PUBLICIDADE
Nascimento: 8 de fevereiro de 1834.
Falecimento: 2 de fevereiro de 1907, São Petersburgo, Rússia.
Mendeleev – Químico
Mendeleev
Químico russo Dmitri Mendeleev descobriu a lei periódica e criou a tabela periódica dos elementos.
Dmitri Mendeleev nasceu em Tobolsk, Rússia, em 8 de Fevereiro de 1834.
Depois de receber uma educação em ciência na Rússia e na Alemanha, tornou-se professor e realizou uma pesquisa em química.
Mendeleev é mais conhecido por sua descoberta da lei periódica, que ele introduziu em 1869, e por sua formulação da tabela periódica dos elementos.
Ele morreu em São Petersburgo, Rússia, em 02 de fevereiro de 1907.
Mendeleev – Biografia
Mendeleev
Dmitri Mendeleev era apaixonado por química. Seu desejo mais profundo era encontrar uma melhor maneira de organizar o assunto.
O desejo de Mendeleev levou à sua descoberta da lei periódica e sua criação da tabela periódica – um dos símbolos mais emblemáticos já vi na ciência: quase todo mundo reconhece-lo imediatamente: a ciência tem algumas outras criações bem conhecidas como a tabela periódica.
Usando sua tabela periódica, Mendeleev previu a existência e as propriedades dos novos elementos químicos. Quando estes elementos foram descobertos, o seu lugar na história da ciência foi assegurado.
Início da vida e da Educação
Dmitri Ivanovich Mendeleev nasceu 08 de fevereiro de 1834 em Verkhnie Aremzyani, na província russa da Sibéria.
Sua família era excepcionalmente grande: ele pode ter tido tantos como 16 irmãos e irmãs, embora o número exato é incerto.
Seu pai era um professor que tinha se formado na Main Instituto Pedalogical de São Petersburgo – uma instituição de formação de professores.
Quando seu pai ficou cego, sua mãe reaberta uma fábrica de vidro que originalmente havia sido iniciada por seu pai e, em seguida, fechado. Seu pai morreu quando Mendeleev tinha apenas 13 anos.
Com 16 anos, ele se mudou para São Petersburgo, que era então a capital da Rússia. Ele ganhou um lugar na faculdade na idade de seu pai, em parte porque o colégio tinha conhecido seu pai. Lá, Mendeleev treinou para ser um professor.
Até o momento ele tinha 20 anos, Mendeleev foi mostrando a sua promessa e publicação de trabalhos de pesquisa originais. Sofrendo de tuberculose, muitas vezes ele teve que trabalhar na cama. Graduou-se como o melhor aluno em seu ano, apesar do fato de que seu temperamento incontrolável tornou-o impopular com alguns de seus professores e colegas.
Em 1855, com 21 anos, ele conseguiu um emprego ensino da ciência em Simferopol, Crimeia, mas logo retornou a São Petersburgo. Lá, ele fez o mestrado em química na Universidade de São Petersburgo. Ele diplomou-se em 1856.
Química
Mendeleev tinha treinado tanto como um professor e um químico acadêmico. Ele passou um tempo fazendo as duas coisas antes que ele ganhou um prêmio para ir para a Europa Ocidental a prosseguir a investigação química.
Ele passou a maior parte dos anos 1859 e 1860, em Heidelberg, na Alemanha, onde ele teve a sorte de trabalhar por um curto período de tempo com Robert Bunsen na Universidade de Heidelberg.
Em 1860, Bunsen e seu colega Gustav Kirchhoff descobriram o césio elemento usando espectroscopia química – um novo método que eles tinham desenvolvido, que Bunsen introduzido para Mendeleev.
Em 1860, Mendeleev participou da primeira conferência de química internacional, que teve lugar em Karlsruhe, Alemanha. Muito do tempo da conferência foi gasto discutindo a necessidade de padronizar química.
Esta conferência desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento eventual da Tabela Periódica de Mendeleev.
A tabela periódica de Mendeleev foi baseada em pesos atômicos e ele observou que a conferência produziu um método acordado, padronizado para determinar esses pesos.
