Domesticação

PUBLICIDADE

O que é

A domesticação é o processo pelo qual as plantas e os animais são geneticamente modificadas ao longo do tempo por seres humanos para as características que são mais vantajoso ou desejável para os seres humanos.

Por exemplo, se um ser humano notar que uma planta particular no campo é mais alto, e plantas mais altas são consideradas mais valiosas, ele / ela pode escolher sementes daquela planta a partir da qual crescer novas plantas. Uma vez que as plantas individuais selecionadas provavelmente contêm o gene para o traço para o qual foram selecionadas, sua progênie (filhos) tem maior probabilidade de herdar esse traço. Uma planta alta é mais provável ter progênie mais alta. Ao longo do tempo, se apenas plantas altas forem escolhidas como progenitoras, mais e mais plantas serão altas.

Nossos ancestrais humanos começaram este processo selecionando o teosinte (o ancestral do milho) que teve núcleos maiores, e mais fileiras dos kernels. Com o passar do tempo eles provavelmente também foram selecionados para outros traços úteis, tais como grãos que não quebraram (caem da planta), grãos expostos (sem a parte protetora externa do grão) e maior rendimento.

Uma vez que as características selecionadas são vantajosas para os seres humanos, mas não necessariamente vantajosas para as plantas, estas plantas recentemente desenvolvidas têm frequentemente perdido a capacidade de sobreviver na natureza sem seres humanos.

Por exemplo, os grandes grãos de orelhas de milho contemporâneas não são facilmente dispersos pelo vento ou pássaros. Se fossem deixados sozinhos na natureza, eles simplesmente caíam no chão, onde eles brotavam em um montão, muito próximos uns dos outros para poderem crescer em grandes plantas saudáveis.

E enquanto algumas sementes de plantas são dispersadas por ingestão de animais (e depois expelidas com fezes), os grãos de milho são mais bem digeridos, de tal modo que não são mais viáveis quando expulsos (eles perderam o casco de sementes duro que seu antepassado tinha); Assim, eles não podem ser dispersos desta maneira.

Uma vez que apenas certas plantas estão sendo selecionadas e propagadas, a domesticação tende a diminuir a diversidade genética das variedades cultivadas.

Como os consumidores preferem a uniformidade no mercado, eles “selecionam” a baixa diversidade genética. Mas a baixa diversidade genética pode ser prejudicial.

Entretanto, a diversidade geralmente permanece nos parentes silvestres das espécies cultivadas e pode ser reintroduzida por melhoramento intencional de plantas.

Domesticação é o mesmo processo usado para criar novos tipos de cães, gatos, gado, etc

Definição

Domesticação é o processo de adaptação de plantas e animais selvagens para uso humano. As espécies domésticas são criadas para alimentação, trabalho, vestuário, remédios e muitos outros usos. As plantas e os animais domesticados devem ser criados e cuidados por seres humanos. As espécies domesticadas não são selvagens.

A domesticação é o processo de converter (animais, plantas, etc.) para usos domésticos.

Domesticação é o processo de reorganização hereditária de animais selvagens e plantas em formas domésticas e cultivadas de acordo com os interesses das pessoas.

A domesticação

A domesticação é uma relação sustentada multigeracional em que um grupo de organismos assume um grau significativo de influência sobre a reprodução e cuidados de outro grupo para assegurar um fornecimento mais previsível de recursos a partir desse segundo grupo.

Charles Darwin reconheceu o pequeno número de traços que tornavam as espécies domésticas diferentes dos seus antepassados selvagens. Ele também foi o primeiro a reconhecer a diferença entre reprodução seletiva consciente em que os seres humanos selecionam diretamente para traços desejáveis e seleção inconsciente onde os traços evoluem como um subproduto da seleção natural ou da seleção em outros traços.

Existe uma diferença genética entre populações domésticas e selvagens.

Há também uma tal diferença entre os traços de domesticação que os pesquisadores acreditam ter sido essencial nos estágios iniciais da domesticação e os traços de melhoria que surgiram desde a divisão entre as populações selvagens e domésticas.

Os traços de domesticação são geralmente fixos em todos os domesticados e foram selecionados durante o episódio inicial de domesticação desse animal ou planta, enquanto os traços de melhora estão presentes apenas em uma proporção de domesticados, embora possam ser fixados em raças individuais ou populações regionais.

Domesticação de Plantas

As pessoas domesticaram plantas há cerca de 10 mil anos, entre os rios Tigre e Eufrates na Mesopotâmia (que inclui os países modernos do Irã, Iraque, Turquia e Síria).

As pessoas coletaram e plantaram as sementes de plantas silvestres. Eles se certificaram de que as plantas tinham tanta água quanto precisavam para crescer, e as plantaram em áreas com a quantidade certa de sol. Semanas ou meses depois, quando as plantas floresceram, as pessoas colheram os alimentos.

