Entoprocta

PUBLICIDADE

Entoprocta – O que é

Um pequeno filo de invertebrados aquáticos sedentários que se assemelham a animais musgo. Eles têm um corpo arredondado em uma haste longa, tendo um anel de tentáculos para filtrar o alimento da água.

Kamptozoa ou Entoprocta (do grego entos, dentro + proktos, orifico retal) é um filo constituído por pequenos animais aquáticos (0,5mm até 5mm).

São blastocelomados e seu orificio retal fica dentro do átrio, na coroa de tentáculos. Antes pensava-se que possuíssem um lofóforo, por isso eram colocados junto dos Bryozoa, atualmente suas relações filogenéticas permanecem incertas.

São animais filtradores: os seus tentáculos segregam um muco que apanha as partículas alimentares, movendo-as depois, através de cílios, em direção à boca.

Possuem o corpo dividido em haste e cálice, com uma cavidade, o átrio, entre os tentáculos, onde ficam suas larvas em desenvolvimento, e de um lado fica a boca e do outro o orifício retal.

Algumas espécies são coloniais. Este filo possui cerca de 150 espécies em várias famílias, de maioria marinha.

Entoprocta – Classificação

Filo Entoprocta Nitsche, 1869
Ordem Coloniales
Família Barentsiidae Emschermann, 1972
Família Pedicellinidae Johnston, 1847
Família Loxokalypodidae Emschermann, 1972
Ordem Solitaria
Família Loxosomatidae Hincks, 1880

Filo Entoprocta

filo Entoprocta (do grego, entos = dentro + proktos = orifício retal).

Nome: vernáculo entoprocto

Os entoproctos são invertebrados de tamanho reduzido, sésseis, na sua grande maioria marinhos.

O corpo é formado por uma parte superior, o cálice, onde se encontra uma coroa de tentáculos ciliados, e um pedúnculo que sustenta este cálice.

Nas formas solitárias, o pedúnculo se prende diretamente ao substrato, enquanto que nas formas coloniais formam-se estolões horizontais.

Entoproctos são comumente encontrados na região entremarés, mas algumas espécies já foram coletadas a profundidades de 500m. Os substratos utilizados para fixação são os mais diversos, incluindo rochas, algas, conchas, hidrozoários, corais, briozoários e tunicados.

As relações filogenéticas destes animais com outros grupos são bastante obscuras. Durante muito tempo foram incluídos, juntamente com ectoproctos, no Filo Bryozoa.

No início deste século, verificou-se que seriam organismos não celomados, justificando sua separação em um Filo. Mais recentemente, levantou-se novamente a possibilidade de que entoproctos fossem bastante próximos a ectoproctos e que pudessem representar a condição ancestral destes (Brusca & Brusca, 1990).

Entoprocta – Descrição

Os membros desse filo são sésseis e pedunculados e possuem uma coroa de tentáculos ciliados. Existem tanto espécies coloniais quanto solitárias.

A maioria das espécies são colonial, e seus membros são conhecidos como “zoóides”, uma vez que não são totalmente independentes de animais.

Entoprocta são tipicamente de 1 mm (0,039 pol) de comprimento, mas variando de 0,1 a 7 milímetros (0,0039-0,2756 em) de comprimento.

A maioria dos entoproctos é microscópica. O comprimento do corpo não ultrapassa 5 mm.

Quase todos os entoproctos são marinhos. Os membros desse filo possuem uma ampla distribuição, vivendo das regiões polares até os trópicos.

A maioria das espécies marinhas está restrita às águas costeiras e, freqüentemente, desenvolve-se sobre conchas e algas. Alguns são comensais de anelídeos.

Os entoproctos de água doce vivem sob pedras em ambientes lóticos (águas correntes).

O corpo (cálice) dos membros do fi lo Entoprocta, como você já sabe, possui uma coroa, ou círculo, de tentáculos ciliados.

Ele pode estar ligado ao substrato por um único pedúnculo e um disco de fi xação com glândulas adesivas (formas solitárias) ou por dois ou mais pedúnculos (formas coloniais).

Tanto os tentáculos quanto o pedúnculo são parte da parede do corpo.

O número de tentáculos varia de 8 a 30, e cada um pode se mover individualmente. Cílios revestem as superfícies lateral e interna dos tentáculos.

Os últimos não podem ser retraídos para o interior do cálice, mas podem se posicionar para proteger a boca e o orifício retal.

