Hidroponia

PUBLICIDADE

Hidroponia – O que é

hidroponia é a prática de cultivo de plantas sem solo. Mais comumente, a hidroponia cultiva plantas em água rica em nutrientes, embora a hidroponia também pode ser considerado como a prática de plantas que crescem em outros agregados.

Hidroponia é um método vantajoso de jardinagem, tanto para uso doméstico e comercial. Não há ervas daninhas para lidar, e as plantas hidropônicas são tipicamente mais saudáveis, amadurecem mais cedo, e usam menos espaço.

Além disso, uma vez que é totalmente à base de água, é possível automatizar completamente um sistema de hidroponia, de modo que, se o agricultor estiver ausente durante um longo período de tempo, as plantas não vão sofrer. A água é normalmente reutilizados, em oposição aos métodos tradicionais de cultivo, onde muita água é perdida por evaporação ou escoamento.

Em um sistema de hidroponia interior, as plantas podem receber a luz solar através de meios artificiais. Outra consideração para o interior dos jardins hidropônicos é a circulação do ar.

Isso evita doenças fúngicas e permite que as plantas a extrair o dióxido de carbono necessário que necessitam.

O fator mais importante em hidroponia no entanto, é a solução nutriente que deve ser misturado com água.

Fertilizantes padrão são inadequadas, porque faltam alguns dos elementos necessários que as plantas seria de outra forma derivam do solo. Hidroponia

Misturas de fertilizantes hidropônico especialmente formulado são obrigatórios. Estes são amplamente disponíveis, mas deve ser testado após diluição para garantir um valor de pH entre 5 e 6.

Se a solução nutriente deve ser mudado a cada duas semanas. Entre as alterações, certifique-se de que o volume é mantido nível, adicionando mais água só, e não fórmula fertilizante adicional.

Se a água evapora eo nível da água fica muito baixo, a solução nutritiva vai se tornar muito rico e poderia realmente queimar raízes.

Há três maneiras diferentes de cultivar plantas em sistema hidropônico-crescidos. O mais simples, é a técnica do filme de nutrientes, simplesmente usa uma calha de plástico como um recipiente.

Buracos são colocados no topo para manter as plantas. A calha está ligeiramente inclinada, de modo que a solução flui a um reservatório.

Outros métodos incluem aeroponia, que suspende as raízes de uma neblina em vez de uma solução, e de arejamento, que utiliza uma bomba de ar para fornecer oxigênio para as raízes que estão imersos na solução.

Um sistema global de hidroponia usa material inerte, como seixos de argila ou fichas de espuma para cercar as raízes e fornecem suporte para a planta.

O sistema agregado mais comum é o método de inundação e drenagem, que enche um recipiente com o agregado. O recipiente é então inundado com solução nutritiva com a frequência necessária.

Sistemas de hidroponia caseiros são fáceis de fazer, e pode produzir um excelente rendimento de plantas de qualidade. O equipamento não é caro, e até mesmo esses sistemas podem ser feito em casa a partir de materiais comuns que podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens.

Hidroponia – Verdura

Hidroponia

Possivelmente, caso você tenha ido a algum mercado, pode ter encontrado nas gôndolas alface, almeirão, rúcula, agrião, ou outras verduras embaladas em saquinhos, os quais diziam: verdura hidropônica.

Mas o que é uma verdura hidropônica?

Nada mais é do que um vegetal que, ao invés de ser cultivado em solo, foi cultivado em água.

Por meio desta técnica de produção agrícola, em que não é utilizado o solo, as raízes das plantas são colocadas em uma solução nutritiva, a qual é balanceada com uma série de nutrientes dissolvidos na água.

Assim, ao perguntarem o que é Hidroponia, podemos dizer que se trata de uma forma de cultivo sem o uso do solo, usando ou não um substrato, em que as plantas recebem um fluxo contínuo destes nutrientes.

Vale lembrar que as raízes também são sempre aeradas.

Esta técnica, de certa forma, pode auxiliar no cultivo de hortaliças, pois estas plantas necessitam de uma série de condições favoráveis para que tenham alta produtividade.

Estas condições variam de um solo altamente fértil, como também condições climáticas que favoreçam o desenvolvimento das hortaliças.

Hidroponia

Assim, o uso da técnica da hidroponia surge como um método muito interessante no sentido de facilitar, sob certo ponto de vista, o controle de certas condições que afetariam a produtividade.

Por meio da hidroponia as hortaliças são colocadas em casas de vegetação, ou outras formas de proteção, que permitem um controle de condições, como temperatura, luminosidade, vento, entre outras situações que afetam o desenvolvimento das plantas. Além disso, as hortaliças são cultivadas numa solução nutritiva balanceada, o que favorece o seu desenvolvimento.

Vale lembrar que o sistema de produção hidropônico traz algumas vantagens ao produtor rural: o sistema favorece o uso racional de água, permite que se faça uma programação da produção, confere maior produtividade por área, faz com que a colheita seja mais precoce, como também permite um maior período produtivo.

Fonte: Juliano Schiavo

 

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.