As primeiras plantas domesticadas na Mesopotâmia foram trigo, cevada, lentilhas e tipos de ervilhas. Pessoas em outras partes do mundo, incluindo a Ásia Oriental, partes da África e partes da América do Norte e do Sul, também domesticaram plantas. Outras plantas que foram cultivadas por civilizações adiantadas incluíram arroz (em Ásia) e batatas (em Ámérica do Sul).

As plantas não foram apenas domesticadas para alimentação. As plantas de algodão foram domesticadas para a fibra, que é usada no pano. Algumas flores, como as tulipas, foram domesticadas por motivos ornamentais ou decorativos.

Domesticação Animal

Por volta da mesma época em que domesticavam plantas, as pessoas da Mesopotâmia começaram a domesticar animais para a carne, o leite e os couros. Os couros, ou as peles dos animais, eram usados para a roupa, o armazenamento, e para construir abrigos da barraca.

Cabras foram provavelmente os primeiros animais a serem domesticados, seguido de perto por ovelhas. No sudeste da Ásia, as galinhas também foram domesticadas há cerca de 10 mil anos.

Mais tarde, as pessoas começaram a domesticar animais maiores, como bois ou cavalos, para lavrar a terra e transporte. Estes são conhecidos como animais de carga.

Domesticar os animais pode ser um trabalho difícil.

Os animais mais fáceis de domesticar são os herbívoros que pastram na vegetação, porque são mais fáceis de alimentar: eles não precisam de seres humanos para matar outros animais para alimentá-los, ou para cultivar culturas especiais.

As vacas, por exemplo, são facilmente domesticadas.

Os herbívoros que comem grãos são mais difíceis de domesticar do que os herbívoros que pastam porque os grãos são valiosos e também precisam ser domesticados. Galinhas são herbívoros que comem sementes e grãos.

Alguns animais domesticados para uma finalidade já não servem essa finalidade. Alguns cães foram domesticados para ajudar as pessoas na caça, por exemplo.

Existem centenas de espécies de cães domésticos hoje. Muitos deles ainda são excelentes caçadores, mas a maioria são animais de estimação.

Ao longo da história, as pessoas criaram animais domesticados para promover certos traços. Os animais domésticos são escolhidos pela sua capacidade de reproduzir em cativeiro e pelo seu temperamento calmo. Sua capacidade de resistir à doença e sobreviver em climas difíceis também é valiosa.

Ao longo do tempo, essas características tornam os animais domésticos diferentes de seus antepassados selvagens.

Os cães provavelmente foram domesticados a partir dos lobos cinzentos. Hoje, os cães são uma espécie distinta de lobos cinzentos.

Animais domesticados podem olhar muito diferente de seus antepassados selvagens. Por exemplo, as galinhas selvagens iniciais pesavam cerca de dois quilos.

Mas ao longo de milhares de anos de domesticação, eles foram criados para ser maior. Frangos maiores produzem mais carne. Hoje, as galinhas domésticas pesam aproximadamente 7 quilos. As galinhas selvagens incubavam apenas um pequeno número de ovos uma vez por ano, enquanto as galinhas domésticas comumente colocam 200 ou mais ovos por ano.

Efeitos sobre seres humanos

As plantas domesticadoras marcaram um grande ponto de viragem para os seres humanos: o início de um modo de vida agrícola e civilizações mais permanentes.

Os seres humanos já não tinham de vagar para caçar animais e recolher plantas para os seus alimentos.

A agricultura – o cultivo de plantas domésticas – permitiu que menos pessoas fornecessem mais comida. A estabilidade que acompanha a produção regular e previsível de alimentos levou ao aumento da densidade populacional. As pessoas eram capazes de fazer mais do que procurar o alimento de cada dia – podiam viajar, trocar e comunicar. As primeiras aldeias e cidades do mundo foram construídas perto de campos de plantas domesticadas.

A domesticação das plantas também levou a avanços na produção de ferramentas. As primeiras ferramentas agrícolas eram ferramentas manuais feitas de pedra.

As pessoas mais tarde desenvolveram ferramentas de metal, e eventualmente usaram arados puxados por animais domesticados para trabalhar campos.

Animais

A Domesticação são animais criados e reproduzidos pelos os Humanos.

Não podemos confundir domesticação com amansamento, pois a domesticação é um processo adaptativos e devemos comparar grupos domésticos e selvagens de uma mesma espécie, só então podemos concluir que se trata de domesticação pois a reprodução e convivência com os humanos que indica o grau de domesticação.

Fonte: maize.teacherfriendlyguide.org/nationalgeographic.org/global.britannica.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.