PUBLICIDADE
O que são laticíferos?
Sistema laticífero são estruturas formadas por células ou por um conjunto de células capazes de produzir o látex. Pode ser encontrado em diversas partes da planta, por exemplo, nos caules, nas raízes, nas folhas e até mesmo nos frutos de várias espécies.
Os laticíferos são classificados em dois tipos: articulados que são formados por células laticíferas unidas entre si e,pelos não articulados que se desenvolvem de uma única célula laticífera.
O látex é uma secreção espessa, que normalmente é secretada quando acontece alguma lesão na planta. A composição do látex pode variar nas espécies, nele são encontradas proteínas, alguns carboidratos, amido, etc.
As funções do látex não foram completamente estabelecidas, porém existem os aspectos das funções naturais relacionadas com a própria planta, apresentando capacidade de selar as lesões, pois o látex em contato com o ar sofre coagulação, formando uma espécie de cicatriz que irá cobrir a lesão e prevenir a entrada de micro-organismos, que poderiam danificar a estrutura interna da planta.
Muitos pesquisadores acreditam que no látex existem substâncias nutritivas, estas muito importantes para nutrição de algumas espécies. São encontrados também compostos tóxicos, muitas vezes os mesmos garantem um sabor amargo, e isso pode servir como uma estratégia de defesa contra predadores que poderiam se alimentar desta planta. Devido a esses compostos tóxicos o látex nunca deve ser ingerido.
O látex possui diversas funções industriais e, participa da constituição de vários itens utilizados pelo homem como, por exemplo, borracha, fármacos como a morfina, goma de mascar, etc.
No Brasil o látex é extraído da seringueira, árvore muito comum da floresta Amazônica. Para extraí-lo primeiramente se faz uma lesão no tronco da árvore e, a partir desta o mesmo escorre em um recipiente, e então vai para a indústria para produção de diversos materiais.
Camila Correia