Lacraias

PUBLICIDADE

Centopéias pertencem às classes de Chilopoda.

A centopéia nome, que significa “100 pernas,” pode ser um pouco enganador: centopéias pode ter em qualquer lugar de 15 a 177 pares de pernas.

Centopéias são alongadas, com, órgãos planos segmentados que contêm um par de pernas por segmento.

Centopéias ocorrem em diversas cores e padrões, mas o mais comum são de cor laranja e marrom avermelhado.

Variam em tamanho desde 4 a 152 mm, dependendo das espécies.

Comportamento, dieta e hábitos

Lacraias adultas se escondem em áreas úmidas, escuras e isoladas durante o inverno.

Elas colocam ovos no solo úmido durante o verão ou primavera.

Como Centopéias se tornam adultas, elas tem um conjunto completo de pernas e segmentos extras.

A maioria das centopéias vivem por mais de um ano e alguns até seis anos.

Centopéias podem entrar em casas e prédios, mas elas não vagar durante o dia. Eles se escondem em áreas úmidas ao redor banheiros, armários, porões e outros locais tipicamente infestadas por pragas.

Centopéias detectam presas através da utilização de suas antenas, que são cobertos com pêlos densos.

Sua presa é imobilizada pelo veneno injetado do maxilípodo presa e mantida no lugar por os maxilípedes.

A presa é passada para a boca através da primeira e segunda maxilas e é então dividido pelas mandíbulas.

A maioria das centopéias são carnívoras.

As Centopéias são venenosas. Seu veneno lhes permite atacar a presa e se defenderem contra predadores e outros inimigos naturais.

O veneno da Lacraias normalmente não põe em perigo a vida de seres humanos, embora a mordida pode ser dolorosa.

Lacraias / Centopéias

São animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia.

Podem medir até 23 cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.

Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos.

Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças.

O último par de patas não serve para a locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo o corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.

O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem,mas não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacrais. Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada, febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida.

Lacraias
Lacraia

As lacrais gostam muito de umidade é comum penetrarem nas casas, onde causam muitos acidentes, que podem ser evitados tomando-se as seguintes precauções:

Limpar os ralos semanalmente com creolina e água quente, e mantê-los fechados quando não em uso.
Limpar e manter fechadas as caixas de gordura e os esgotos.
Os jardins devem ser limpos, a grama aparada e as plantas ornamentais e trepadeiras devem ser afastadas das casas e podadas para que os galhos não toquem o chão.
Porões, garagens e quintais não devem servir de depósito
Oara objetos fora de uso que possam servir de esconderijo para as lacraias
Os muros e calçamentos devem ser cuidados para que não apresentem frestas onde a umidade se acumule e os animais possam se esconder.

Tomando-se esses cuidados, a ocorrência de lacraias diminui muito. Mas, em caso de acidente, mantenha o local da picada o mais limpo possível procurar orientação médica.

Tratamento

Não existe antídoto. Deve-se aplicar compressas quentes no local. Pode-se fazer uso de analgésicos e anestésicos sem adrenalina no local.

Quilópodes – Lacraias e Centopéias

Lacraias
Lacraia

Os quilópodes, conhecidos popularmente como lacraias e centopéias, possuem corpo quitinoso dividido em cabeça e tronco articulado.

A cabeça apresenta um par de antenas articuladas, um de mandíbulas, dois pares de maxilas, sendo o primeiro par ventro-mediano e o segundo par ventro-lateral, um par de forcípulas, onde estão contidas as glândulas e estruturas terminais quitinosa inoculadoras de veneno, e um conjunto de ocelos laterais (olhos simples). A disposição dos ocelos pode variar nos diversos gêneros.

As lacraias apresentam um par de pernas em cada segmento do tronco, sendo esta uma importante característica para diferencia-las dos piolhos de cobra ou gongolos (diplópodes) que possuem dois pares de pernas nos segmentos do tronco.

O número de pernas nas lacraias pode variar de 15 a 23 pares.

No último segmento estão contidos o aparelho genital masculino e feminino, além de apêndices chamados pernas anais. Possuem varias cores e seu tamanho varia de 1,5cm a 26,0cm de comprimento.

São animais carnívoros, sendo a maior parte de sua dieta formada por minhocas, vermes e pequenos artrópodes, como grilos, baratas, etc.

DISTRIBUIÇÃO

Existem cerca de 3000 espécies destes predadores ativos, estão distribuídas em todo mundo principalmente em,regiões temperadas e tropicais

Escondem-se de dia e saindo à noite para perseguir as suas presas,são animais terrestres de vida solitária.

ALIMENTAÇÃO

São carnívoras, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas.A presa é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno.

As lacraias maiores 30cm predam, rãs,aves e cobras.

HÁBITOS

Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.

ONDE VIVEM

Podem também ser encontradas em hortas,entulhos,vasos,xaxins, sob tijolos,enfim,em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida.

Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

REPRODUÇÃO

A reprodução é sexuada com os sexos separados, existindo frequentemente cuidados parentais prolongados.

A fecundação é interna, macho transfere os espermatóforos par ao corpo da fêmea

Em outros casos, o espermatóforo é apenas abandonado pelo macho, de forma ser encontrado pela fêmea, que o recolhe.

HABITAT

Estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. Possuem esconderijos que os protegem contra os possíveis predadores e desidratação.

