PUBLICIDADE
O que é aterro industrial?
O ser humano produz uma série de resíduos, os quais são descartados ou jogados, muitas vezes, em lugares inadequados ou depositados em aterros.
Entre esses aterros, podemos destacar o industrial, que recebe apenas determinados tipos de resíduos, provenientes de indústrias.
Quando nos referimos a resíduos, sempre é bom entender a que tipo estamos nos referindo.
No casos dos resíduos sólidos, por exemplo, eles podem ser divididos em diferentes classes. Entre elas, podemos destacar o lixo domiciliar, produzido pelas pessoas normalmente em suas residências; o comercial, cuja origem se dá em ambientes comerciais; o hospitalar ou séptico, originado em hospitais ou laboratórios; e também temos outro tipo de resíduo, chamado industrial, proveniente de indústrias.
Esse tipo de resíduo pode conter uma gama muito grande e variada de materiais que se decompõem e outros que permanecem estáveis, ou seja, não conseguem ser decompostos com facilidade.
Ao falar dos resíduos industriais, é preciso levar em consideração que o manuseio e deposição final deles requer uma disposição adequada.
Isso se deve à necessidade de atender uma série de critérios e normas dos órgãos de meio ambiente, para que esses resíduos não apresentem riscos à saúde do ser humano e contaminação ambiental.
O resíduo industrial é originado nas atividades dos diversos ramos da indústria. Temos resíduos que têm como origem as indústrias de metalurgia, ou ainda de química, de petroquímica, de papelaria, da indústria alimentícia, entre outros.
Aterro Industrial
O lixo industrial pode ainda contar com a presença de diversos produtos a serem descartados, os quais incluem lodos, cinzas, óleos, ácidos, plásticos, borracha, fibras e muito mais, incluindo, dessa forma, uma grande quantidade de lixo tóxico, que necessita de um tratamento e disposição especial, por conta da sua toxicidade.
Por isso a necessidade de haver aterros industriais, que recebem esses rejeitos. Todo o aterro industrial é projetado de forma a acondicionar o material recebido, contando com um sistema de impermeabilização, drenagem, tratamento de gases, entre outras questões.
Para tanto, é levado em consideração, para a instalação de um aterro deste tipo, a legislação. Por meio dela devem ser atendidas diversas disposições, de forma a buscar a diminuição dos impactos ambientais.
O que é um aterro?
Aterros modernos são instalações bem projetadas e gerenciadas para o descarte de resíduos sólidos.
Os aterros são localizados, projetados, operados e monitorados para garantir a conformidade com os regulamentos federais. Eles também são projetados para proteger o meio ambiente de contaminantes, que podem estar presentes no fluxo de resíduos.
Aterros sanitários não podem ser construídos em áreas ambientalmente sensíveis e são colocados usando sistemas de monitoramento ambiental no local.
Esses sistemas de monitoramento verificam qualquer sinal de contaminação do lençol freático e gás de aterro, além de fornecer salvaguardas adicionais.
Os aterros de hoje devem atender aos rigorosos requisitos de design, operação e fechamento estabelecidos pela Lei de Conservação e Recuperação de Recursos (RCRA).
Principais tipos de aterro sanitário
Os aterros são normalmente posicionados em áreas onde as características predominantes do solo podem funcionar como amortecedores naturais entre o meio ambiente e os aterros.
Aterro Industrial
Você já se perguntou para onde vai o seu lixo?
Quando se trata de lixo, a maioria das pessoas adota uma abordagem “longe da vista, longe da mente”. Uma vez que o caminhão de lixo o recolhe ou a caçamba de lixo é tirada de sua garagem, para onde vai normalmente não é a sua cabeça.
No entanto, quando você aprende um pouco mais sobre os diferentes tipos de aterro, começa a entender por que há restrições sobre o que pode ser jogado com o lixo na calçada ou por que certas lixeiras só podem levar materiais específicos.
Quais são os quatro tipos de aterros?
Existem atualmente três tipos de aterro sanitário padrão: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais e resíduos perigosos.
Cada um aceita tipos específicos de resíduos e tem práticas diferentes para limitar o impacto ambiental. Além disso, existe um tipo emergente de aterro – lixo verde – que permite o descarte controlado de materiais orgânicos.
1. Aterros de resíduos sólidos municipais
Se você jogá-lo fora em um saco de lixo, é provável que seu lixo acabe em um aterro sanitário municipal. Esses locais são normalmente o que vem à mente quando você pensa em um aterro sanitário. No entanto, só porque são o tipo mais comum, não significa que sejam abertos ao público.
