PUBLICIDADE
Nascimento: 13 de julho de 1826, Palermo, Itália.
Morte: 10 de maio de 1910, aos 83 anos, Roma, Itália.
Nacionalidade: italiana.
Stanislao Cannizzaro – Vida
Stanislao Cannizzaro
Stanislao Cannizzaro foi um famoso químico italiano.
Hoje, ele é lembrado pela a reação de Cannizzaro que foi nomeado após ele marrer.
Ele também é conhecido por seu papel importante sobre as deliberações de peso atômico em 1860.
Cannizzaro nasceu na cidade de Palermo, na Itália.
Matriculou-se na Universidade de Palermo em 1841.
Ele planejava fazer medicina, mas não muito tempo depois que ele entrou na universidade, ele mudou seus estudos para a química.
Ele foi o assistente de Raffaele Piria 1845-1846, que foi muito bem-conhecido por sua pesquisa em salicilina.
Durante a guerra siciliana de independência 1848, Cannizzaro foi um oficial de artilharia em Messina.
Ele também foi um deputado para o governo da Sicília.
Depois de Messina caiu em setembro de 1848, ele atuou em Taormina.
Após o colapso dos rebeldes revolucionários, ele fugiu para a França em maio de 1849.
Em Paris, Cannizzaro começou a trabalhar para o laboratório de o Michel Chevreul.
Ele trabalhou com FS Cloez, e em 1851, eles desenvolveram cianamida pela combinação de amônia e cloreto de cianogênio em uma solução etérea.
Carreira
Durante o mesmo ano, ele foi nomeado professor físico-química no famoso Colégio Nacional de Alexandria, Piedmont.
Em 1853, Cannizzaro realizou uma pesquisa sobre álcoois aromáticos, e descobriu que sempre que benzaldeído reage com hidróxido de potássio, ela experimenta um processo de oxidação-redução, que produz tanto álcool benzílico e ácido benzóico.
Esta descoberta foi chamada a reação de Cannizzaro. Esta descoberta é muito útil no campo da química orgânica sintética.
No outono de 1855, ele se tornou um professor de química na Universidade de Gênova.
Mais tarde, depois de cátedras em Nápoles e Pisa, Cannizzaro aceitou uma posição na Palermo.
Ele passou quase dez anos pesquisando compostos aromáticos e trabalhando em aminas, mesmo até em 1871. Ele então foi selecionada como a Universidade de cadeira de química de Roma.
Seu legado
Além das contribuições de Cannizzaro para química orgânica, o jornal “Sunto di un corso di Filosofia Chimica” também é considerado muito significativo por causa de sua distinção entre pesos moleculares e atômicas.
Ele demonstrou como pesos atômicos de vários elementos encontrados em substâncias voláteis pode ser deduzida a partir de pesos moleculares destas substâncias.
Ele também descobriu como as densidades de vapor desconhecidos e pesos atômicos desses elementos pode ser descoberto a partir de suas baterias particulares. Porque essas conquistas foram muito importantes para a teoria atômica, Cannizzaro foi dada Medalha Copley da Royal Society em 1891.
Cannizzaro é famoso por suas contribuições para o debate sobre moléculas, pesos atômicos e átomos.
Ele apoiou uma teoria por Amedeo Avogadro que volumes equivalentes de gás que tiveram a mesma temperatura e pressão realizada quantidades equivalentes de átomos ou moléculas.
Ele também defendeu a teoria de que os volumes de gás equivalentes poderiam ser utilizados para determinar pesos atômicos. Ao realizar isso, ele apresentou uma compreensão inovadora de química.
Em 1871, sua proeminência científica garantiu-lhe admissão ao senado da Itália, onde atuou como vice-presidente.
Ele pertencia ao Conselho de Instrução Pública, bem como serviram outros papéis importantes na comunidade científica da Itália.
Em seus últimos anos, ele recebeu muitos prêmios e honrarias a partir de um número de líderes sociedades científicas da Itália e de outros países também.
Stanislao Cannizzaro morreu em Roma em 1910
Stanislao Cannizzaro – Biografia
Stanislao Cannizzaro
Stanislao Cannizzaro, químico italiano, nascido em Palermo (Sicília) em 13 de Julho 1826 e morreu em Roma em 10 de maio de 1910.
Ele era filho de um magistrado e Siciliano chefe de polícia, ele estudou ciências naturais e medicina em sua cidade natal, mas durante seus dias de estudante, ele tornou-se interessado em química e participou de vários cursos, chegando à conclusão de que esta ciência foi a base da Fisiologia, que atraiu ainda mais interesse e aperfeiçoou os seus conhecimentos de química, em Pisa, onde ele era como um professor professor Piria.
Em 1848, foi eleito membro do Parlamento italiano e, em 1850, após o fracasso de uma revolta na qual ele participou juntar a artilharia dos rebeldes sicilianos, Cannizzaro tinha para continuar seus estudos de química em Paris para escapar das perseguições que o esperavam no sua terra natal, na capital francesa, teve como mestre Chevreul.
Demorou dois anos até que ele voltou para a Itália, onde se casou e foi professor em várias universidades: em 1852 obteve uma cátedra em Alexandria (Piemonte), em 1855, ele é transferido para Génova em 1861 é Professor em Palermo, e, finalmente, em 1870 mudou-se para Roma.
Em 1871 ele foi nomeado o senador e esta data, dedicou-se principalmente para a saúde pública.
