PUBLICIDADE
O que são ciclostomados?
São peixes conhecidos também como lampreias e feiticeiras. Pertencem a superclasse dos ágnatos. Vertebrados aquáticos que não possuem mandíbulas. Nestes animais a coluna vertebral é formada basicamente pela notocorda. Possuem corpo alongado e cilíndrico, com esqueleto cartilaginoso e, são encontradas em sua pele glândulas produtoras de muco.
Superclasse: Agnatha – sem presença de mandíbula
Superclasse: Gnathostomata – com presença de mandíbula
Lampreia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Agnatha
Classe: Cyclostomata
Ordem: Petromyzoniformes
São encontradas principalmente em águas temperadas.
Apresentam pele lisa, não possuem escamas.
A boca está transformada numa ventosa circular, com o diâmetro do corpo, com presença de dentes córneos (duros). A ventosa que forma a boca da lampreia funciona como um mecanismo complexo, que age como uma bomba de sucção. Serve também para se agarrarem a pedras ou vegetação aquática.
Respiração branquial.
Não possuem nadadeiras pares.
Apresentam encéfalo simples.
São dioicos, ou seja, apresentam sexos separados (masculino e feminino). Desenvolvimento indireto (passa por fase larval). Tanto as lampreias marinhas como as de água doce se reproduzem em rios, onde enterram seus ovos e, passam toda sua fase larval, que pode durar até sete anos, depois sofrem metamorfose e transformam-se em adultos.As espécies marinhas são anádromas, ou seja, migram para o mar depois da metamorfose, onde se desenvolvem e atingem a maturação sexual. Quando atingem a mesma, as lampreias entram em um rio, reproduzem-se e morrem.As larvas são denominadas ammocoetes e, tem um tamanho máximo de 10 cm. Os adultos geralmente 120 cm.
Algumas espécies são parasitas, fixando-se a outros peixes.
Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento.
Feiticeira
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Agnatha
Classe: Cyclostomata
Ordem: Myxiniformes
Conhecido como feiticeira, mixina ou peixe-bruxa, são indivíduos marinhos da Ordem Myxniformes.
Carnívoras, alimentam-se principalmente de pequenos crustáceos e peixes, com auxílio de seis tentáculos, localizados na boca, e pequenos dentes.
São monóicos, ou seja, apresentam órgãos sexuais dos dois sexos, porém apenas um dos sexos atua de forma funcional. Desenvolvimento direto, sem estágios larvais.
Camila Correia