O que são coliformes?
PUBLICIDADE
As bactérias coliformes em geral se originam no intestino de animais de sangue quente.
Coliformes fecais são capazes de crescer na presença de sais biliares ou agentes de superfície semelhantes, são oxidase negativa, e a produção de ácido e gás a partir de lactose no prazo de 48 horas a 44 ± 0,5 ° C.
As bactérias coliformes incluem géneros que se originam em fezes (por exemplo, Escherichia ), assim como géneros de origem fecal não (por exemplo, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter).
O ensaio destina-se a ser um indicador de contaminação fecal; mais especificamente de E. coli, que é um microrganismo indicador de outros agentes patogênicos que podem estar presentes nas fezes.
Presença de coliformes fecais na água podem não ser diretamente prejudiciais, e não indica necessariamente a presença de fezes.
Coliformes fecais
Coliformes totais
O grupo de bactérias determinado coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem.
As bactérias do grupo coliforme são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal.
O grupo coliforme é formado por um número de bactérias que inclui os generos Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria.
Todas as bactérias coliformes são gran-negativas manchadas, de hastes não esporuladas que estão associadas com as fezes de animais de sangue quente e com o solo.
As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente a 44,5oC e são capazes de fermentar o açúcar.
O uso da bactéria coliforme fecal para indicar poluição sanitária mostra-se mais significativo que o uso da bactéria coliforme “total”, porque as bactérias fecais estão restritas ao trato intestinal de animais de sangue quente.
A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microorganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera.
A presença de coliformes totais na água potável indica que o sistema pode estar contaminado por fezes ou vulnerável à contaminação fecal.
Coliformes – Grupo
Um grupo de bacilos Gram-negativos, também referido como enterobactérias.
Eles são comensais do intestino.
O grupo inclui: E. coli, Enterobacter, Proteus, Klebsiella e outros.
Não há grandes riscos de controle de infecção normalmente. No entanto, as precauções de controle de infecção devem ser tomados com estirpes resistentes a múltiplos antibióticos.
Principais infecções clínicas:
Infecções do trato urinário, tanto da comunidade e hospitalar.
Também pode causar pneumonia associada à ventilação mecânica
Infecções de feridas e abscessos intra-abdominais, geralmente em associação com outras bactérias.
Infecções do trato biliar.
Tudo o acima pode conduzir a septicemia.
Normalmente sensível a:
Cefalosporinas
A gentamicina
Ciprofloxacina
Piperacilina/Tazobactam (Tazocin ®)
Imipenem/meropenem
Trimetoprima
Normalmente resistente a:
Amoxicilina/Ampicilina
Algumas estirpes são resistentes a múltiplos antibióticos, incluindo as cefalosporinas, gentamicina e quinolonas.
ATENÇÃO: as doses de antibiótico recomendadas neste texto destinam-se a pacientes adultos com função renal normal e função hepática, salvo indicação contrária
Coliformes – Bactérias
Bactérias coliformes são um conjunto de micro-organismos relativamente inofensivos que vivem em grande número no intestino dos seres humanos e animais de aquecimento e de sangue frio.
Eles auxiliam na digestão dos alimentos.
Um subgrupo específico desta coleção é que as bactérias coliformes fecais, o membro mais comum é a Escherichia coli.
Escherichia coli
Esses organismos podem ser separados do grupo coliforme total pela sua capacidade para crescer a temperaturas elevadas e são associados apenas com o material fecal de animais de sangue quente.
Quais são os coliformes?
Coliformes
Coliformes são uma ampla classe de bactérias encontradas em nosso ambiente, incluindo as fezes do homem e de outros animais de sangue quente.
A presença de bactérias coliformes na água potável podem indicar uma possível presença de organismos nocivos, causadores de doenças.
Coliformes – Impacto ambiental
A presença de bactérias coliformes fecais em ambientes aquáticos indica que a água tenha sido contaminado com o material fecal de homem ou outros animais.
No momento que isso ocorreu, a água da fonte pode ter sido contaminada por patógenos ou bactérias produtoras de doença ou vírus que também podem existir no material fecal.
Algumas doenças patogênicas transmitidas pela água incluem febre tifóide, gastroenterite viral e bacteriana e hepatite A.
A presença de contaminação fecal é um indicador de que um risco potencial para a saúde existe para indivíduos expostos a essa água.
Os coliformes fecais podem ocorrer em água ambiente como resultado do excesso de esgoto doméstico ou fontes difusas de dejetos humanos e animais.
Significância: Bactérias coliformes fecais indicam a presença de contaminação de esgoto de um curso de água e a possível presença de outros organismos patogênicos.
