PUBLICIDADE
Monocotiledôneas – O que são
Monocotiledôneas constituem a menor das duas grandes divisões de plantas com flores e, normalmente, têm folhas alongadas sem caule com veias paralelas (por exemplo, gramíneas, lírios, palmeiras).
Grupo de plantas com flores pertencentes à classe das angiospermas, plantas com flores, estão divididas em dois grupos: as monocotiledônease as eudicotiledôneas.
As monocotiledôneas representam uma das mais antigas linhagens de angiospermas, com origem provavelmente próxima a do grupo das eudicotiledôneas, caracterizadas por possuir apenas um cotilédone na semente e uma forma endógena de crescimento..
Existem cerca de 52 mil espécies atualmente reconhecidas em monocotiledôneas, sendo que metade destas estão posicionadas nas famílias das orquídeas e das gramíneas.
As espécies de monocotiledôneas são encontradas nos diversos habitats de todos os continentes, geralmente são herbáceas, raramente lenhosas como, por exemplo, as palmeiras.
As plantas pertencentes a esse grupo apresentam grande importância econômica em vários segmentos, destacando-se o no alimentício com as gramíneas (arroz, milho, trigo, aveia, cevada, centeio), a cana-de açúcar, o inhame, a cebola e o alho, e ornamental com as orquídeas, as bromélias, as palmeiras, os bambus e os lírios.
Características das Monocotiledôneas
As monocotiledôneas são caracterizadas morfologicamente pela semente com cotilédone único (reservas nutritivas para o embrião), as folhas com venação paralelinérvea e com bainha, raízes fasciculadas e ausência de câmbio vascular. Por muito tempo, acreditava-se que as flores trímeras (com 3 pétalas e 3 sépalas) e uma abertura no grão de pólen, eram características exclusivas das monocotiledôneas. Com mais estudos morfológicos e genéticos, hoje sabemos que essas características estão presente em outros grupos das angiospermas.
Entre as monocotiledôneas, alguns grupos merecem destaque na estratégia de polinização, como as orquídeas, que representam a segunda maior família das angiospermas.
Suas flores possuem formas e cores que atraem vários polinizadores, como abelhas, borboletas, besouros, mariposas, morcegos e aves.
O gênero Ophryspossui cerdas em uma das pétalas, que são semelhantes a fêmea de uma espécie de abelha, assim o macho procura a flor achando que irá acasalar.
Outro grupo especializado são as gramíneas, que apresentam flores muito pequenas e produzem uma grande quantidade de pólen, que é dispersado pelo vento,enquanto que a parte feminina da flor, é grandes e eficaz para receber o pólen.
Venação paralelinérvea em folha de monocotiledônea
Bainha na folha de uma palmeira
Flor da orquídea Ophrys, que engana seu polinizar.
Fonte: Milena Ventrichi Martins