Plantas Invasoras

PUBLICIDADE

Plantas Invasoras – O que são

Uma espécie de planta invasora é aquela não nativo (ou estranho) ao ecossistema em consideração; e, cuja introdução causa ou tem probabilidade de causar danos econômicos ou ambientais ou danos à saúde humana.

Sua invasão pode ameaçar ecossistemas nativos ou atividades comerciais, agrícolas ou recreativas que dependem desses ecossistemas.

Uma espécie invasora é uma espécie que não é nativa de um local específico, ou seja, é uma espécie introduzida e, que tem uma tendência a se espalhar até um grau que possa causar danos ao meio ambiente, à economia humana ou à saúde humana.

Normalmente, uma espécie introduzida deve sobreviver com baixa densidade populacional antes de se tornar invasora em um novo local. Em baixas densidades populacionais, pode ser difícil para as espécies introduzidas se reproduzirem e se manterem, de modo que uma espécie pode alcançar um local várias vezes antes de se estabelecer.

Uma espécie introduzida pode se tornar invasora se puder competir com espécies nativas por recursos como nutrientes, luz, espaço físico, água ou alimento.

Se estas espécies evoluíram sob grande competição ou predação, então o novo ambiente pode abrigar menos competidores capazes, permitindo que o invasor prolifere rapidamente.

Plantas InvasorasPlantas Invasoras

Os ecossistemas em que estão sendo usados podem ser modelados como sistemas que qualquer ganho para o invasor é uma perda para o nativo. No entanto, tal superioridade competitiva e extinção de espécies nativas com populações crescentes de invasoras não é uma regra, em alguns casos, as espécies interagem umas com as outras mais diretamente.

Espécies invasoras frequentemente coexistem com espécies nativas por um período prolongado e, gradualmente, a capacidade competitiva superior de uma espécie invasora se torna aparente à medida que sua população se torna maior e mais densa e se adapta à sua nova localização.

As espécies invasoras podem alterar seu ambiente liberando compostos químicos, modificando fatores abióticos ou afetando o comportamento dos herbívoros, criando um impacto positivo ou negativo sobre outras espécies.

Uma espécie invasora pode ser capaz de usar recursos que antes não estavam disponíveis para espécies nativas, como fontes de águas profundas acessadas por uma raiz principal longa ou a capacidade de viver em tipos de solo anteriormente desabitados.

Enquanto todas as espécies competem para sobreviver, as espécies invasoras parecem ter características específicas que lhes permitem superar as espécies nativas.

Os traços comuns de espécies invasivas incluem o seguinte:

Crescimento rápido;
Reprodução rápida;
Alta capacidade de dispersão;
Plasticidade fenotípica (a capacidade de alterar a forma de crescimento de acordo com as condições atuais);
Tolerância de uma ampla gama de condições ambientais (competência ecológica);
Capacidade de viver de uma ampla gama de tipos de alimentos (generalista);
Associação com os seres humanos;
Invasões bem sucedidas anteriores.

Plantas Invasoras

As espécies invasoras podem prejudicar tanto os recursos naturais de um ecossistema quanto ameaçar o uso humano desses recursos.

Uma espécie invasora pode ser introduzida em uma nova área por meio da água de lastro de navios oceânicos, liberações intencionais e acidentais de espécies de aquicultura, espécimes de aquário ou iscas e outros meios.

As espécies invasoras são capazes de causar extinção de plantas e animais nativos, reduzindo a biodiversidade, competindo com organismos nativos por recursos limitados e alterando habitats.

Isso pode resultar em enormes impactos econômicos e perturbações fundamentais dos ecossistemas costeiros e dos Grandes Lagos.

Por definição simples, as plantas invasoras são espécies exóticas que apresentam uma tendência a se espalhar fora de controle.

O rótulo de “invasor” é geralmente reservado para plantas que foram introduzidas de outras regiões e se espalharam como um incêndio em seus novos habitats.

Essa definição distingue as plantas invasoras de outras plantas que são chamadas de “agressivas” com mais precisão.

Fonte: Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.