Na conferência, ele também aprendeu sobre a Lei de Avogardo que afirma que: Todos os gases, no mesmo volume, temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.
Ele voltou para São Petersburgo em 1861 para ensinar no Instituto Técnico, Mendeleev tornou-se ainda mais apaixonado pela ciência da química.
Ele também estava preocupado que a química na Rússia foi arrastando atrás da ciência que ele tinha experimentado na Alemanha.
Ele acreditava que a melhoria dos livros de química no idioma russo era uma necessidade, e ele estava determinado a fazer algo sobre isso.
Trabalhando como um demônio, em apenas 61 dias, o químico de 27 anos derramou seu conhecimento em um de 500 páginas livro: Química Orgânica.
Este livro ganhou o Prêmio Domidov e colocar Mendeleev na vanguarda do ensino de química russo.
Mendeleev era um professor carismático e realizou uma série de posições acadêmicas até que, em 1867, com apenas 33 anos, ele foi premiado com o Presidente da General Química da Universidade de São Petersburgo.
Nesta posição de prestígio, ele decidiu fazer um outro esforço para melhorar a química na Rússia, a publicação de Os Princípios da Química em 1869. Não só este livro provar popular na Rússia, era popular em outros lugares também, aparecendo em Inglês, traduções francesas e alemãs.
A tabela periódica
Neste momento, a química era uma colcha de retalhos de observações e descobertas.
Mendeleev estava certo de que os princípios de melhor, mais fundamentais poderia ser encontrado; esta foi a sua mentalidade, quando, em 1869, começou a escrever um segundo volume de seu livro Os Princípios da Química.
No coração da química eram os seus elementos. O que, se perguntou Mendeleev, eles poderiam revelar-lhe se ele poderia encontrar uma forma de organizá-los de forma lógica?
Ele escreveu os nomes dos 65 elementos conhecidos em cartões – bem como cartas de baralho – um elemento em cada cartão.
Escreveu então as propriedades fundamentais de cada elemento na sua própria placa, incluindo o peso atômico.
Ele viu que o peso atômico era importante, de alguma forma – o comportamento dos elementos parecia repetir como seus pesos atômicos aumentou – mas ele não podia ver o padrão.
Convencido de que ele estava perto de descobrir algo significativo, Mendeleev moveu os cartões de cerca de hora após hora até que finalmente caiu no sono em sua mesa.
Quando ele acordou, ele descobriu que sua mente subconsciente tinha feito o seu trabalho para ele! Ele agora sabia o padrão dos elementos seguido.
Mais tarde, ele escreveu: “Em um sonho eu vi uma mesa onde todos os elementos se encaixaram como necessário. Despertando, escrevi imediatamente para baixo em um pedaço de papel “.
Levou apenas duas semanas para publicar a relação entre as propriedades e pesos atômicos dos Elementos. A tabela periódica tinha sido desencadeada sobre o mundo científico.
Por que a tabela periódica de Mendeleev foi bem sucedido?
Tal como acontece com muitas descobertas na ciência, há um momento em que um conceito torna-se prontas para serem descobertas, e este foi o caso com a tabela periódica em 1869.
Lothar Meyer, por exemplo, tinha proposto uma tabela periódica bruto em 1864 e por 1868 tinha inventado um que era muito semelhante ao Mendeleev, mas ele resolveu não publicá-lo até 1870.
John Newlands publicou uma tabela periódica em 1865.
Newlands escreveu a sua própria lei de comportamento periódico: “Qualquer elemento dado vai expor análoga comportamento [semelhantes] para o oitavo elemento que se lhe segue na tabela”
Newlands também prevista a existência de um novo elemento (germânio), com base em uma lacuna na sua tabela. Infelizmente para Newlands, seu trabalho foi largamente ignorado.
A razão Mendeleev tornou-se o líder do bloco foi provavelmente porque ele não só mostrou como os elementos podem ser organizados, mas usou sua tabela periódica:
Propor que alguns dos elementos, cujo comportamento não concordava com suas previsões, deve ter tido seus pesos atômicos medido incorretamente.
