PUBLICIDADE
Fruto é o ovário desenvolvido de uma flor, sendo assim, só ocorre nas angiospermas, podendo se agregar a ele outras partes da flor.
Os frutos são organizados em duas partes, o pericarpo, que corresponde a parede do fruto e está dividido em três regiões: epicarpo ou exocarpo (região mais externa), mesocarpo (região mediana) e endocarpo (região mais externa); e a semente,que corresponde ao óvulo fecundado.
Os frutos apresentam classificações quanto a sua origem, isto é, as estruturas das flores irão definir o tipo dos frutos. Entretanto, nos pseudofrutos (falsos frutos) as estruturas suculentas não têm origem do desenvolvimento do ovário e sim de outras partes das flores. Os pseudofrutos podem ser classificados em simples ou compostos.
Estruturas do caju, pseudofruto simples
Pseudofrutos simples, são aqueles que se formam a partir do desenvolvimento do pedúnculo (ponto de ligação entre a flor e o caule) ou do receptáculo (região onde estão os órgãos florais: cálice, corola, gineceu e androceu) de uma flor, por exemplo: caju e maça.
No caju, a parte que corresponde ao fruto é a castanha, já a parte da qual fazemos suco é um pseudofruto originado do pedúnculo da flor. Na maça, a parte que comemos é o receptáculo da flor, o fruto verdadeiro é meio, onde está a semente e que acabamos jogando fora.
Pseudofrutos compostos, também chamados de agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo e de uma flor com vários ovários, por exemplo: morango e framboesa. Tanto no morango quanto na framboesa, o fruto verdadeiro é cada parte com a semente que cresce em torno do receptáculo.
Os pseudofrutos compostos, podem ser múltiplos, chamados de infrutescências, isto ocorre quando há o desenvolvimento do ovário e de outras partes das flores (cálice, corola, brácteas) de uma inflorescência, que ao se desenvolverem dão a impressão de um único fruto, por exemplo: abacaxi e figo.
Estruturas da maçã, pseudofruto simples
Estruturas do morango, pseudofrutos compostos
Inflorescência do abacaxi, pseudofruto compostos
Milena Ventrichi Martins