Quanto às suas realizações científicas, vale a pena mencionar que em 1853 Cannizzaro descobriu a reação que leva o seu nome no qual um aldeído que não tem hidrogênios em um e, portanto, incapaz de sofrer uma condensação aldólica, experimenta uma auto oxidación-Reduccion quando aquecido em na presença de uma base alcalina forte ou resultante da mesma um sal e um álcool.
No caso do formaldeído e acetaldeído esta reação é de importância biológica.
Os exemplos seguintes de benzaldeído e formaldeído são típicas:
2CH2 = ou + NaOH -> HCOONa + CH3OH metanol formato de sódio
2PhCH = ou + NaOH -> PhCOONa + PhCH2OH Álcool benzílico benzoato de sódio
Cannizaro descobriu o álcool benzílico, a cianamida empregado na síntese e fez trabalho na santonina.
Mas, sem dúvida, Cannizzaro tornou-se famoso por sua contribuição durante o 1860 Karlsruhe Congresso para o qual convidou 140 químicos eminentes.
O objetivo dele era encontrar respostas a perguntas sobre átomos, moléculas, radicais e equivalentes.
Esta conferência foi organizada como resultado da controvérsia que há quase 50 anos (1811-1858) permanecem sem solução e que se refere ao problema da determinação da escala de pesos atômicos.
Várias soluções foram propostas, de ser abandonado quando eles falham ao tentar explicar todo um grupo de fatos experimentais.
Finalmente, havia aqueles que acreditavam que era impossível conseguir que para determinar pesos atômicos e fórmulas moleculares.
A solução definitiva necessária apenas uma pequena extensão do raciocínio de Avogadro e é isso que sugeriu Stanislao Cannizzaro.
Cannizzaro base o seu método de determinação de peso atómico na ideia de que uma molécula deve conter um número inteiro de átomos de cada um dos seus elementos constituintes. De acordo com isto, é evidente que o peso molecular de um composto deve ter, pelo menos, o peso de um átomo de um determinado elemento, ou, se não for um número inteiro múltiplo deste peso.
Portanto, se uma série de compostos deste elemento são discutidos e comparados os pesos de contida num peso molecular dos diferentes compostos analisados, deve finalmente tornar-se evidente que todos estes pesos são múltiplos inteiros de um número que será provavelmente o peso do átomo. Para utilizar este método deve primeiro encontrar os pesos moleculares dos compostos.
Para este fim, Cannizzaro recorreu-se ao princípio de Avogadro: uma vez que nas mesmas condições de volumes iguais de gás contém números iguais de moléculas, os pesos destes mesmos volumes devem estar em mesma razão que as suas moléculas de pesos.
Com tal sistema, relativa aos pesos moleculares disponíveis, Cannizaro definido que o peso molecular de hidrogênio foi de 2 e, assim, definir os valores absolutos de todos os outros. Uma análise química dos gases de comparação vai dar a fracção em peso do elemento existente em cada uma delas, obtendo-se o seu peso em um peso molecular de cada um dos gases.
O último passo é examinar esses dados para correlacioná-los totalmente.
O peso mais baixo do elemento encontrado no peso molecular de um composto irá ser procurada peso atómico e todos os outros pesos daquele elemento que aparece deve ser múltiplos do mesmo.
Podemos ilustrar o experimento de Cannizzaro, revendo a determinação do peso atómico do oxigênio, analisando a fazê-lo de um número de gases, que este elemento é um componente, os resultados são os seguintes:
Composto de oxigênio peso molecular refere H2 = 2 a molecular___Agua 18 nítrico 16oxido 30 nitroso 16oxido 44 16bioxido de nitrogênio 46 32bioxido de enxofre 64 32bioxido carbono 44 32oxigeno 32 32Ozono 48 48
O peso encontrada oxigênio inferior é de 16 e todo o resto são múltiplos deste.
Quando ele apresentou sua teoria na Conferência de Karlsruhe, Cannizzaro falhou ao tentar convencer seus ouvintes e trazê-los para a sua posição, mas a lógica fria e utilidade da sua proposta, tornou-se evidente uma vez que os membros do Congresso voltou para seus laboratórios.
É, bem como por uma combinação habilidosa de a lei de proporções com o princípio da “igualdade de volumes Iguales-Numeros” múltipla,Cannizzaro eliminado o dilema associado com o peso da fórmula atômica molecular e forneceu uma base química duradoura para a teoria atômica.
Seus méritos científicos foram reconhecidos quando o que ele viveu e que lhe rendeu nomeações de acadêmico ou membro de quase todas as sociedades científicas do mundo.
Ele presidiu o Congresso Internacional de Química que foi realizada em 1906 em Roma e por suas descobertas merecia consideração universal.
Juntamente com outras científica como a Hoffman, Kekulé, Lieberman etc, pode ser realizada fundador da química orgânica moderna.
Sua morte, em 1910, foi motivo de luto nacional na Itália.
Seus trabalhos incluem: curso de agricultura (1845), lições sobre a teoria atômica (1850), a química e ciências naturais (1850), produto da decomposição do Santoso ácido, sobre a vida e obra de Raffaele Piria (1883), bem como revistas em revistas italianas e estrangeiras.
Ele também publicou obras de conteúdo político, tais como: a revolução siciliana de 1848.
Fonte: famouschemists.org/thebiography.us
Redes Sociais