PUBLICIDADE
O Bicho-da-Seda é a larva ou lagarta da mariposa cuja casulo é usado para fazer de seda.
Seda tem sido feito para, pelo menos, 5000 anos na China.
A borboleta ou o bicho da seda é uma espécie de inseto lepidoptera da família Bombycidae nativa ao norte da Ásia. Cresce em muitas partes do mundo para tirar vantagem do casulo que protege a sua crisálida, que consiste em um filamento longo de seda , produzido pela lagarta a recuar para a metamorfose. Seríferas embora outras espécies, B. mori é o mais difundido e conhecido por este nome.
Ciclo de Vida
Bichos, como qualquer outra pista, passam por quatro estágios básicos de desenvolvimento: ovo, larva, crisálida ou pupa e imago ou adulto.
Ovos
Os ovos são entre 1 e 1,5 milímetros de comprimento. Sua casca é uma membrana de material quitinoso, que vão do amarelo claro ao cinza ardósia e, finalmente, a um arroxeada ou esverdeada. Ovos não fertilizados imediatamente distinguido manter amarelecimento. A incubação dura cerca de 15 dias, embora a eclosão tempo frio não ocorrer até que tenha passado o inverno. Após isso, sair as mesmas faixas, mola fazem normalmente, mas sempre dependendo da temperatura ambiente. Este mecanismo permitiu a amadurecer enquanto folhas de amoreira para alimentar quando as folhas estão no seu melhor.
As larvas
Curso de 30 ou 35 dias último estágio larval e muda duas vezes dentro do casulo. Quando você quiser executar esse processo permanecer imóvel, com a cabeça erguida e apoiada apenas nas patas traseiras (situação sonho chamado silencioso), muda primeiro córtex cefálica (que encolhe, como você sabe a proximidade da época de muda) de que emergem de uma cabeça de cor clara consideravelmente maior do que a anterior e em seguida, a película exterior e uma pequena parte do revestimento interno (anal). Depois muda, a cor da lagarta aparecer “suja” e sua pele enrugada e um pouco úmida para ser seco e alisada após algumas horas.
Durante os primeiros seis dias experimentar uma metamorfose, suspenso por um fio de seda para rasgar a pele, deixando depois de cerca de 24 horas.
Depois de quatro destas metamorfoses, a larva atinge 8 cm de comprimento, e os 12 anéis em que está estruturado são claramente visíveis, a cor cinza de nascimento ser transformado branco ou amarelo claro ou branco com faixas pretas na hora de separar o anéis.
Após cerca de um mês, a lagarta procura um seco, isolado, onde fabricar a fase de crisálida casulo (também conhecido como uma ninfa ou pupa ), pode ser branco, azul, vermelho, verde, marrom , amarelo ou laranja.
Chrysalis
Casulos de Bombyx mori
Espécie Adulto Feminino
O amido usado folhas de amoreira larva que tem consumido, transformado em dextrina pelo seu metabolismo para a produção de fios de seda. O aparelho para esta finalidade compreende duas glândulas localizadas abaixo do trato digestivo, que condutas vai dar para a linha situada no décimo primeiro anel. O material, o líquido no interior do corpo, que solidifica em contato com o ar. Girando sobre si mesma, produz em torno de seu oval envoltório do corpo formado por um único fio de até 1.500 metros de comprimento. O processo leva de 2 ou 3 dias. O esvaziamento completo dos gânglios seda encoraja a fase de pupa, que dura cerca de 20 dias, em condições normais, após o que surge uma nova borboleta.
Às vezes, e por várias razões (má ou inadequada de alimentos, defeitos genéticos, condições externas adversas …) vermes não conseguem criar seu casulo e deve fazer metamorfose nua que, além de reduzir suas chances de sobrevivência, não é um impedimento ao fim do seu ciclo normal de vida.
Adulto
Após a eclosão do casulo , a borboleta rompe o casulo com a secreção de ácido que separa o fio de seda e sai durante os 3-15 dias, buscam apenas casal para fazer um começo. Quando você sair e dias depois, as fêmeas expulsar cores líquidos internos do laranja ao marrom. Os machos ligeiramente menor, abdomens mais estilizados asas maiores se mover muito mais do que as mulheres ainda é muito raro que algum deles conseguir tomar o vôo. Cópula dura algumas horas em que os indivíduos se movem e só será ligada pela ponta de seu abdômen . Neste processo, o material genético de troca. Depois de mais alguns procuram o macho e a fêmea se dedica a comissão, que se colam os ovos por um adesivo forte, e depois morrer.
História
Casulo Bicho-da-Seda
Na China existe uma lenda que diz que a descoberta do bicho foi feita por uma antiga imperatriz chamada Xi Ling-Shi. Diz-se que durante o chá sob uma amoreira em seu jardim no palácio real, algo que caiu em sua xícara de chá (um casulo bicho). Quando ele tentou removê-lo, ele está desgastado e que ela, sendo uma por excelência tricoteira, pegou-a e começou a tricotar com ele. Este segredo da seda não foi lançado fora da China, como era algo excepcional, mantendo esse segredo muito bem para cerca de 1500 anos após a sua descoberta.
Tem sido objeto de estudo considerável do genoma do bicho da seda e do seu namoro, dada a sua longa história e sua importância econômica, que têm até 354 genes ligados à sua utilidade produtiva. Sua antiguidade, a análise do genoma de vermes, é definido 5.000 anos.
O bicho-da-seda é originário da China e há cerca de 5.000 anos vem sendo criado pelo hom em para obtenção de fios de seda.
Da China o inseto foi introduzido no Japão, no Turquestão e na Grécia.
