Cordão Umbilical

PUBLICIDADE

Cordão umbilical é um anexo que liga o feto à placenta, característica única dos mamíferos placentários.

Composto de três canais: duas artérias e uma veia que envolve a geleia de Wharton (material gelatinoso). Está inserido através do umbigo aos vasos da placenta, que por sua vez está ligada aos vasos da mãe. Está ligação é responsável pela troca de nutrientes, oxigênio e excretas.

Nas primeiras semanas o embrião se alimenta dos nutrientes do saco vitelínico ou vesícula vitelínica que está ligada diretamente ao intestino, o cordão só se formará nas primeiras semanas, quando a vesícula desaparece e o feto passa a se alimentar através dele.

Age como pulmão, o oxigênio é levado a todas as partes do corpo através da corrente sanguínea, o cordão umbilical garante este processo já que o feto não tem pulmões formados. Recebe as excretas levando á placenta onde é renovado e purificado e volta novamente. O sangue da mãe e do embrião não se mistura.

Cordão Umbilical

Realiza funções endócrinas, transporta hormônios resultantes das funções endócrinas realizadas pela placenta e aqueles resultantes dos processos maternos. Os níveis umbilicais dos hormônios como o do crescimento aumentam ao longo do tempo, correlacionados com o peso do fetal.

Armazena células tronco, encontradas em abundância juntas a elementos sanguíneos, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. As células tronco são aquelas que podem se transformar em qualquer outra do corpo. Atualmente há muitas pesquisas na área.

Podem ser congeladas, além de poderem se dividir, podem também ser estimuladas para tornarem-se células e tecidos necessários para serem utilizados em tratamentos e terapias.

A grande vantagem é que as células tronco nunca foram expostas a vírus, bactérias ou outras ameaças presentes no meio ambiente, tendo maior eficácia terapêutica e proporcionando menor risco de complicações.

Cordão Umbilical

Condutor emocional alimenta a conexão mãe e filho de maneira profunda. Acredita-se que além do corpo físico do cordão, forma-se um cordão energético que transporta as emoções e sentimentos da mãe para o feto, através dos hormônios.

Toda situação de stress atinge o feto, que também pode sentir ansiedade ou nervosismo, bem como sentimentos de amor, afeto ou rejeição todos transmitidos através do cordão umbilical.

Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.