é dividido em dois lóbulos.
Os ALVÉOLOS são sacos de ar muito pequenos que são o destino do ar que você respira. Os CAPILARES são vasos sanguíneos que estão embutidos nas paredes dos alvéolos. O sangue passa pelos capilares, trazido a eles pela ARTÉRIA PULMONAR e retirado pela VEIA PULMONAR. Enquanto nos capilares, o sangue move o dióxido de carbono para os alvéolos e absorve o oxigênio do ar nos alvéolos.
Taxas pulmonar de Gases (respiração externa)
A Respiração externa ocorre entre o sangue nos capilares alveolares e ar alveolar.
A pressão parcial de O2 (PO2) no ar alveolar é de 100 mm de Hg e no sangue venoso tem 40mm de Hg.
Assim, o oxigênio do ar alveolar difunde-se no sangue venoso e no pulmões, a pressão parcial de CO2 ou PCO2 no sangue venoso é 46 milímetros Hg e no ar alveolar é de 40 mm de Hg.
Portanto, o CO2 se difunde a partir de sangue venoso de ar alveolar nos pulmões.
No entanto, N2 é fisiologicamente inerte em relação à respiração.
Respiração Pulmonar – Função
É a respiração que permitiu a existência de animais grandes em ambiente terrestre. O ar entre por algum orifício no ser e vai para o pulmão, um órgão extremamente vascularizado e com uma incrível superfície de contato.
A função da respiração é essencial à vida e pode ser definida, de um modo simplificado, como a troca de gases (O2 e CO2) entre as células do organismo e a atmosfera.
A respiração pulmonar é representada pela ventilação (processo mecânico de entrada e saída de ar dos pulmões) e a troca gasosa.
Respiração Pulmonar – é a troca de gases (O2 e CO2) nos pulmões (Ventilação).
O ar ambiente é levado e permutado pelo ar presente nos pulmões através do processo da ventilação pulmonar.
Circulação Pulmonar
A circulação sanguínea pulmonar é peculiar no sentido de que esta ocorre sob pressões relativamente mais baixas que aquelas das arteríolas sistêmicas.
Os vasos sanguíneos pulmonares, especialmente os capilares e vênulas, são constituídos de paredes muito finas e flexíveis. Diferentemente dos capilares sistêmicos, os capilares pulmonares aumentam de diâmetro.
Os capilares pulmonares dentro das paredes alveolares separam alvéolos adjacentes com aumentos na pressão sanguínea ou decréscimos na pressão alveolar.
O escoamento de sangue no pulmão é, portanto, significativamente influenciado pela deformação elástica. Embora a circulação pulmonar não seja significativamente afetada por controles neuronais e químicos, esta responde prontamente à condição de hipóxia. Há, também, um sistema de circulação de sangue sistêmico a altas pressões em torno dos brônquios que é completamente independente da circulação pulmonar de baixa pressão (~3330 N/m 2 ) em indivíduos saudáveis.
A Respiração Humana
Na espécie humana os gases percorrem uma série de órgãos que constituem o Tubo Respiratório.
Obedecendo a sequência de: Cavidades Nasais, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Pulmões.
Inspiração e Expiração
Inspiração
A inspiração compreende a penetração do ar atmosférico até os alvéolos pulmonares. Já a expiração consiste na eliminação do ar contido nos pulmões para o meio externo. Nesses mecanismos, é fundamental a participação do diafragma – um músculo achatado que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal – e dos músculos intercostais externos – que ficam localizados entre as costelas.
Ventilação Pulmonar
Ventilação Pulmonar
É o processo de conduzir o ar atmosférico até os alvéolos.
O ar penetra pelo nariz e boca e flui para porção condutiva do sistema
Ajustado à temperatura corporal, filtrado e umedecido ao passar na traqueia
O condicionamento do ar continua a medida que penetra nos dois brônquios (conduz p/ os pulmões)
Brônquios subdividem-se em numerosos bronquíolos (conduz para ductos alveolares)
Ramos terminais do ducto são circundados completamente por alvéolos (pequenas bolsas agrupadas em torno dos bronquíolos respiratórios, cuja forma e distribuição lembram uma colmeia).
Pulmões
Principal função é a troca gasosa
Transferem o O2 do ar para o sangue venoso e transferem o CO2 desse sangue para as câmaras alveolares (vital para a permuta gasosa ? surfactante? poros de Kohn)
Volume médio de 4 a 6 L…
Fonte: www.preservearticles.com/www.graduacao.univasf.edu.br/www.slideshare.net/www.sogab.com.br/www.lung.ca