Em 1740, o bicho-da-seda passou a ser criado na Espanha, na França, na Itália e na Áustria.
Uso industrial
Após a eclosão da borboleta usa suas garras e um líquido ácido secretado para romper o casulo, tornando-o inutilizável. Para uso comercial, as pupas são mortas em torno do décimo dia após o final do casulo, é mergulhado em água a ferver ou usando vapor. O casulo, então desfaz o fio com cuidado e lavado para remover a substância adesiva realizada juntos antes de seu tecido.
Na culinária coreana , o bicho da seda é usado para fazer biscoitos baratos e nutritivos (eles são ricos em proteínas ), para as crianças da escola, chamado ??? ( beon dae gi ). Também comido cozido, frito ou como ingrediente em molhos.
Na medicina tradicional chinesa , o Bombyx mori, larvas mortas devido à infecção por fungo Beauveria bassiana , são usadas como um tônico para dissolver catarro e aliviar espasmos .
Uso doméstico
Bichos são usados em casa como animais de estimação e como “tutoriais” para aprender o ciclo de vida e metamorfose de lagartas. Isto é devido à sua capacidade de comer (porque você só tem que dar-lhes folhas de amoreira), suas pequenas atenções, de fácil limpeza, lucratividade, e o fato de que eles são totalmente pacífico e inofensivo, e jogando pudiéndoseles captura de forma segura.
Bicho-da-Seda – História
Bicho-da-Seda
O bicho-da-seda é uma espécie domesticada pelo homem há milhares de anos e que perdeu as suas características selvagens. A seleção artificial do bicho-da-seda foi tão profunda, que é completamente impossível sobreviverem na natureza. Existem 8 espécies de bicho-da-seda, sendo a mais importante a B. mori L., responsável por mais de 95% da seda produzida em todo o mundo.
Estima-se que a produção de seda seja feita na China há mais de 5 mil anos, tendo sido mantida em segredo durante muito tempo. Segundo a lenda, os ovos do bicho-da-seda foram levados clandestinamente para a Europa no inicio da era cristã, por dois monges. No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo seu peso em ouro. Ao longo da história os sericultores têm selecionado as melhores espécies de bichos-da-seda, para melhorarem a qualidade da seda produzida.
Na China existe uma lenda que conta que uma antiga imperatriz chamada Xi Ling-Shi, enquanto tomava o seu chá à sombra de uma árvore, um pequeno casulo caiu na sua chávena. Ela pegou nele e começou a enrolar o fio do casulo no seu dedo, começando a sentir a suavidade da seda nos seus dedos. Quando o fio de seda acabou ela reparou que no interior do casulo estava uma crisálida. Depressa apercebeu-se que aquela crisálida era a origem do fio de seda, e a noticia rapidamente se espalhou.
Descrição
O bicho-da-seda é um inseto que durante o seu ciclo de vida sofre 4 metamorfoses ovo, lagarta, crisálida e mariposa. Os ovos de bicho-da-seda são redondos e medem cerca de 1 mm. Quando estão fecundados são de um amarelo pálido, passando depois a alaranjado e finalmente a cinzento. Os ovos devem ser conservados em lugares secos e frescos, até à Primavera, quando o calor os faz eclodir.
Quando nasce, o bicho-da-seda tem apenas cerca de 2,5 mm de comprimento e está coberto de pequenos pêlos pretos. À medida que vai crescendo torna-se mais claro. As fêmeas possuem riscas escuras ao longo do corpo, enquanto que os machos são completamente brancos. Durante o estádio larval as lagartas sofrem normalmente 4 mudas ou ecdises, que consistem na mudança da cutícula por uma nova, o que permite à lagarta crescer. Nestes períodos a lagarta cessa a sua alimentação e fica imóvel com a cabeça erguida e não deve ser perturbada.
Durante cerca de 2 meses as lagartas comem sem parar atingindo cerca de 6 cm. Eles comem dia e noite, preferindo folhas de amoreira branca que são as mais delicadas, mas também se podem alimentar de outras espécies de amoreiras (Morus), como a amoreira negra, e outras Moracea. No entanto, devido à sua fraca mobilidade as lagartas devem ser colocadas perto do alimento.
O lugar ideal para manter as lagartas é dentro de uma caixa de sapatos e estas nunca devem ser colocadas ao sol.
No 5.º estádio larval, o corpo da lagarta torna-se amarelo e esta procura um sítio tranquilo onde começa a tecer o fio de seda, o qual é produzido nas glândulas salivares. O fio de seda é usado na construção do casulo o qual fica completo ao fim de cerca de 3 dias, ficando a lagarta encerrado no seu interior. O casulo apresenta uma cor branca-amarelada brilhante e é feito de um único fio com cerca de 700 e 1200 metros e 10 micrometros de diâmetro.
A lagarta converte-se em crisálida, e transforma-se em mariposa em aproximadamente 10 a 12 dias. No final desta transformação a mariposa liberta enzimas proteolíticas que degradam o fio de seda e fazem uma abertura no casulo para que ela possa sair. Isto vai destruir o comprido fio de seda. Para impedir que isto aconteça, os sericultores fervem os casulos para matar a crisálida e tornar o fio de seda mais fácil de desenrolar. Em algumas culturas as crisálidas são utilizadas na culinária.
Na fase adulta, a mariposa não consegue voar. Nesta fase também não se alimentam. Têm uma envergadura de 3-5 cm e um corpo coberto de pelos brancos. A fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos, pois transportam muitos ovos. As fêmeas e os machos devem ser colocados juntos para que possam acasalar. Uma única fêmea pode por cerca de 600 ovos.
Fonte: es.wikipedia.org/arcadenoe.sapo.pt
Redes Sociais