Cetose

PUBLICIDADE

Definição

Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos tecidos do corpo, que é tipicamente patológico em condições como diabetes, ou pode ser a conseqüência de uma dieta que é muito baixa em carboidratos.

Quando você priva seu corpo de carboidratos, que são a principal fonte de combustível para as pessoas, também está privando seu corpo da capacidade de manter as reservas de glicogênio preenchidas.

Quando isso acontece, é necessário encontrar outra fonte de combustível para que seu corpo comece a fazer a transição para um estado metabólico conhecido como cetose. Quando seu corpo está em cetose, ele começa a converter gordura em cetonas, que se tornam a nova fonte de combustível do seu corpo.

Cetose – Processo Metabólico

Cetose é um processo metabólico normal. Quando o corpo não tem glicose suficiente para energia, ele queima as gorduras armazenadas; isso resulta em um acúmulo de ácidos chamados cetonas no corpo.

Algumas pessoas encorajam a cetose seguindo uma dieta chamada dieta cetogênica ou de baixo carboidrato. O objetivo da dieta é tentar queimar gordura indesejada, forçando o corpo a confiar na gordura como energia, em vez de carboidratos.

A cetose também é comumente observada em pacientes com diabetes, pois o processo pode ocorrer se o corpo não tiver insulina suficiente ou não estiver usando a insulina corretamente.

Os problemas associados a níveis extremos de cetose são mais propensos a desenvolver em pacientes com diabetes tipo 1 em comparação com pacientes com diabetes tipo 2.

Em circunstâncias normais, as células do corpo usam a glicose como sua principal forma de energia.

A glicose é tipicamente derivada de carboidratos da dieta, incluindo:

Açúcar – como frutas e leite ou iogurte
Alimentos ricos em amido – como pão e macarrão

O corpo as divide em açúcares simples. A glicose pode ser usada para alimentar o corpo ou ser armazenada no fígado e nos músculos como glicogênio.

Se não houver glicose suficiente disponível para atender às demandas de energia, o órgão adotará uma estratégia alternativa para atender a essas necessidades.

Especificamente, o corpo começa a quebrar as reservas de gordura para fornecer glicose a partir de triglicerídeos.

As cetonas são um subproduto desse processo.

As cetonas são ácidos que se acumulam no sangue e são eliminados na urina. Em pequenas quantidades, eles servem para indicar que o corpo está quebrando a gordura, mas altos níveis de cetonas podem envenenar o corpo, levando a um processo chamado cetoacidose.

Cetose descreve o estado metabólico pelo qual o corpo converte as reservas de gordura em energia, liberando cetonas no processo.

O que é Cetose?

Cetose é um estado onde o corpo está queimando gordura para gerar energia e altos níveis de corpos cetônicos no sangue como resultado. Estes compostos são o resultado da quebra de ácidos graxos, e enquanto eles estão sempre presentes no corpo, seus níveis são elevados em pessoas que atingiram este estado.

Pesquisas substanciais foram feitas sobre como as pessoas chegam a esse ponto e o que acontece metabolicamente. Existe algum debate sobre se a cetose é potencialmente perigosa ou mesmo benéfica para algumas pessoas.

O metabolismo do corpo trabalha para equilibrar as necessidades de energia do corpo usando energia armazenada dos alimentos.

Uma das formas preferidas de energia é a glicose. Em pessoas que consomem uma dieta pobre em carboidratos com fontes limitadas de glicose, o corpo começa a queimar gordura em troca de energia. Nesse processo, os corpos cetônicos são produzidos como um subproduto e, se a dieta persistir, a pessoa entrará em cetose. As pessoas nesse estado geralmente têm hálito levemente frutado e urina escura, um reflexo dos corpos cetônicos sendo expressos em sua respiração e urina.

Cetose

Quando os ácidos graxos são quebrados no corpo, as cetonas são formadas

A conversão de gordura em energia significa que, quando as pessoas entram nesse estado e o mantêm por vários dias, suas reservas de gordura começam a ser queimadas.

Em pessoas que estão tentando perder peso, este é um resultado muito desejável. As pessoas interessadas em perder peso devem consultar um profissional médico sobre opções de dieta e exercício para desenvolver um plano, incluindo mudanças permanentes no estilo de vida, que serão eficazes para eles.

Pesquisas em seres humanos históricos sugerem que a cetose era provavelmente um estado comum em muitas sociedades humanas primitivas. As sociedades de caçadores-coletores teriam comido uma dieta pesada com menos fontes de carboidratos do que a dieta moderna. O corpo adaptou a capacidade de usar gordura como energia por uma razão, e alguns pesquisadores acham que esse estado não é necessariamente prejudicial, mesmo que imite metabolicamente.

