PUBLICIDADE
O ciclame inclui-se entre as poucas plantas que embelezam interiores na época do inverno, produzindo sua delicada floração do Outono até a Primavera. À primeira vista, parece que sua folhagem povoa-se de borboletas coloridas, tal o formato das pétalas características das várias espécies.
Cada exemplar desenvolve-se a partir de um cormo em forma de disco ovalado, grosso e fibroso. Na parte de baixo, assume contornos arredondados, onde nascem as raízes; na superfície superior, o cormo apresenta uma depressão na qual se desenvolvem as hastes das folhas e flores.
Em estado natural, esses cormos contêm muito amido, fato que atrai animais que se deliciam com a planta.
Nas regiões em que isso acontece, às vezes o ciclame recebe o nome popular de pão-de-porco. Outra curiosidade sobre o gênero reside na disseminação de exemplares silvestres cujas sementes são transportadas por formigas, a grandes distâncias.
A espécie Cyclamen persicum, (Ciclame da Pérsia), tornou-se a mais conhecida, assim como as variedades que dela derivaram. As flores, que lembram borboletas, com suas pétalas invertidas, desenvolvem-se a partir da base, sucedendo-se, em constante floração, de maio a setembro.
As hastes florais atingem cerca de 25 cm de altura e carregam uma única flor, que pode se apresentar de diversas cores, entre branco, vermelho, rosa, salmão, púrpura e combinações diferentes. Em algumas variedades, as bordas das pétalas apresentam-se ondulados.
Cyclamen Europaeum é uma planta ornamental e um medicamento homeopático indicado para diversos sintomas mentais encontrados na atualidade como depressão e tristeza profunda. Na analogia da planta e o medicamento é facilmente notável peculiaridades com os sintomas apresentados. Desde tempos remotos foi um medicamento que possuiu uma suspeita infundada de agir violentamente e desde então pouco utilizado; podendo ter diversas contribuições para sintomas mentais, físicos e gerais.
Cyclamen é uma planta de dias curtos, ou seja, deve receber um período mais curto de luz; não suporta sol forte ou intenso calor, porém suporta temperatura abaixo de zero, desde coberta com neve. É uma planta de crescimento lento (15 meses) para se transformar de semente a flor. A germinação leva um mês ou dois, mas parece ser desencadeada pelo tempo frio.
Fonte: www.plantasonya.com.br/www.cehl.com.br
Redes Sociais