PUBLICIDADE
Um bacteriófago é um vírus que infecta bactérias. Esses vírus tipicamente fazem com que seus hospedeiros morram como resultado da infecção, o que torna os bacteriófagos de grande interesse para a comunidade médica e para os cientistas que cultivam bactérias. Nas indústrias onde as bactérias são aproveitadas para executar tarefas como a fermentação de alimentos ou a produção de produtos químicos úteis, a contaminação com bacteriófagos é uma importante fonte de preocupação, pois os vírus podem levar um processo a uma parada completa.
Os seres humanos têm consciência da ação dos bacteriófagos há séculos. Muitos observadores notaram historicamente que consumir água de certos lugares parecia conferir proteção contra a doença. Esta água estava cheia de bacteriófagos que poderiam atacar as bactérias que causavam a doença, embora esses observadores não estivessem cientes desse fato. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a se perguntar o que era sobre águas como as encontradas no rio Ganges que proporcionavam proteção contra a doença, e os bacteriófagos foram descobertos.
Estes vírus podem conter DNA ou ARN , juntamente com proteínas que podem corresponder a receptores específicos em bactérias alvo. Como seus receptores são personalizados para combinar com proteínas específicas, os bacteriófagos geralmente infectam apenas bactérias intimamente relacionadas, deixando outros soltos porque não têm a capacidade de infectá-las. Quando um bacteriófago encontra uma bactéria com proteínas que combinam seus receptores, ele pode inserir DNA ou RNA na bactéria e direcionar o organismo para começar a produzir réplicas do vírus.
O que é
Os bacteriófagos ou fagos são vírus que infectam bactérias, consistindo, fundamentalmente, de material genético e proteínas. Os fagos são os vírus mais abundantes e ubíquos na terra. Com o advento da engenharia genética pode-se considerar os bacteriófagos como sendo ferramenta de grande importância no estabelecimento do equilíbrio ecológico. O objetivo principal, deste trabalho, foi identificar e descrever mecanismos de ação e importância dos bacteriófagos como ferramentas no processo de biorremediação.
Fonte: www.wisegeek.com/www.bibliotecadigital.ufmg.br