PUBLICIDADE
Cigarra
As cigarras são provavelmente mais conhecido por seu zumbido.
As cigarras também são famosos por sua propensão para desaparecer por completo por muitos anos, apenas para reaparecer em vigor em um intervalo regular.
Existem cerca de 3.000 espécies de cigarra, mas apenas algumas partes desse comportamento.
Outros são chamados anuais, porque, embora os indivíduos têm ciclos de vida de vários anos, alguns adultos aparecem a cada ano.
As cigarras são insetos particularmente feio: eles têm os olhos proeminentes e asas grandes, bem desenvolvidos.
As cigarras são membros da ordem Homoptera e são fisicamente distinguidos pelos seus corpos robustos, cabeças grandes, asas clara à membrana, e grandes olhos compostos.
Incrível estilo de vida deste inseto tem sido uma fonte de fascínio desde tempos antigos.
Várias culturas, como os antigos chineses, considerados estes insetos como poderosos símbolos de renascimento.
Dizem que as cigarras cantam até morrer, mas isso é mito. Na verdade o canto é emitido apenas pelos machos, com o objetivo de atrair as fêmeas para o acasalamento.
cigarra macho possui na parte inferior do abdômen, o chamado órgão cimbálico. Ele é feito de músculos que, quando se contraem, fazem vibrar uma bolsa de ar.
Assim é produzido o seu canto.
Durante a maior parte do inverno as cigarras ficam no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas. Apenas quando o clima começa a esquentarque esses insetos saem do solo.
As cigarras
Cigarra
Cigarra
Característico das cigarras é o som estridente que os machos emitem com um órgão sonoro que só eles têm desenvolvido; num tronco de árvore, sua presença se denuncia mais pelo “canto” do que pelo vulto.
Insetos da ordem dos homópteros, da família dos cicadídeos, as cigarras se distinguem dos outros insetos da mesma ordem pelo corpo atarracado e robusto.
Apresentam cabeça curta e larga; olhos compostos e proeminentes; tórax grande; asas membranosas; abdome com a mesma largura do tórax e curto.
O órgão estridulante das cigarras, um em cada lado da base do abdome, é constituído por duas cavidades: uma ventral, grande, recoberta por um opérculo e em comunicação com o exterior pelos espiráculos respiratórios do terceiro segmento do abdome; e outra menor, lateral, no interior da qual se encontra o tímpano ou tímbalo, membrana vibratória acionada por poderosa musculatura. A contração rápida e repetida dessa musculatura faz com que a membrana se distenda e se relaxe contínua e alternadamente, produzindo ondas sonoras que são transmitidas ao ar contido na cavidade ventral, onde se acham membranas rígidas que se põem a vibrar. As duas cavidades agem como câmaras de ressonância e a abertura da maior pode ser controlada pelo próprio inseto. Assim, o ruído é surdo, quando a câmara maior está bem aberta, e estridente, quando sua abertura fica menor.
Alimentação e Reprodução
As cigarras se nutrem de seiva. Tanto os adultos como as formas jovens (ninfas) possuem longa tromba que penetra nas partes tenras das plantas até alcançar um vaso condutor da seiva, que é então sugada continuamente.
As fêmeas depositam os ovos no interior dos galhos das árvores, perfurando-os com o ovipositor. Dias depois, surgem dos ovos as ninfas, que descem do tronco para o solo, penetrando na terra até determinada profundidade, onde permanecem o tempo necessário para completar seu desenvolvimento, que se verifica depois de várias mudas de pele. Quando a última muda de pele está prestes a se efetuar, a ninfa abandona a toca e sobe pela árvore até certa altura, aí se imobilizando. Depois de pouco tempo, abre-se em seu dorso uma larga fenda longitudinal e por ela o inseto adulto se liberta, deixando vazio sobre o tronco da árvore o estojo quitinoso que o envolvia.
Fonte: krauselink.files.wordpress.com/animals.nationalgeographic.com/biomania.com
Redes Sociais