Néfron

PUBLICIDADE

Definição

O Néfron é uma unidade fundamental do rim, uma pequena estrutura parecida com um funil que filtra os resíduos conforme eles entram e progridem através do rim.

O Néfron – Unidade Funcional

Néfron, unidade funcional do rim, a estrutura que realmente produz urina no processo de remoção de resíduos e excesso de substâncias do sangue.

Existem cerca de 1.000.000 de néfrons em cada rim humano.

Os néfrons mais primitivos são encontrados nos rins (pronephros) de peixes primitivos, larvas de anfíbios e embriões de vertebrados mais avançados.

Os néfrons encontrados nos rins (mesonefros) dos anfíbios e na maioria dos peixes, e no desenvolvimento tardio embrionário de vertebrados mais avançados, são apenas um pouco mais avançados em estrutura.

Os néfrons mais avançados ocorrem nos rins adultos, ou metanefros, de vertebrados terrestres, como répteis, aves e mamíferos.

O que é o Néfron?

O néfron é a unidade básica funcional e estrutural do rim, e cada rim humano contém de 800.000 a um milhão dessas unidades.

Eles são responsáveis por manter as concentrações de água e substâncias solúveis no sangue e regular o volume sanguíneo, a pressão sanguínea e o pH ou acidez do sangue.

Essa estrutura funciona filtrando o sangue, reabsorvendo nutrientes e excretando excesso de água e resíduos como urina.

Existem dois tipos de néfrons, diferenciados por sua localização no rim. Os néfrons corticais estão localizados no córtex renal do lado de fora do órgão, enquanto os néfrons justamedulares estão localizados mais profundamente no rim, na medula renal.

Cada néfron é constituído por um corpúsculo renal e um túbulo renal.

O corpúsculo renal fornece o componente inicial de filtragem, enquanto o túbulo renal é responsável pela reabsorção.

O corpúsculo é composto pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.

O glomérulo é um feixe de capilares, ou pequenos vasos sanguíneos permeáveis, através dos quais o sangue oxigenado entra nos rins. O excesso de água e os resíduos são coletados na cápsula de Bowman, que abriga o glomérulo, e o restante do sangue se junta à corrente sanguínea principal.

Néfron

Cada rim humano contém 800.000 a um milhão de néfrons

O túbulo renal consiste no túbulo proximal, na alça de Henle e no túbulo contornado distal. Cada porção é responsável por uma parte diferente da reabsorção.

Cerca de dois terços do sal filtrado e da água do corpúsculo renal, juntamente com todos os solutos orgânicos filtrados, são reabsorvidos no túbulo proximal.

A alça de Henle tem duas partes principais: o ramo descendente e o membro ascendente.

O primeiro é permeável à água, mas impermeável ao sal, enquanto o posterior é impermeável à água. A água é removida do fluido tubular à medida que passa pelo ramo descendente da alça de Henle, enquanto o sódio é bombeado para fora do fluido à medida que passa pelo ramo ascendente.

O túbulo contornado distal é controlado por hormônios do sistema endócrino, fazendo com que ele reabsorve ou excreta certos nutrientes conforme necessário para as necessidades do corpo. Também regula o pH do sangue. Após a completa reabsorção, o filtrado remanescente passa do néfron para o sistema do ducto coletor, que coleta a urina antes de ser excretada. A urina sai dos ductos coletores através das papilas renais, passando para os cálices renais, depois para a pelve renal e, finalmente, entrando na bexiga por meio do ureter.

Função de um néfron

Um néfron é responsável pela remoção de produtos residuais, íons dispersos e excesso de água do sangue. O sangue viaja através do glomérulo, que é cercado pela cápsula glomerular. Enquanto o coração bombeia o sangue, a pressão criada empurra pequenas moléculas através dos capilares e para dentro da cápsula glomerular. Esta é a função mais física do néfron.

Em seguida, o ultrafiltrado deve viajar através de uma série de túbulos sinuosos. As células de cada parte do tubo têm moléculas diferentes que gostam de absorver. Moléculas a serem excretadas permanecem no túbulo, enquanto a água, a glicose e outras moléculas benéficas retornam à corrente sanguínea.

A medida que o ultrafiltrado percorre os túbulos, as células tornam-se cada vez mais hipertônicas em comparação com o ultrafiltrado. Isso faz com que uma quantidade máxima de água seja extraída do ultrafiltrado antes de sair do néfron. O sangue que circunda o néfron retorna ao corpo através da veia interlobular, livre de toxinas e excesso de substâncias. O ultrafiltrado é agora a urina, e se move através do ducto coletor para a bexiga, onde será armazenado.

Fonte: www.medicinenet.com/www.britannica.com/www.wisegeek.org/biologydictionary.net

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.