PUBLICIDADE
Definição
Geração fisiológica e regulação da temperatura corporal por meios metabólicos: a propriedade ou estado de ser de sangue quente.
Endotermia pertence a organismos que são capazes de manter sua temperatura corporal acima da temperatura do ambiente externo.
Endotermia, os chamados animais de sangue quente; isto é, aqueles que mantêm uma temperatura constante do corpo independente do ambiente.
O que é Endotermia?
Praticamente todos os mamíferos são endotérmicos.
A Endotermia é a capacidade de um organismo para gerar e conservar o calor, a fim de manter uma temperatura corporal estável e quente.
Essa habilidade é comumente referida como sangue quente.
Outro termo que é usado para se referir a animais endotérmicos é a homeotermia.
Embora a homeotermia e a endotermia sejam frequentemente usadas de forma intercambiável, seus significados não são exatamente os mesmos.
Homeotermia é a capacidade de um organismo para manter uma temperatura corporal interna constante, independentemente da temperatura do ambiente. Isso pode exigir a capacidade de perder o excesso de calor, bem como a capacidade de gerar e conservar o calor. A maioria dos mamíferos possui ambas as habilidades.
Geração do calor
Mamíferos geram calor principalmente por manter uma alta taxa metabólica.
A taxa metabólica é a velocidade na qual as reações químicas ocorrem nas células do corpo.
Uma taxa mais rápida de reações químicas nas células do corpo resulta na produção de mais calor. Por exemplo, dobrar a taxa metabólica leva a um aumento de cerca de 10 graus na temperatura corporal.
Como os mamíferos conseguem manter taxas metabólicas tão altas?
As células de mamíferos têm muito mais mitocôndrias do que as células de outros vertebrados.
As mitocôndrias são as “usinas de força” das células. Eles geram a maior parte do ATP das células, que é sua principal fonte de energia química. Ter mais dessas minúsculas usinas em suas células permite que os mamíferos produzam a energia extra necessária para manter uma alta taxa metabólica.
Os mamíferos também podem gerar temporariamente mais calor ao tremer.
Tremores são atividades musculares involuntárias que convertem parte da energia do corpo em calor.
Como a maioria das respostas que regulam a temperatura corporal em mamíferos, os tremores são controlados pelo hipotálamo no cérebro.
O hipotálamo detecta diretamente a temperatura interna do corpo. Ele também tem entrada de sensores de temperatura na pele. Quando a temperatura é muito baixa, o hipotálamo sinaliza que os músculos se contraem. Essa atividade muscular produz calor. Da próxima vez que você tremer, observe como a maioria dos músculos do seu corpo parecem apertar tudo de uma só vez. As muitas contrações musculares simultâneas podem gerar uma quantidade significativa de calor.
Conservação de calor
Gerar calor é apenas parte da história.
Conservar o calor também é importante para a maioria dos mamíferos manter uma temperatura corporal quente. Em áreas com clima frio, a perda de calor pode ser uma grande ameaça à homeotermia, especialmente em pequenos mamíferos.
O calor é perdido para o ambiente através da superfície do corpo quando o ambiente é mais frio que a temperatura corporal. Se a área da superfície do corpo for grande em relação ao tamanho total do corpo, uma proporção maior de calor será perdida.
Pequenos animais têm uma grande área de superfície em relação ao tamanho do corpo, então eles perdem relativamente mais calor do corpo do que os animais grandes.
Existem várias adaptações que ajudam os mamíferos a reduzir a perda de calor de sua superfície corporal. Cabelo ou pele é um caminho. Ele prende uma camada de ar quente ao lado da pele, que age como isolamento. A maioria dos mamíferos tem a capacidade de fazer o seu cabelo ficar em pé sobre a pele, permitindo que uma camada mais espessa de ar quente fique presa. Isso é realizado por músculos minúsculos, chamados músculos eretores, que estão ligados aos folículos pilosos.
Você já teve “arrepios” quando estava com frio?
Estas pequenas saliências são causados pelos músculos eretores que levantam os folículos pilosos da pele. Outra forma de isolamento em mamíferos é a gordura.
Ao contrário da pele de outros vertebrados, a pele dos mamíferos normalmente tem uma camada de gordura abaixo dela. Essa camada, chamada gordura subcutânea, ajuda a isolar o corpo e a manter o calor.
Mamíferos também podem economizar calor, reduzindo o fluxo sanguíneo para a superfície do corpo. O sangue normalmente leva o calor de dentro do corpo até a superfície do corpo.
Portanto, a redução do fluxo sanguíneo para a superfície esfria a superfície e reduz a perda de calor. Os capilares, que são os menores vasos sanguíneos, podem se estreitar ou se contrair quando o corpo estiver muito frio. Este processo, chamado vasoconstrição, é controlado pelo hipotálamo. Isso ajuda a conservar o calor do corpo.
Em condições extremamente frias, a vasoconstrição excessiva pode causar dormência e até congelamento nas extremidades, como dedos, dedos, nariz ou orelhas. Isso ocorre porque a vasoconstrição excessiva interrompe praticamente todo o fluxo sanguíneo para as extremidades. Sem qualquer fluxo sanguíneo, as células não podem funcionar e morrer rapidamente.
Fonte: www.merriam-webster.com/www.ck12.org/www.thefreedictionary.com/www.biology-online.org/www.britannica.com