Testes apresentados – Triagem especializada de patógenos (teste de PCR de patógenos transmitidos pela água) inclui Cryptosporidium, Giardia, Shigella, E. Colo 0157: H7, Legionella e Campylobac.
As bactérias são organismos unicelulares que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio muito poderoso. As bactérias podem ser encontradas em todos os lugares – no ar, na água e no solo, até mesmo dentro e fora do seu próprio corpo. Eles podem nos beneficiar reciclando resíduos, ajudando as plantas fixadoras de nitrogênio a crescer e fazendo certos tipos de alimentos. Eles podem nos prejudicar, causando doenças e deterioração de alimentos. Uma preocupação ambiental são os muitos tipos de bactérias coliformes.
Bactérias coliformes fecais são um grupo de bactérias que passam através dos excrementos fecais de humanos, animais domésticos e animais selvagens. Eles ajudam na digestão dos alimentos.
Um subgrupo específico dessa coleção são as bactérias coliformes fecais, sendo o membro mais comum a Eschericia coli.
Esses organismos podem ser separados do grupo de coliformes totais por sua capacidade de crescer em temperaturas elevadas e estão associados apenas ao material fecal de animais de sangue quente.
As bactérias se reproduzem rapidamente se as condições forem adequadas para o crescimento. A maioria das bactérias cresce melhor em ambientes escuros, quentes e úmidos com alimentos.
Algumas bactérias formam colônias à medida que se multiplicam, que podem crescer o suficiente para serem vistas. Crescendo e contando colônias de bactérias coliformes fecais de uma amostra de água de um riacho, podemos determinar aproximadamente quantas bactérias estavam originalmente presentes.
A presença de bactérias coliformes fecais em ambientes aquáticos indica que a água foi contaminada com material fecal do homem ou de outros animais.
As bactérias coliformes fecais podem entrar nos rios através da descarga direta de dejetos de mamíferos e pássaros, de escoamento agrícola e de tempestades e de esgoto humano não tratado.
As fossas sépticas residenciais individuais podem ficar sobrecarregadas durante a estação chuvosa e permitir que dejetos humanos não tratados fluam para valas de drenagem e águas próximas. As práticas agrícolas, como permitir que os dejetos animais cheguem aos riachos próximos durante a estação chuvosa, espalhar estrume e fertilizante nos campos durante os períodos chuvosos, e permitir que o gado dê de beber nos riachos, podem contribuir para a contaminação por coliformes fecais.
No momento em que isso ocorre, a fonte de água pode estar contaminada por patógenos ou bactérias ou vírus produtores de doenças, que também podem existir na matéria fecal.
Algumas doenças patogênicas transmitidas pela água incluem infecções de ouvido, disenteria, febre tifoide, gastroenterite viral e bacteriana e hepatite A.
A presença de coliformes fecais tende a afetar mais os humanos do que as criaturas aquáticas, embora não exclusivamente. Embora essas bactérias não causem doenças diretamente, grandes quantidades de bactérias coliformes fecais sugerem a presença de agentes causadores de doenças.
A presença de contaminação fecal é um indicador de que existe um potencial risco para a saúde dos indivíduos expostos a essa água. Durante os períodos de alta pluviosidade, o esgoto pode ficar sobrecarregado e transbordar, evitando o tratamento. À medida que descarrega em um riacho ou rio próximo, o esgoto não tratado entra no sistema do rio. O escoamento de estradas, estacionamentos e pátios pode transportar dejetos de animais para riachos através de bueiros.
Por que o teste de coliformes fecais é importante – Água potável
As bactérias coliformes totais são uma coleção de microrganismos relativamente inofensivos que vivem em grande número nos intestinos do homem e de animais de sangue quente e frio.
Eles ajudam na digestão dos alimentos. Um subgrupo específico dessa coleção são as bactérias coliformes fecais, sendo o membro mais comum a Escherichia coli.
Esses organismos podem ser separados do grupo de coliformes totais por sua capacidade de crescer em temperaturas elevadas e estão associados apenas ao material fecal de animais de sangue quente.
O grupo de coliformes fecais inclui todas as bactérias em forma de bastonete que não formam esporos, Gram-negativas, fermentam lactose em 24 horas a 44,5 ° C e podem crescer com ou sem oxigênio.
Os coliformes fecais por si só geralmente não são patogênicos; são organismos indicadores, o que significa que podem indicar a presença de outras bactérias patogênicas.
Os patógenos estão normalmente presentes em quantidades tão pequenas que é impraticável monitorá-los diretamente.
Nota: Algumas cepas de Escherichia coli, que são um tipo de coliforme fecal, podem causar doenças intestinais.
Fonte: www.state.ky.us/www.nuh.nhs.uk/darwin.futuro.usp.br/www.bvsde.paho.org/www.water-research.net/www.rdos.bc.ca