PUBLICIDADE
Água de Reuso – Definição
Reutilização de água, também conhecida como reciclagem de água ou água de reuso, é o processo de capturar intencionalmente águas residuais, águas pluviais, salgadas ou cinzentas e limpá-las conforme necessário para um propósito benéfico de água doce, como beber, processos industriais, reabastecimento de água superficial ou subterrânea e restauração de bacias hidrográficas.
A reutilização de águas residuais ou reciclagem de água é o uso de águas residuais tratadas (ou não tratadas) para uma finalidade benéfica.
Uma das principais vantagens da reciclagem de água é proteger os recursos hídricos, reduzindo as descargas de poluição da água e a necessidade de que a água seja removida dos hábitos naturais.
O que é a água de reuso?
É grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para consumo. O desperdício e a constante contaminação favorecem a crise hídrica ao redor do mundo.
A água de reuso é definida como a água residuária, que pode ser reutilizada, estando dentro de padrões devidamente estabelecidos. Normalmente é proveniente de processos de fabricação industrial, banho, cozinha, águas de infiltração, entre outros, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.
Água de Reuso
O reuso da água podem ocorrer duas formas principais: indireto e direto.
No reuso indireto, a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas, sendo liberada novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio.
O reuso direto é o uso planejado da água residuária, a mesma é tratada até adquirir as características necessárias para sua nova finalidade, não havendo lançamento em águas superficiais ou subterrâneas, mas sendo levada diretamente para o seu local de uso.
Normalmente a água de reuso não é utilizada para fins potáveis, pois possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável, não sendo utilizada diretamente para o consumo.
A água de reuso apresenta características que permitem sua reutilização para diversas finalidades, tais como: geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais, limpeza de ruas e praças, irrigação de plantas, campos de esportes e parques, uso em descargas sanitárias, lavagem de ruas e calçadas, para apagar incêndios, entre outros.
Como tais atividades não necessitam de água potável, a água de reuso faz com que uma maior quantidade de água potável seja disponibilizada, contribuindo, portanto, com o uso consciente.
Apesar do desconforto da população, a água de reuso também pode ser utilizada para fins potáveis. De forma direta, a água residual passa por processos de alta tecnologia e pode ser usada imediatamente para beber, preparar o alimento e tomar banho. Porém além de ser um processo caro, pouco se sabe de sua segurança. Já na maneira indireta, a água passa por tratamento e,é lançada nas águas superficiais e, posteriormente, passa por tratamento convencional.
Atualmente no Brasil a água de reuso não é utilizada para consumo humano, porém trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível.
O uso consciente da água é de fundamental importância em todo o mundo. Um litro de água de reuso utilizada representa um litro de água conservada.
Reutilização de água
Água de Reuso
A reutilização de água (também conhecida como reciclagem de água ou recuperação de água) recupera a água de uma variedade de fontes e a trata e reutiliza para fins benéficos, como agricultura e irrigação, abastecimento de água potável, reabastecimento de lençóis freáticos, processos industriais e restauração ambiental.
A reutilização da água pode fornecer alternativas aos suprimentos de água existentes e ser usada para aumentar a segurança, sustentabilidade e resiliência da água.
A reutilização da água pode ser definida como planejada ou não planejada. O reuso não planejado de água refere-se a situações em que uma fonte de água é substancialmente composta por água previamente utilizada. Um exemplo comum de reutilização não planejada de água ocorre quando as comunidades obtêm seus suprimentos de água de rios, como o rio Colorado e o rio Mississippi, que recebem descargas de águas residuais tratadas das comunidades rio acima.
Reutilização planejada de água refere-se a sistemas de água projetados com o objetivo de reutilizar de forma benéfica um abastecimento de água reciclada. Freqüentemente, as comunidades procuram otimizar o uso geral da água, reutilizando a água na medida do possível dentro da comunidade, antes que a água seja reintroduzida no meio ambiente.
Exemplos de reutilização planejada incluem irrigação agrícola e paisagística, água de processo industrial, abastecimento de água potável e gestão de abastecimento de água subterrânea.
Tipos de Reutilização de Água
Água de Reuso
As fontes de água para reutilização potencial podem incluir águas residuais municipais, água de resfriamento e processo industrial, águas pluviais, escoamento agrícola e fluxos de retorno e água produzida a partir de atividades de extração de recursos naturais.
Essas fontes de água são tratadas de forma adequada para atender às “especificações adequadas para o propósito” para um próximo uso específico. “Especificações adequadas para a finalidade” são os requisitos de tratamento para trazer água de uma fonte específica para a qualidade necessária, para garantir a saúde pública, proteção ambiental ou necessidades específicas do usuário. Por exemplo, água recuperada para irrigação de plantações precisaria ser de qualidade suficiente para prevenir danos às plantas e solos, manter a segurança alimentar e proteger a saúde dos trabalhadores agrícolas.
Em usos onde há uma maior exposição humana, a água pode exigir mais tratamento.
Usos para água reciclada
Irrigação para agricultura
Irrigação para paisagismo, como parques, faixas de servidão e campos de golfe
Abastecimento municipal de água
Água de processamento para usinas de energia, refinarias, moinhos e fábricas
Usos internos, como descarga de banheiro
Controle de poeira ou limpeza de superfície de estradas, canteiros de obras e outras áreas de tráfego
Mistura de concreto e outros processos de construção
Abastecimento de lagos artificiais e aquíferos interiores ou costeiros
Fonte: Camila Correia/www.epa.gov/www.umweltbundesamt.de/www.nap.edu/maji-solutions.com/www.nap.edu/watereuse.org