Citólise

PUBLICIDADE

A citólise, também conhecida como lise osmótica, ocorre quando uma célula explode e libera seu conteúdo no ambiente extracelular devido a um grande influxo de água na célula, excedendo em muito a capacidade da membrana celular de conter o volume extra.

Essa é uma preocupação particularmente para células que não possuem uma parede celular resistente para resistir à pressão interna da água.

A água pode difundir-se lentamente através da bicamada lipídica da membrana celular, mas o transporte rápido requer a presença de canais transmembranares seletivos chamados aquaporinas.

Essas proteínas integrais da membrana permitem o movimento da água, impedindo o acesso a muitos solutos e íons.

As células geralmente têm uma concentração mais alta de sal e íons do que seu ambiente imediato, especialmente em organismos unicelulares que vivem em corpos de água doce e isso pode levar ao influxo de água.

A maioria das células possui mecanismos internos para lidar com o movimento constitutivo da água.

No entanto, quando há uma mudança repentina na tonicidade do ambiente extracelular, ou uma alteração na estrutura da membrana, a água pode inundar a célula e causar a explosão.

A citólise é uma causa de morte celular em organismos multicelulares quando seus fluidos corporais se tornam hipotônicos e é visto como um efeito colateral do sofrimento de um derrame.

A lise osmótica também é usada por algumas partículas virais replicadas para sair da célula hospedeira e continuar o processo infeccioso.

No entanto, a citólise também tem um papel funcional e é usada pelo sistema imunológico para destruir seletivamente células tumorais ou infectadas por alguns patógenos.

O que é citólise?

Citólise é uma morte celular que ocorre como resultado de uma ruptura na membrana celular.

Quando uma célula sofre citólise, ela explode, espalhando seu conteúdo no processo.

Várias coisas podem causar citólise.

Esse processo é muito diferente da apoptose, ou morte celular programada, na qual uma célula se desliga gradualmente ou é acionada por outra célula.

As células citotóxicas (ou “tóxicas para as células”) no sistema imunológico geralmente utilizam apoptose para neutralizar as células infectadas.

Um motivo comum para a citólise ocorrer é uma interrupção no equilíbrio osmótico.

Normalmente, os fluidos corporais constituem uma solução isotônica, o que significa que seu equilíbrio de sais é semelhante às células, e as células não sofrem perda ou ganho líquido à medida que a água e os sais fluem através delas. Isso permite que as células se mantenham saudáveis e fornece uma maneira de serem liberadas para remover toxinas e atualizadas com os minerais e outros compostos necessários.

Se o fluido corporal se tornar hipotônico, o que significa que é uma solução com menor concentração do que a encontrada na célula, ela tenderá a ganhar água. Este é o resultado da pressão osmótica, que incentiva as soluções a fluírem de áreas de baixa concentração para áreas de alta concentração. Se a célula ganha água suficiente, ela pode se romper, passando por citólise e morrendo.

Isso pode acontecer com pessoas que sofrem de intoxicação por água, à medida que seus fluidos corporais se tornam perigosamente diluídos, causando inchaço nas células de seus corpos.

Os pesquisadores podem induzir citólise em laboratório, colocando as células em uma solução hipotônica que fará com que elas inchem e acabem estourando.

Isso pode ser usado para preparar células e soluções para várias experiências e procedimentos e para explorar os limites da citólise para aprender mais sobre como tipos específicos de células funcionam.

Alguns vírus também podem iniciar a citólise danificando a membrana celular.

Os vírus usam isso a seu favor, primeiro colonizando uma célula e forçando-a a reproduzir seu DNA e, em seguida, causando a ruptura da célula para que as cópias do vírus sejam espalhadas, permitindo a propagação do vírus.

Por outro lado, quando uma célula infectada é atacada pelo sistema imunológico, o sistema imunológico mata a célula sem romper a membrana celular, garantindo que o vírus não possa se espalhar.

Algumas células e organismos possuem medidas que são projetadas para impedir a ruptura da membrana celular.

As plantas, por exemplo, têm paredes celulares muito rígidas que resistem à ruptura, embora, se uma planta estiver congelada, a água em suas células possa romper a parede celular.

Citólise

Fonte: www.uniprot.org/www.biologyonline.com/www.collinsdictionary.com/www.wisegeek.org/biologydictionary.net/dermnetnz.org

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.