Enquanto as pessoas estiverem recebendo todos os nutrientes de que precisam e monitorando sua saúde, esse estado pode ser criado e mantido para perder peso ou controlar a epilepsia, duas razões comuns pelas quais as pessoas ingerem uma dieta cetogênica.

Em certas pessoas, esse estado pode se transformar em cetoacidose. Isso é perigoso, pois significa que o sangue está se tornando ácido e a pessoa pode estar exposta ao risco de complicações sérias.

Geralmente, pessoas com histórico de alcoolismo ou diabetes estão em risco para essa condição. Esses indivíduos não são bons candidatos para dietas cetogênicas e devem se monitorar para os primeiros sinais de alerta de cetose, para que possam evitar adoecer.

O que é uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos?

Cetose
Dietas cetogênicas com baixo teor de carboidratos
permitem quantidades moderadas de proteína

Uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos que permite quantidades moderadas e baixas de proteína.

A redução drástica dos carboidratos faz com que o corpo entre em um estado chamado de cetose, em que o corpo começa a utilizar gordura em vez de carboidratos pelo seu combustível e energia. Ir para uma dieta baixa em carboidratos é um meio para perda de peso e é um método eficaz para controlar convulsões epilépticas.

Durante a década de 1940, no entanto, o uso da dieta começou a diminuir em favor das terapias medicamentosas, apenas para ser reintroduzido como uma opção de tratamento em meados da década de 1990. Quando usada para este propósito, a proporção de gordura para carboidratos e proteína geralmente é de 4:1, embora haja alguma variação de ajuste em termos de gordura – de 2,5:1 a 5:1.

Usado principalmente para adolescentes que têm sucesso limitado com o tratamento somente medicamentoso para crises epilépticas, a dieta geralmente é iniciada em um hospital para que os médicos possam monitorar de perto os resultados.

O regime geralmente continua em casa, com consultas de acompanhamento obrigatórias para observar os efeitos colaterais e evitar complicações como a desnutrição. Terapia bem sucedida pode continuar por anos, mas com redução suficiente nas crises, o médico pode recomendar a interrupção gradual da dieta após dois anos.

Qual é a diferença entre cetose e cetoacidose?

Embora possa parecer que eles significam a mesma coisa, há uma grande diferença entre cetose e cetoacidose.

Ainda assim, esses dois termos são freqüentemente confundidos entre si. Além de possuir a mesma raiz, o equívoco provavelmente se deve ao fato de que a cetose e a cetoacidose são processos metabólicos que envolvem a quebra das gorduras no corpo.

No entanto, a cetose é uma função metobólica normal.

A cetoacidose, por outro lado, é uma condição médica com risco de vida que preocupa particularmente as pessoas com diabetes tipo I.

A cetoacidose é um estado de toxicidade no qual existem níveis elevados de ácidos chamados cetonas no sangue. Esta condição ocorre quando os níveis de insulina são muito baixos e o fígado tenta restaurar a energia metabolizando gorduras e proteínas devido à falta de carboidratos disponíveis. Como os ácidos cetônicos degradam-se lentamente em acetona, a respiração costuma cheirar frutada ou semelhante ao removedor de esmalte. Sem atenção médica imediata, esta condição pode induzir um coma diabético e, possivelmente, a morte.

A cetose também ocorre como resultado da queima de gordura do fígado para produzir energia e produzir ácidos cetônicos como subproduto. No entanto, este estado é muitas vezes facilitado pela retirada intencional de carboidratos como fonte primária de combustível em favor das proteínas.

De fato, muitos membros da comunidade médica referem-se à cetose induzida por dieta como um ato de fome voluntária. Se uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas parece familiar, é porque esta é a base de um programa de perda de peso muito popular, conhecido como Dieta Atkins. Tais dietas pedem 30-50 por cento da ingestão total de calorias provenientes de proteínas, a fim de impulsionar o metabolismo para queimar gordura.

Embora dietas como a Atkins pareçam promover a perda de peso, há vários riscos que podem estar associados à manutenção do corpo em estado de cetose.

Por um lado, pode colocar pressão sobre os rins e, eventualmente, levar a doença renal ou falha. Isso não está confirmado, no entanto, e a pesquisa está em andamento. Alguns estudos mostram que níveis elevados de colesterol estão ligados a dietas ricas em proteínas, assim como um aumento na incidência de câncer.

Fonte: www.diabetes.co.uk/www.medicalnewstoday.com/www.wisegeek.org/www.dietdoctor.com/ketodash.com/en.oxforddictionaries.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.