Prever a existência de oito novos elementos. Mendeleev mesmo previu as propriedades desses elementos teria.
Descobriu-se que os químicos tinham medido alguns pesos atômicos incorretamente. Mendeleev estava certo! Agora os cientistas em todos os lugares começaram a prestou atenção a sua tabela periódica.
E, à medida que novos elementos que ele tinha predito foram descobertos, fama e reputação científica de Mendeleev foram reforçadas ainda mais.
Em 1905, a British Royal Society lhe deu sua mais alta honra, a Medalha Copley, e no mesmo ano, ele foi eleito para a Academia Real Sueca de Ciências.
O elemento 101 foi nomeado Mendelevium em sua honra.
O fim
Dmitri Mendeleev morreu em São Petersburgo, 2 de fevereiro de 1907, seis dias antes de seu 73o aniversário.
Ele foi morreu pela gripe influenza.
Mendeleev – Professor
Mendeleev
Dmitri Mendeleev ajudou a transformar o mundo da ciência com a sua forma de organizar os elementos.
Professor e célebre químico russo nascido em Tobolsk, na Sibéria.
Estudou em Odessa, São Petersburgo e em Hidelberg, na Alemanha.
Formado em química, trabalhou no laboratório Wurtz, em Paris, e fez pesquisas sobre a origem do petróleo na Pensilvânia (EUA) e no Cáucaso.
Em 1863, assumiu a cátedra de química do Instituto Tecnológico de São Petersburgo, onde realizou as pesquisas que resultaram na descoberta da lei periódica – um dos marcos da evolução da química e da física modernas.
Em 1890, como conselheiro científico das forças armadas russas, realizou estudos sobre nitrocelulose e contribuiu para a preparação de uma pólvora sem fumaça.
Em 1905 foi premiado com a medalha Copley pela Royal Society, de Londres.
Tornou-se mais conhecido a partir da criação da Tabela Periódica de Mendeleev.
Em 1869-1870 sistematizou o que vários cientistas percebiam: que havia uma relação entre as propriedades de determinadas substâncias e o peso atômico dos átomos que as constituem.
Classificou, então, os 64 elementos químicos conhecidos à época e organizou-os pela ordem crescente de seu peso atômico.
Notando que as propriedades de determinados elementos repetiam-se periodicamente, ele usou esse critério para os reunir em famílias, formulando a lei periódica de classificação dos elementos químicos.
Ao montar sua tabela periódica, percebeu algumas lacunas.
Previu, então, que elas seriam preenchidas por átomos ainda desconhecidos, e descreveu suas possíveis propriedades.
Mais tarde, as descobertas do gálio (1875), escândio (1879) e germânio (1886) confirmaram suas previsões.
Ao montar a tabela periódica relacionando o peso atômico dos átomos com as propriedades das substâncias, Mendeleev descobriu uma das leis da natureza, a lei periódica: as propriedades físicas e químicas dos elementos são uma função periódica de seu peso atômico.
A descoberta foi tão importante que, até hoje, a lei de Mendeleev é chamada de lei grandiosa.
Ela evidencia que existe uma relação harmônica entre os diferentes elementos químicos e que essa relação reflete-se em suas propriedades.
Mendeleev – Vida
Mendeleev
Nasceu na Sibéria em 1834, sendo o mais novo de dezessete irmãos. Mendeleev foi educado em St. Petersburg, e posteriormente na França e na Alemanha.
Conseguiu o cargo de professor de química na Universidade de St. Petersburg. Escreveu um livro de química orgânica em 1861.
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, organizou os elementos na forma da tabela periódica atual. Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos.
Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e sua s propriedades químicas e físicas.
Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.Formou-seentãoatabelaperiódica.
A vantagem da tabela periódica de Mendeleev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos como as tríades.
Mostravam semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.
Em 1906, Mendeleev recebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.
Mendeleev morreu em 1907 aos 73 anos de idade e é conhecido como o “Pai da Tabela Periódica”.
Fonte: www.biography.com/www.famousscientists.org/members.fortunecity.com
Redes Sociais