PUBLICIDADE
Piaçava – O que é
Piaçava é uma palmeira produzindo fibras brasileiros usados na fabricação de cordas, tapetes, e escovas.
Piaçava é um nome de origem tupi que significa planta fibrosa e tem sido usado para designar pelo menos três espécies de palmeiras nativas do Brasil cujas fibras servem para a produção artesanal e industrial de vassouras, escovas, capachos, cordas, espanadores e outros utensílios de uso doméstico, além da cobertura de casas e outras habitações de design rústico.
Pequena palmeira monóica com folhas elegantes, pinadas, marcescentes, nativa do Brasil, crescendo sempre próximo da água em área limitada da região Amazónica – Rio Negro e Orinoco, próximo do Equador, a poucos graus de latitude, em regiões baixas, não ultrapassando os 300 m de altitude.
O mais característico nesta palmeira é a cobertura de duras fibras, bastante longas e elásticas, mais ou menos entrelaçadas, que envolvem o seu tronco.
Estas fibras que chegam a alcançar mais de um metro de comprimento, servem, na bainha das folhas vivas, como uma couraça interna que reforça a proteção devida ao palmito, o rebento que continuamente dá origem às folhas que no caule se sucedem durante toda a vida da palmeira.
Em condições naturais este substrato constitui um habitat único que permite o desenvolvimento de plantas epifíticas, nomeadamente orquídeas, que frequentemente adornam os troncos destas palmeiras.
As fibras de L. piassaba, constituem a matéria-prima ?piaçaba” largamente utilizada no fabrico de vassouras e escovas. Cordames e cabos marítimos, fabricados com estas fibras, foram particularmente apreciados dada a sua flutuabilidade.
Outra fibra semelhante é retirada de uma palmeira africana muito diferente, a Raphia textilis Welw. conhecida por ?piaçaba africana” é utilizada em diversas manufacturas com fins semelhantes.
A qualidade é porém muito inferior à da ?piaçaba? do Brasil, que tem a boa qualidade de não amolecer facilmente com a humidade.
Piaçava – Árvore
A Piaçava é uma árvore é particularmente valorizada pela fibra de alta qualidade que produz. Este foi outrora exportado em quantidade para áreas como a Europa onde, antes do advento do plástico, era amplamente utilizado para fazer vassouras e escovas.
Ocorrência: Amazonas e Roraima.
Outros nomes: piaçaba.
Características
Espécie com estipe simples, com 4 a 5 m de altura e 20 a 50 cm de diâmetro, coroado por cerca de 14 a 16 folhas regularmente pinadas com 4 a 5 m de comprimento.
As folhas emitem, a partir das bainhas persistentes no caule, muitas fibras de coloração marron, com mais de 1 m de comprimento, envolvendo a parte superior.
Pinas lineares em número de 60, regularmente dispostas, formando um único plano, as do meio com 70 a 80 cm de comprimento.
Inflorescência interfoliar muito ramificada.
Frutos irregularmente globosos, achatados, com 3 a 3,5 cm de diâmetro, de coloração castanho-purpurácea quando maturos.
Habitat: igapós e igarapés de águas negras de solos arenosos.
Propagação: Sementes.
Utilidade
A piaçava é muito valorizada por sua fibra de alta qualidade e resistente à água, que pode ser obtida na bainha das folhas. É usado para fazer cordas, escovas, vassouras e cestos, entre outros.
As fibras das bainhas que se encontram envoltas no tronco são empregadas na fabricação de vassouras, escovas e cordas.
O valor de mercado de produtos artesanais feitos com a piaçava tende a aumentar.
Dos frutos se prepara uma bebida chamada xiqui-xiqui.
Indicada para paisagismo.
Piaçava – Classificação
Nome científico: Leopoldinia piassaba
Família: Arecaceae.
Nome vulgar: Piaçaba, Piaçava.
Espécime: Fibras.
Origem: Brasil, 1874
Piaçava ou Piaçaba
Piaçava, piaçaba, piaçá, coqueiro-piaçaba, japeraçaba, pau-piaçaba, piaçabeira, piaçaveira e vai-tudo são os nomes populares de duas espécies (Attalea funifera e Leopoldinia piassaba) de palmeira cujas fibras (que se localizam na base das folhas) são utilizadas na fabricação de vassouras.
Attalea funifera é nativa da Bahia, no Brasil e Leopoldinia piassaba é nativa da Amazônia. Piaçava, piaçaba e piaçá também designam a vassoura fabricada com essa fibra.
Seu nome tem origem na língua tupi, significando planta fibrosa devido ao seu caule característico.
Possui estipe liso e cilíndrico, desde o subsolo até 15 metros de altura, folhas eretas, verde-escuras, com pecíolo longo e frutos comestíveis.
A fibra dura e flexível é extraída das margens dos pecíolos e utilizada na confecção de vassouras e escovas.
Suas sementes, por sua vez, fornecem marfim-vegetal.
Piaçava – Fotos
Piaçava
Piaçava
Piaçava – Vassouras
Fonte: www.vivaterra.org.br/www.arca.museus.ul.pt/www.quiosquesranchobelo.com.br/pfaf.org
Redes Sociais