PUBLICIDADE
O gênero Camellia agrupa entre 100 e 250 espécies (há alguma controvérsia sobre o número exato) originadas nas regiões tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático, China e Japão. Eles são encontrados em florestas localizadas metade acima do nível do mar. Um botânico e missionário jesuíta do século XVII, Georg Josephus Kamel (também conhecido como Camellus), transportou plantas de camélia das Filipinas para a Europa. Carlos Linnaeus nomeou esse gênero em sua homenagem.
Segundo a tradição oriental, a camélia representa o romantismo e a dedicação entre os enamorados, pois, as pétalas e o cálice de suas flores atravessam o ciclo da existência unidos, durante muito tempo, simbolizando a persistência do amor e a devoção mútua dos que se amam.
Não é a toa que o famoso autor Alexandre Dumas Filho intitulou uma de suas obras românticas, que depois virou filme, de Dama das Camélias.
Dá até para se dizer que, se a camélia fosse uma mulher, esta seria cheia de vigor, inspiradora, exuberante e romântica.
A camélia é um arbusto de beleza rústica com flores e folhas robustas, viçosas e resistentes, conferindo vivacidade e energia, no ambiente, onde onde for plantada.
OS SIGNIFICADOS DAS CAMÉLIAS
Dependendo da sua cor, esta flor tem um significado diferente. Dizem que as camélias cor-de-rosa significam grandeza de espírito; as brancas simbolizam a beleza e as vermelhas o reconhecimento.
Todas porém, como vimos, representam o romantismo e a dedicação entre os enamorados dada a sua natureza, a sua morfologia.
ASPECTOS CIENTÍFICOS
Nome científico: Camellia japonica
Família: Teáceas
Origem: Asiática, principalmente das regiões do Japão e Coreia
Características
A camélia possui diversas espécies, cores, formas e tamanhos.
Produz flores isoladas nas cores branca, rosa e vermelha.
Sua folhagem conserva-se sempre verde, durante o ano todo.
Época de floração
A camélia floresce entre o outono e o inverno.
Fonte: es.wikipedia.org/www.greenme.com.br