PUBLICIDADE
Gametas é uma célula reprodutiva sexual madura, como esperma ou óvulo, que se une a outra célula para formar um novo organismo chamado zigoto.
Os gametas em machos e fêmeas são diferentes.
O gameta masculino é chamado de esperma. É muito menor que o gameta feminino e muito móvel. Tem uma cauda longa, flagelo, que permite avançar em direção ao gameta feminino.
O gameta feminino é chamado de ovo ou óvulo. É muito maior que o esperma e não é feito para se mover.
O que é
Um gameta é uma célula produzida por um organismo para fins de reprodução sexual.
Nos seres humanos, o óvulo e o esperma são as duas células sexuais, que diferem em tamanho e em outras qualidades, como a quantidade de cada uma que o corpo produz.
Cada uma dessas células possui 23 cromossomos, exatamente a metade do número encontrado nas outras células do corpo.
Eles são formados por uma divisão celular especial chamada meiose, que ocorre apenas nos órgãos sexuais primários – os testículos e os ovários.
A fertilização combina os gametas de ambos os pais em um zigoto.
Organismos sexuais produzem um tipo especial de célula, o gameta, que combina com outra célula para reprodução.
Nos seres humanos, cada um deles contém um par de 23 cromossomos e, portanto, é haploide, enquanto outras células são diploides, com dois pares de cromossomos. O 23º par difere em machos e fêmeas, e é o que distingue os dois sexos biologicamente, com machos tendo o par XY e fêmeas XX.
Os cromossomos consistem em longas sequências de genes unidos em uma sequência. Como o óvulo ou óvulo, a célula feminina, só pode transportar cromossomos X, o sexo é determinado pelo gameta masculino.
A divisão normal das células para produzir uma nova cópia do original ocorre através de um processo chamado mitose. Uma divisão ligeiramente diferente, a meiose, gera um novo gameta.
Ambos os processos envolvem a cópia do DNA do núcleo da célula-mãe e sua transferência para a nova, mas a meiose envolve uma combinação especial de DNA dos dois gametas originais dos pais.
Essa recombinação de informações hereditárias permite a diversidade de características herdadas no gameta recém-produzido; é a razão pela qual as crianças têm uma mistura de genes de ambos os pais.
Tamanho e quantidade relativa distinguem o macho do gameta feminino.
Os gametas masculinos, espermatozoides, são móveis, pequenos e produzidos em grande número, dos quais poucos conseguem a fertilização. Os ovos, a célula feminina, são grandes, com um citoplasma que nutrirá um embrião se ocorrer fertilização. Algumas espécies de algas e plantas não possuem gametas masculinos e femininos separados, mas se reproduzem combinando células geneticamente idênticas.
Nas espécies assexuais, não são produzidos gametas, e as células se dividem apenas por uma forma de mitose.
O gameta masculino, esperma, é produzido no testículo, em um processo chamado espermatogênese. Cada célula testicular que sofre meiose produz quatro novos gametas.
Nos ovários da fêmea, o folículo ovariano gera os óvulos durante um processo chamado ovogênese que é realizado em grande parte no nascimento, mas que é completado após a puberdade durante os ciclos mensais do ovário, quando os óvulos amadurecem e ficam prontos para serem fertilizados. No momento da fertilização, os gametas se unem e um zigoto é formado. Essa célula possui 46 cromossomos, com um número igual contribuído por cada pai.
Gametas – Células reprodutivas
Os gametas são as células reprodutivas de um organismo. Eles também são chamados de células sexuais.
Os gametas femininos são chamados óvulos, e os gametas masculinos são chamados espermatozoides.
Os gametas são células haploides, e cada célula carrega apenas uma cópia de cada cromossomo.
Essas células reprodutivas são produzidas através de um tipo de divisão celular chamada meiose.
Durante a meiose, uma célula-mãe diploide, que possui duas cópias de cada cromossomo, passa por uma rodada de replicação de DNA, seguida por dois ciclos separados de divisão nuclear para produzir quatro células haploides.
Essas células se desenvolvem em esperma ou óvulos. Os óvulos amadurecem nos ovários das fêmeas e os espermatozoides se desenvolvem nos testículos dos machos. Cada espermatozoide, ou espermatozoide, é pequeno e móvel.
O espermatozoide tem um flagelo, que é uma estrutura em forma de cauda que permite que a célula se mova.
Por outro lado, cada óvulo, ou óvulo, é relativamente grande e não móvel. Durante a fertilização, um espermatozoide e um óvulo se unem para formar um novo organismo diploide.
Tipos de Gametas
Em muitas espécies, existem dois tipos de gametas cuja forma e função são distintas uma da outra. Em humanos e outros mamíferos, por exemplo, o óvulo é muito maior que o esperma.
O esperma também possui uma aparência distinta de girino, com adaptações especiais para sua função principal de viajar pelo trato reprodutivo feminino e fertilizar o óvulo.
De maneira semelhante, o óvulo possui várias adaptações estruturais que auxiliam no processo de fertilização precisa e subsequente implantação.
Dizem que espécies que apresentam diferenças óbvias na aparência dos gametas exibem anisogamia.
Além disso, a maioria das espécies também é heterogamética – contendo um conjunto diferente de cromossomos em cada tipo de gameta.
Nos mamíferos, o gameta feminino contém um único cromossomo X, além de 22 cromossomos somáticos.
Por outro lado, o gameta masculino, o esperma, pode carregar um cromossomo X ou Y como o 23º cromossomo.
Dependendo do cromossomo presente no esperma, o zigoto diploide resultante pode ser uma mulher (XX) ou um homem (XY). Nos pássaros, essa forma de heterogamia é revertida.
As fêmeas produzem gametas que podem conter o cromossomo W ou Z e os machos produzem um único tipo de gameta.
Resumo
Os gametas são células reprodutoras haploides em organismos sexualmente reprodutivos que se fundem durante a fertilização.
A fertilização produz uma célula diploide que passa por repetidas rodadas de divisão celular para produzir um novo indivíduo. Os gametas são os portadores físicos da informação genética de uma geração para a seguinte.
Eles carregam cromossomos recombinantes produzidos no final da meiose.
Frequentemente, as espécies que se reproduzem sexualmente têm dois tipos morfologicamente distintos de indivíduos que produzem gametas diferentes.
O gameta maior produzido pela fêmea é geralmente chamado de ovo ou óvulo. O menor é o esperma. Distinções semelhantes também existem no mundo das plantas, com o gameta feminino sendo chamado óvulo e o gameta masculino com o nome de pólen.
Os gametas são as células reprodutoras masculinas e femininas
Gameta
Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.nature.com/study.com/socratic.org/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.thoughtco.com/biologydictionary.net