PUBLICIDADE
Nascimento: 11 de agosto de 1744, Miragaia, Portugal.
Morte: 1810, Ilha de Moçambique, Moçambique.
Tomás Antônio Gonzaga – Vida
Tomás Antonio Gonzaga
Tomás Antonio Gonzaga, poeta Português-brasileiro e satirista político.
Ele nasceu na cidade do Porto, Portugal, em 11 de agosto de 1744, filho de pai brasileiro e mãe Português-Inglês.
Ele recebeu sua educação no Brasil e, em seguida, foi para Portugal para estudar Direito na Universidade de Coimbra.
Após a graduação em 1768 ele praticou la w em Portugal e em 1782 voltou para o Brasil como um juiz na cidade de Vila Rica.
Em 1789 ele estava implicado em uma revolta mal sucedida que representava os primeiros movimentos da independência do Brasil.
Ele foi preso e depois exilado em 1792 para a colônia Português de Moçambique, onde passou o resto de sua vida e onde morreu em fevereiro 1810.
Tomás Antonio Gonzaga é um dos poetas mais lidos e reimpresso no idioma Português.
Sua principal obra é a coleção de poemas de amor Marília de Dirceu, a primeira parte do que apareceu em 1792.
Estes versos têm um cenário bucólico e expressar em formas neoclássicas equilibradas as alegrias e as dores de amor idealizado.
A segunda parte da coleção (1799), escrito em grande parte, enquanto Gonzaga estava na prisão, lamenta uma felicidade perdida e uma amada distante
Tomás Antonio Gonzaga é geralmente considerado o autor das chilenas Cartas satíricos, que está associado com o separatista conspiração 1789 e está em nítido contraste com a sua poesia de amor.
Tomás Antônio Gonzaga – Poeta
Tomás Antonio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga é o mais popular dos poetas árcades mineiros.
Nascido no Porto, em Portugal, veio ainda menino com a família para o Bahia, onde viveu e estudou até a juventude.
Fez o curso de Direito em Coimbra.
Teve contato com as idéias iluministas e árcades, chegando a escrever uma obra filosófica, em homenagem ao Marquês de Pombal: Tratado de Direito Natural.
Voltando ao Brasil, passou a viver em Vila Rica, onde exerceu função de Ouvidor da cidade.
Iniciou ali sua atividade literária e suas relações amorosas com Maria Dorotéia de Seixas, uma jovem de 16 anos que foi cantada em seus versos com o pseudônimo de Marília.
Tomás Antônio Gonzaga – Arcadismo no Brasil
Tomás Antonio Gonzaga
Um dos principais nomes do arcadismo no Brasil.
Nasce no Porto, filho de pai brasileiro, e estuda direito na Universidade de Coimbra .
Chega a Minas Gerais em 1782 para exercer o cargo de ouvidor em Vila Rica, atual Ouro Preto.
Participa do grupo de poetas que tem como mestre Cláudio Manuel da Costa, um dos fundadores do arcadismo mineiro.
Entre 1788 e 1789 escreve Cartas.
Chilenas, poema que satiriza os atos do governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses.
A jovem Maria Doroteia Joaquina de Seixas, 20 anos mais nova que ele, inspira os versos líricos de Marília de Dirceu, obra publicada em 1792 .
Acusado de participar da Inconfidência Mineira , em 1789, é condenado à prisão perpétua e passa três anos preso na ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.
A pena é comutada para degredo e ele embarca para Moçambique, em 1792, onde se casa com Juliana de Souza Mascarenhas, filha de um mercador de escravos, e morre anos depois.
Em 1789 Gonzaga foi preso, acusado de participar da Inconfidência, e mandado ao Rio de Janeiro, onde ficou encarcerado até 1792, quando foi exilado para Moçambique.
Principais Obras
Marília de Dirceu
Cartas chilenas
Tratado de Direito Natural
Tomás Antônio Gonzaga – Biografia
Tomás Antonio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga, filho de pai brasileiro, é natural do Porto, Portugal, onde nasceu a 11 de agosto de 1744, e morreu em Moçambique, em data desconhecida, aproximadamente entre os anos 1809 e 1810.
Diplomou-se em Direito pela Universidade de Coimbracelebrizou Marília, seguindo a magistratura. Foi ouvidor e procurador dos defuntos e ausentes em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto-MG, onde conheceu e apaixonou-se por Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, idealizada sob o nome de Marília, personagem do livro que o celebrizou—Marília de Dirceu, sendo Dirceu o nome arcaico de Tomás Antônio Gonzaga.
Sendo acusado de participação na Inconfidência Mineira, foi condenado e preso por três anos nas masmorras da ilha amorosas Marília d Dirceu eacartas Cartass Cobras-RJ, onde talvez tenha escrito as mais notáveis de suas liras. Condenado ao degredo por dez anos, em Moçambique, casou-se com Juliana Mascarenhas de Sousa, filha de um rico mercador.
Foi autor de liras amorosas—Marília de Dirceu—e de poemas satíricos em forma de cartas—Cartas Chilenas.
Tomás Antônio Gonzaga é considerado um dos grandes poetas do Arcadismo brasileiro, e seus versos, fugindo à tendência da época, são marcados por expressão própria, pela harmonização dos elementos racionais e afetivos e por um toque de sensualidade pouco pronunciado, senão ausente, nos outros autores árcades.
Fonte: www.rugusavay.com/www.detetivez.hpg.ig.com.br/www.geocities.com/www.psg.com
Redes Sociais