PUBLICIDADE
O copo de leite, Zantedeschia aethiopica Spreng, pertence à família Araceae e tem como nomes populares cala branca e lírio-do-nilo. Esta espécie é originária da África, possui hábito herbáceo e seu florescimento ocorre na primavera e no verão.
O comprimento de haste de copo de leite varia de 45 a 60 cm e o comprimento da flor de 12 a 18 cm. Seu ponto de colheita é quando os botões florais começam a se abrir ou quando a espata se encontra expandida.
Normalmente são comercializados em maços com 12 hastes.
Recomenda-se para o tratamento pós-colheita de copo de leite, a imersão por 24 horas da base das hastes florais em solução composta de 2% de sacarose e 200 ppm de ácido cítrico. Os sinais de perda de qualidade são: escurecimento e perda de turgescência da espata, flores opacas, enrolamento da ponta da espata e necrose dos tecidos. Após colhido a durabilidade média do copo de leite é de 5 dias,sendo que a temperatura para um melhor armazenamento deve ser de 4 a 5ºC, por um período de até 4 dias.
Conhecida como copo-de-leite, a Zantedeschia é uma planta herbácea que pode alcançar até 1 metro e é muito usada como decoração dentro de casa. Sua principal característica são flores brancas em formato de copo e um caule comprido e rígido. Essas plantas também se adaptam bem a ambientes exteriores.
Derivação de nomes e aspectos históricos
Esta linda planta foi introduzida na Europa muito cedo, aparentemente antes de Van Riebeeck ter estabelecido a estação de refrescos no Cabo. Também é ilustrado em uma conta do Royal Garden em Paris em 1664. Foi enviado como uma das plantas interessantes do Cabo para a Europa por Simon van der Stel algum tempo antes de 1697.
Zantedeschia tem o nome do professor Zantedeschi, provavelmente Giovanni Zantedeschi, 1773-1846, um médico e botânico italiano, embora haja alguma incerteza sobre isso. O nome aethiopica não está diretamente relacionado com a Etiópia. Nos tempos clássicos, significava o sul do mundo conhecido, ou seja, o sul do Egito e a Líbia. Várias plantas do sul da África receberam este epífoto específico no início.
Fonte: faef.revista.inf.br/casa.umcomo.com.br/pza.sanbi.org
Redes Sociais