PUBLICIDADE
É uma planta anual crescendo a 5-30 cm de altura em 20-30 cm de largura. O caule é muito ramificado, com densos cachos de flores pequenas. As folhas têm 1-4 mm de comprimento e 3-5 mm, largas, alternadas, sésseis, bastante peludas, ovais a lanceoladas, com uma margem total.
As flores têm cerca de 5 milímetros de diâmetro, com cheiro doce, com um aroma semelhante ao do mel, com quatro pétalas arredondadas brancas (ou rosa, rosa-vermelho, violeta e lilás ) e quatro sépalas.
Os seis estames possuem anteras amarelas. As flores são produzidas ao longo da estação de crescimento, ou durante todo o ano em áreas sem geada. Eles são polinizados por insetos ( entomófila ). Os frutos são inúmeros tipos de sementes alongados bastante peludos, ovais a arredondados, cada um contendo duas sementes. A dispersão da semente é efetuada pelo vento (anemocória ).
Cultivo
Lobularia maritima é cultivada em jardins, com muitas variedades de horticultura com flores. A planta é melhor plantada no início da primavera, mas requer pouca manutenção ao crescer. Embora anualmente , ele pode voltar a investir em climas temperados. Florecerá mais profusamente se as flores fossem cortadas.
Também é cultivada em rachaduras em pavimentos e paredes e está especialmente associada a locais costeiros. Ele prefere a sombra parcial e é resistente ao calor e à seca. As plantas com flores de cor mais escura melhoram em temperaturas mais frescas. Lobularia maritima é excepcional entre as plantas anuais, pois possui propriedades inigualáveis de seca e resistência ao calor. Não é de admirar que agora esteja prosperando em grandes regiões e também se naturalizou nos Estados Unidos. Um membro da família de mostarda ( Brassicaceae ), esta planta corre bem em climas mais leves e é capaz de semear.
Sua aparência é delicada e lembra um pequeno buquê de noiva: são inúmeras florzinhas brancas e aromáticas reunidas na ponta de caules finos. O álisso (Lobularia maritima) também é conhecido popularmente como doce-álisso e açafates-de-prata. Em inglês, ela tem um nome popular bem sugestivo: carpet-of-snow (tapete-de-neve).
O plantio do álisso em canteiros dá ótimos resultados. Tanto em bordaduras, como isoladamente em maciços ou acompanhando outras plantas, o resultado é sempre delicado e harmonioso, pois o branco das florzinhas mantém a harmonia do conjunto. Seu principal uso é em forração, mas é possível obter um efeito surpreendente plantando o álisso em vasos suspensos: ao crescerem, os caules rastejantes acabam pendendo pelas bordas do vaso, formando uma pequena cascata.
O álisso é uma herbácea da família das Cruciferáceas, originária do Mediterrâneo. Floresce no verão e atinge cerca de 20 cm de altura.
Fonte: en.wikipedia.org/www.jardimdeflores.com.br
Redes Sociais