Os entoproctos são fi ltradores. Seu tubo digestivo, que possui a forma de um U, é revestido por cílios.

Tanto a boca quanto o orifício retal estão localizados dentro do círculo de tentáculos cujas laterais possuem cílios longos que geram uma corrente de água.

Protozoários, diatomáceas e outros itens alimentares, trazidos pela corrente de água, são retidos pelos cílios curtos situados nas superfícies internas dos tentáculos e direcionados para a boca.

Entoprocta
Representante do filo Entoprocta

Entoprocta

Colônia de entoproctos

A parede do corpo dos entoproctos é formada por cutícula, epiderme e músculos longitudinais. O pseudoceloma é preenchido por um parênquima (ou mesênquima) gelatinoso.

Já o sistema excretor é formado por um par de protonefrídios. Um gânglio nervoso bem desenvolvido localiza-se ventralmente ao tubo digestivo.

A superfície corporal, por sua vez, apresenta cerdas e fóveas (depressões) sensoriais.

Entoprocta

Aspectos da morfologia de um membro do filo Entoprocta

Os entoproctos não possuem sistemas respiratório e circulatório. Assim, as trocas gasosas ocorrem através da parede do corpo, principalmente pelos tentáculos.

Quanto à reprodução, existem tanto espécies de entoproctos monóicas quanto dióicas. Existem também formas hermafroditas que apresentam protandria (as gônadas, inicialmente, produzem esperma e, posteriormente, óvulos). Os embriões dos entoproctos se desenvolvem no interior de uma bolsa posicionada entre o poro genital e o orifício retal do organismo parental. As larvas são ciliadas e nadadoras, e possuem um tufo de cílios na extremidade anterior e uma faixa ciliada em torno da margem ventral do corpo. A larva se fi xa ao substrato e se transforma no adulto.

Posição Sistemática

Reino: Animalia
Sub reino: 
Metazoa
Filo Entoprocta

Família Loxosomatidae
Família Loxokalypodidae
Família Pedicellinidae
Família Barentsiidae

Número de espécies

No mundo:150
No Brasil: 10

Características do Entoprocta

Simétrico bilateralmente.
O corpo tem mais de duas camadas de células, tecidos e órgãos.
A cavidade corporal é um pseudocelômico.
O corpo possui um intestino em forma de U com uma extremidade inferior do intestino.
Corpo normalmente permanentemente ligado a um substrato.
O sistema nervoso é um gânglio central com um anel circunesofágico.
Não tem sistema circulatório ou órgãos de troca gasosa.
Possui protonefrídia como sistema excretor.
Tem um lóforo.
Reprodução normalmente sexual ou assexuada por uma variedade de métodos.
Alimenta-se de partículas finas na água.
Todos vivem em ambientes aquáticos, principalmente marinhos.

Os entoproctos, às vezes chamados de “vermes de cálice” porque se parecem muito com taças de beber, são pequenos a minúsculos (animais aquáticos de 0,5 mm a 5,0 mm.

Das cerca de 150 espécies conhecidas, a maioria é marinha. Eles vivem principalmente sedentários e coloniais ou solitários em ambientes marinhos costeiros.

Biologia e Ecologia

Todos os Entoprocta são filtradores, prendendo pequenas partículas no muco secretado por seus tentáculos. Este muco é mantido em constante movimento em direção à boca por numerosos cílios pequenos nos tentáculos. A maioria das espécies tem cílios maiores nas laterais de seus tentáculos, que geram uma corrente de água quando batem.

Eles têm um intestino em forma de U que termina em uma extremidade inferior do intestino levantado no centro de seus 6 – 36 tentáculos. A corrente de água se move abaixo do animal, sobe pelos tentáculos e se afasta.

Carregar as fezes para longe da boca, que fica abaixo da extremidade inferior do intestino, e para fora pelo espaço central entre os tentáculos – de forma que não contamine o muco portador do alimento.

Nos Briozoários e Phoronida (que também são alimentadores de filtros portadores de lofóforos), a corrente de água desce de cima do animal e passa pela boca por último – antes de sair do anel tentacular.

Aqui as fezes, sendo liberadas fora do anel tentacular, também não contaminam o muco portador de alimentos. Duas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.

Fonte: www.geocities.com/teca.cecierj.edu.br/www.earthlife.net

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.