PUBLICIDADE
O que são evasinas?
As evasinas são alguns fatores de virulência e estratégias usadas pelas bactérias para causar uma infecção. O termo é utilizado para incluir todas as substâncias ou estruturas bacterianas que tornam a bactéria capaz de evadir-se das defesas do organismo, tais como: a fagocitose, o sistema complemento, citocinas, linfócitos citotóxicos e anticorpos.
Fagocitose
A fagocitose é um sistema de defesa muito eficiente, sendo ativado logo que as bactérias penetram a pele e a mucosa. As bactérias procuram evitar os fagócitos, situando-se em regiões inacessíveis ou evitando o contato químico.Caso ocorra o encontro da bactéria com o fagócito, ela tenta utilizar-se de meios para escapar do mesmo, tais como: tentar matá-lo, impedir sua ingestão ou tentar resistir ao conteúdo digestivo do fagossoma.
Sistema Complemento
O sistema complemento quando ativado interferem direta ou indiretamente nas bactérias. Quando a interferência é direta, causa lise e morte da bactéria. Quando a interferência é indireta, contribuem para a fagocitose ou em seus elementos de defesa, como anticorpos e neutrófilos. Algumas bactérias impedem a ativação do sistema complemento através de substâncias. Outras são capazes de destruir os componentes do mesmo.
Citocinas
As citocinas são pequenas proteínas ou peptídeos, algumas contendo moléculas de glicoproteínas, que modulam a função de outras células. Podem ser produzidas por diversas células, como macrófagos, linfócitos, monócitos, sendo importantes para o controle da resposta imune.
Anticorpos e linfócitos citotóxicos
Anticorpos são glicoproteínas específicas, derivadas dos linfócitos B que reagem contra antígenos quando o sistema de defesa é ativado. Essa reação atrai macrófagos que fagocitam o anticorpo e o corpo estranho, sendo denominada tal reação como antígeno-anticorpo.
A relação antígeno-anticorpo é altamente específica, o organismo adquire uma capacidade de resistir ao mesmo agente infeccioso no caso de uma nova infecção. Algumas bactérias utilizam estratégias tais como: variação antigênica, inativação do IgA, tolerância e estilo de vida intracelular.
Camila Correia