Uma vez que a maioria dos tipos de resíduos residenciais – tudo, desde lenços de papel usados a uma caçamba de lixo cheia de caixas de uma limpeza de porão – os aterros de Resíduos Sólidos Urbanos tendem a ter alguns dos regulamentos de segurança e monitoramento mais rígidos. Essas regras geralmente incluem restrições de localização, revestimento do aterro, práticas operacionais, monitoramento de águas subterrâneas e práticas de fechamento.
Então, como funcionam os aterros sanitários de Resíduos Sólidos Urbanos?
É uma questão de camadas. Os aterros modernos possuem um sistema de quatro camadas que consiste em um liner, sistema de drenagem, sistema de coleta de gás e o próprio lixo. Cada uma dessas camadas é monitorada de perto para garantir que o aterro seja seguro para o meio ambiente e também para as pessoas que trabalham no local.
2. Aterros de resíduos industriais
Se parece que este aterro é autoexplicativo, é porque é. Um aterro de resíduos industriais é onde os resíduos industriais são descartados.
Embora qualquer tipo de resíduo industrial sólido possa ser levado para esses aterros, eles são mais frequentemente usados para descarte de entulho de construção, por isso são comumente conhecidos como aterros de Resíduos de Construção e Demolição (C&D).
Os itens frequentemente trazidos para aterros industriais incluem:
Concreto
Madeira serrada
Asfalto
Gesso
Metal
Tijolos
Componentes de construção (portas, bancadas, armários, etc.)
No entanto, em vez de apenas reter o entulho da construção em um buraco, os aterros sanitários dos Resíduos de Construção e Demolição (C&D) também funcionam como instalações de recuperação de material.
Para fazer isso, os itens trazidos são despejados em uma pilha e, em seguida, separados pelos trabalhadores do aterro para ver quais materiais são reutilizáveis e quais seriam mais adequados para o aterro.
Os materiais reutilizáveis são doados ou comprados por revendas locais ou empresas especializadas na construção com materiais recuperados. Além disso, a instalação de recuperação de material pode reaproveitar os materiais no local, como pegar madeira serrada e lascá-la em cobertura morta.
3. Aterros de resíduos perigosos
Por razões importantes, os aterros de resíduos perigosos são os aterros mais regulamentados e estruturados.
Eles são projetados especificamente para conter resíduos perigosos de uma forma que praticamente elimina a chance de serem lançados no meio ambiente.
Alguns dos requisitos de design para aterros de resíduos perigosos incluem:
Forros duplos
Sistemas duplos de coleta e remoção de lixiviado
Sistemas de detecção de vazamento
Controle de funcionamento, escoamento e dispersão do vento
Programas de garantia de qualidade de construção
Além desses requisitos de projeto, os aterros de resíduos perigosos são frequentemente inspecionados várias vezes por ano para garantir que a instalação esteja de acordo com o código e os padrões sejam de alto nível.
Se você está preocupado com a possibilidade de tentar jogar fora um item proibido, fique tranquilo, pois isso seria muito difícil para você.
Os resíduos perigosos não são coletados na calçada e apenas permitidos em lixeiras com notificação prévia – e mesmo assim, raramente é permitido.
4. Aterros de resíduos verdes
Embora esses aterros sanitários não sejam oficialmente sancionados pela Agência de Proteção Ambiental, muitos municípios estão começando a oferecer um local para a decomposição natural de materiais orgânicos.
Esses locais de compostagem estão aumentando porque a maioria dos aterros sanitários e estações de transferência convencionais não aceitam tanto materiais orgânicos como frutas, vegetais e, em particular, o descarte de resíduos de quintal.
Os tipos comuns de resíduos verdes incluem:
Adubo
Ervas daninhas
Sai
Ramos de árvore
Resíduos de alimentos biodegradáveis
Flores e enfeites de grama
O objetivo dos aterros de resíduos verdes é bastante simples: economizar espaço em outros aterros de resíduos sólidos urbanos (RSU), mantendo fora um material que deve se decompor naturalmente por conta própria.
Resíduos industriais estão enchendo aterros sanitários
Aterro Industrial
Todos nós sabemos que os aterros sanitários não existirão para sempre. Eles estão enchendo rapidamente e nosso país está ficando sem lugares para colocar nossos resíduos.
Fatos sobre resíduos do consumidor são fáceis de encontrar.
A pessoa média produz 2,68 kg de lixo por dia, o que totaliza 250 milhões de toneladas por ano de lixo.
No entanto, o que não está incluído nesses números é a quantidade de resíduos que está sendo produzida por todas as empresas de manufatura e industriais.
Fonte: Juliano Schiavo/www.dumpsters.com/www.sciencedirect.com/www.wastetoenergysystems.com/www.epa.gov