PUBLICIDADE
Herança Quantitativa – O que é
Os genes envolvidos na herança quantitativa são chamados poligenes, sendo, portanto, também denominada de herança poligênica ou herança de múltiplos fatores.
Alguns exemplos de herança quantitativa são a cor do grão no trigo, comprimento da espiga no milho, cor da pele em seres humanos, inteligência humana, plantas cultivadas incluindo tamanho, forma e número de sementes ou frutos por planta.
Genes
Um poligene é definido como um gene onde um alelo dominante controla apenas uma unidade ou expressão quantitativa parcial de uma característica.
É também denominado como um gene no qual um alelo dominante produz individualmente um efeito ligeiro no fenótipo, mas na presença de outro alelo dominante semelhante controla a expressão quantitativa de uma característica devido ao efeito cumulativo. Assim, os poligenes também são chamados de genes cumulativos.
É um padrão de herança em que uma única característica fenotípica é governada por mais de um par de genes. Assim, há a formação de muitos genótipos possíveis, como resultado de que tais características mostram uma ampla gama de fenótipos.
Herança Quantitativa
Tal característica é chamada de característica poligênica ou multifatorial e o padrão de herança é chamado de herança poligênica ou quantitativa. Nesta herança, os indivíduos são muito parecidos entre si e geralmente são intermediários entre dois pais. Um cruzamento entre dois indivíduos resulta em uma variável, na qual alguns indivíduos se assemelham a um dos pais ou varia entre os dois.
Um exemplo clássico de herança quantitativa é a herança da cor da pele em seres humanos. A cor da pele é conhecida por estar sob o controle de pelo menos três pares de genes. Aa, Bb e Cc localizados em diferentes cromossomos. Quando um homem com uma condição homozigótica para a pele escura têm filhos com uma mulher que é homozigótica para a cor da pele clara, os filhos podem ter uma cor intermediária de pele diferente daquela dos pais.
A cor da pele dos indivíduos varia de acordo com o número de genes que eles herdam para pigmentação da pele. Nesta situação, cada gene dominante direciona a síntese da mesma quantidade do pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Assim, a tonalidade da cor da pele está diretamente relacionada ao número de genes dominantes para a cor da pele presentes no indivíduo.
Herança Quantitativa – Caráter
Herança Quantitativa é a herança genética de um personagem (como a cor da pele humana) controlada por poligenes.
Herança quantitativa é um termo genético definido como o resultado combinado quando muitos fatores se combinam para resultar em uma característica distinta.
Um exemplo de resultado de herança quantitativa é a altura.
A herança de um caráter (conhecido como caráter quantitativo ou traço) que depende da ação cumulativa de muitos genes, cada um dos quais produz apenas um pequeno efeito.
Exemplos de tais caracteres quantitativos incluem tamanho da ninhada em pássaros, produção de leite em gado e peso e pigmentação da pele em humanos. Normalmente, o personagem mostra uma variação contínua (ou seja, uma gradação de um extremo ao outro).
Exemplos de tais caracteres quantitativos incluem tamanho da ninhada em pássaros, produção de leite em gado, peso e pigmentação da pele em humanos, produção de esporos em samambaias, altura das árvores e produção de néctar em botões de ouro. Normalmente, o personagem mostra uma variação contínua (ou seja, uma gradação de um extremo ao outro).
Fonte: Camila Correia