Possuem hábitos noturnos, saindo à procura de alimento ou novas moradias, alojando-se sob pedras, casca de árvores, folhas, etc.

Podem ser encontradas ainda em hortas, entulhos, vasos, xaxins, ou seja qualquer lugar onde exista ausência de luz e presença de umidade.

ACIDENTES

As lacraias ou centopéias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos

O quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas, hipersensibilidade da vítima

Epidemiologia

As lacraias que costumas provocar acidentes com maior freqüência pertencem a 3 gêneros: Crytops, Otostigmus e Scolopendra.

Segundo o Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan (SP), no período de 1980 a 1989, foram registrados 216 acidente por lacrais, representando apenas 0,5% de atendimentos por animais peçonhentos. O agente causal identificado, pertencem aos três gêneros citados acima.

Fisiopatologia

Devido à dificuldade em coletar quantidades adequadas de veneno, pouco se conhece sobre seu mecanismo de ação, sugerindo-se apenas atividade local.

Em estudos realizados, observou-se que, quando o veneno era injetado por via endovenosa, as cobaias apresentavam sudorese abundante, vômitos, tonturas, paralisia progressiva, convulsões e óbito.

Quadro clínico

Quase sempre, há apenas envenenamento local sem grandes conseqüências, caracterizado por queimação e dor local, hiperemia e edema. Sintomas mais gerais como vômitos, tonturas e cefaléia podem também estar presentes.

Tratamento

Sem maior gravidade, o tratamento deve ser apenas sintomático para alívio da dor. Deve-se fazer assepsia local com água e sabão e usar anestésico local ou troncular.

Os quilópodes

Lacraias
Lacraia

HABITAT

As lacraias estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais.

Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

De hábitos noturnos, saem à procura de alimento ou de novas moradias, alojando-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.

Apresentam também hábitos peridomiciliares e domiciliares, sendo encontradas em: hortas, canteiros de jardins, vasos, xaxins, entulhos, sob tijolos ou qualquer compartimento da moradia onde coexistam ausência de luz solar e presença de umidade.

As lacraias que costumam provocar acidentes com maior freqüência pertencem a 3 gêneros, com ampla distribuição em toda Grande São Paulo: Cryptops, Otostigmus e Scolopendra .

Lacraias
Lacraia

Tamanho

As lacraias na fase adulta têm aproximadamente entre 4 a 152 mm de comprimento.

Características

As lacraias são longas e achatadas com o corpo com muitos segmentos. Cada segmento tem um par de pernas.

Também são conhecidas como centopéias. Centi significa 100 e pede se refere a pernas, mas elas podem ter alcançar entre 15 a 177 pernas.

Cor

Normalmente amarelada a morrom escuro às vezes apresentam faixas mais escuras ou marcas.

Onde são encontradas

Em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Habitat

As lacraias vivem ao ar livre, mas podem viver também em esconderijos. Gostam de lugares úmidos, como troncos apodrecidos, debaixo de pedras, no lixo e em outros locais semelhantes.

Nos lugares fechados elas podem ser encontradas em porões úmidos e interior dos armários.

Alimentação

Comem insetos pequenos, aranhas e às vezes plantas. A maioria do líquido que elas precisam vem da sua digestão da presa que capturaram.

Biologia

As lacraias fêmeas produzem 35 ovos num período de dias. Os ovos são botados na terra durante o verão. As lacraias adultas podem viver um ano e algumas delas vivem até 6 anos.

Elas são noturnas, porque à noite estão ativas em busca de presas.

Designação comum aos artrópodes miriápodes, quilópode, com cerca de 200 espécies no Brasil. Têm apenas um par de patas em cada segmento do corpo, sendo o primeiro par provido de quelíceras para inoculação de peçonha.

Embora muito temidos, causam acidentes de pequena monta.

Danos à nossa saúde

Ao ar livre até que as lacraias são benéficas porque matam os insetos nocivos. Quando estão em lugares fechados ou acuadas são consideradas perigosas, apesar do seu veneno não matar, provoca dor intensa.

Invasão

As lacraias andam pelos banheiros úmidos, armários, porões e vasos com plantas.

Prevenção de acidentes contra aranhas e escorpiões

As principais medidas preventivas são:

Manter jardins e quintais limpos.
Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas.
Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; manter a grama sempre bem aparada.
Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos obedecendo uma faixa de pelo menos 1 a 2 metros da moradia.
Vistoriar roupas e calçados antes de vesti-los.
Não colocar as mãos desprotegidas em buracos, sob pedras e troncos podres.
O uso de calçados e luvas de raspa de couro ajuda a evitar acidentes.
Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.
Vedar frestas e buracos em paredes e assoalho; consertar rodapés despregados; colocar telas nas janelas e saquinhos de areia nas soleiras das portas.
Usar telas em ralos, pias e tanques.
Afastar as camas das paredes; evitar o contado de roupas de cama e mosquiteiro no chão.
Combater a proliferação de insetos, principalmente baratas.
Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes que possam ser mantidos fechados.
Preservar os inimigos naturais de escorpiões.

Em caso de acidente, procurar atendimento médico e não realizar procedimentos de uso caseiro.

Fonte: www.orkin.com/www.curiosidadeanimal.com/www.butantan.gov.br/www.geocities.com/www.uftm.edu.br

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.