PUBLICIDADE
Histopatologia – Definição
Histopatologia é o estudo de tecidos corporais doentes retirados de uma biópsia ou amostra cirúrgica.
Histopatologia é o exame microscópico de tecidos biológicos para observar o aparecimento de células e tecidos doentes em detalhes muito finos.
A histopatologia normalmente envolve uma biópsia, que é um procedimento que envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido, geralmente realizada por um patologista, especialista em diagnósticos de doenças.
A palavra “histopatologia” é derivada de uma combinação de três palavras gregas:
histos significa tecido,
pathos que significa doença ou sofrimento, e
logos que se refere ao estudo neste contexto.
Daí histopatologia é o estudo de alterações microscópicas ou anormalidades nos tecidos que são causadas como resultado de doenças.
Há uma variedade de ramos que se enquadram no vasto campo que é a ciência. Um desses espectros em rápido crescimento é a histopatologia.
Histopatologia – O que é
Histopatologia é o estudo de tecido doente, como tecido obtido por meio de biópsia, por um médico especializado conhecido como patologista.
Amostras de tecido são estudadas ao microscópio para identificar como uma doença se desenvolve.
A amostra de tecido passa por um processo especial para que possa ser analisada em uma lâmina, ao contrário da citopatologia, onde as amostras são examinadas sem serem processadas.
Amostras para histopatologia devem ser processadas e fixadas para exame. Dois processos são usados.
O primeiro é um procedimento de fixação química no qual as amostras de tecido são imersas em um banho de parafina, ou cera, por um período de 12 a 16 horas.
Isso permite que o tecido seja cortado em seções de dois a sete micrômetros para exame.
O segundo processo usado é o corte congelado. As amostras de tecido são congeladas e cortadas em fatias finas, como no processo de fixação química. O seccionamento congelado é mais rápido, embora essas amostras sejam de qualidade inferior às amostras de fixação química. Normalmente, a seção congelada é usada para determinar as bordas ou bordas de um tumor durante a cirurgia.
Em ambos os processos, o tecido é muitas vezes corado usando pigmentos para ajudar o patologista a identificar a estrutura das células e identificar quaisquer anormalidades. Com a melhoria da tecnologia recente, a imagem digital está sendo usada para auxiliar no exame minucioso de amostras de tecido de cirurgias, biópsias e até mesmo autópsias para ajudar a descobrir a causa da morte.
Histopatologia
Os exames histopatológicos também podem ajudar a determinar a causa de vários problemas de saúde além do câncer, incluindo problemas de gravidez, examinando o tecido da placenta ou a reação dos tecidos a certos medicamentos.
No tratamento do câncer, um exame histopatológico do tecido removido para biópsia ou cirurgia é muito importante no planejamento do curso correto do tratamento.
O patologista prepara a amostra enviada durante a cirurgia para examinar e aconselhar o cirurgião se deve ou não prosseguir ou informar o cirurgião quando as bordas estiverem claras.
Em uma biópsia, o patologista irá determinar que tipo de células estão envolvidas e seu estágio, o que ajuda a decidir qual curso de tratamento é melhor para o câncer identificado.
Médicos especializados em histopatologia têm uma longa rota educacional. Além de um diploma universitário em uma disciplina científica escolhida, um patologista também precisa completar um doutorado de quatro anos, seguido de três a oito anos de residência. Ele é obrigado a continuar sua educação ao longo de sua carreira.
Histopatologista – O que é
Histopatologista
Um histopatologista é um médico de laboratório clínico especializado em detectar e analisar doenças em amostras de tecidos corporais.
Ele ou ela desempenha um papel muito importante na confirmação de diagnósticos de pacientes e na determinação do melhor curso de tratamento para várias condições.
Usando sofisticados equipamentos e técnicas de laboratório, um histopatologista pode identificar vírus, bactérias, câncer e outras anormalidades no nível celular.
A maioria dos profissionais trabalha em hospitais e clínicas especializadas, embora alguns histopatologistas sejam empregados por instituições de pesquisa privadas, empresas farmacêuticas e centros de cuidados com animais.
Os histopatologistas utilizam microscópios, corantes químicos, lasers e bisturis para investigar cuidadosamente os componentes das amostras de tecido. Com a ajuda de técnicos de histologia e outros especialistas, um histopatologista pode identificar uma doença em particular e aconselhar os médicos sobre as melhores maneiras de tratá-la.
Histopatologista
Para garantir a precisão, ele pode precisar revisar a literatura de pesquisa estabelecida sobre uma doença.
O médico mantém notas detalhadas sobre os procedimentos laboratoriais e escreve relatórios oficiais sobre suas descobertas.
Um número de histopatologistas especializa-se com determinados tipos de tecido ou certas doenças para fornecer análise especializada de amostras. Alguns profissionais se concentram no coração e vasos sanguíneos, por exemplo, enquanto outros investigam problemas relacionados aos pulmões ou ao cérebro.
Um histopatologista também pode se concentrar no diagnóstico de câncer, infecções virais ou distúrbios autoimunes.
Alguns histopatologistas optam por trabalhar em medicina veterinária, aplicando as mesmas habilidades usadas em laboratórios hospitalares para detectar doenças em tecidos animais.
Outros realizam investigações forenses, participando de autópsias para descobrir as causas da morte e ajudar em investigações criminais.
Além disso, um histopatologista pode conduzir uma pesquisa científica geral em uma universidade ou empresa farmacêutica para examinar os efeitos de medicamentos em diferentes doenças, a fim de ajudar a estabelecer melhores métodos de tratamento.
Histopatologista
Uma pessoa que quer se tornar um histopatologista deve primeiro obter um diploma de uma escola médica credenciada de quatro anos. Após a formatura, um novo médico geralmente inicia um programa de residência de três a quatro anos em um laboratório do hospital para obter experiência em primeira mão na prática de histologia e patologia. Durante uma residência, um indivíduo assiste a palestras regulares e trabalha ao lado de patologistas estabelecidos para dominar as habilidades necessárias para realizar o trabalho.
Um novo histopatologista é obrigado a passar em um extenso exame de certificação após o treinamento de residência, a fim de começar a trabalhar de forma independente.
Fonte: Colégio São Francisco