Manuel dos Santos Lima – Vida
PUBLICIDADE
Manuel dos Santos Lima
Nascimento: 28 de janeiro de 1935, Kuito, Angola.
Manuel dos Santos Lima poeta angolano, dramaturgo, romancista e cuja escrita está enraizado na luta pela libertação de Angola do colonialismo Português.
Nasceu no Bié, ex-Silva Porto, em 28/01/35.
Estudos liceais em Angola, licenciando-se em Direito pela Universidade de Lisboa, doutorando-se em Letras (Universidade de Lausanne, Suíça).
Viveu no Brasil, no Canadá, na França e em Portugal. Membro ativo da Casa dos Estudantes do Império.
Membro ativo da Casa dos Estudantes do Império. Desertor do Exército Português e fundador do Exército Popular de Libertação de Angola (braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola – MPLA) e seu 1.º comandante-em-chefe.
Posteriormente, já na independência, tornou-se opositor do regime angolano e um dos principais denunciadores de suas mazelas.
Manuel dos Santos Lima – Biografia
Manuel dos Santos Lima
Manuel dos Santos Lima representou Angola em 1956 no primeiro Congresso Internacional de Escritores e preto Artistas em Paris e novamente no Congresso dos Escritores Afro-Asiáticos no Cairo, em 1962.
Ele era um membro da Comissão Organizadora do Movimento Popular para a Libertação de Angola e um líder militar do Exército Popular para a Libertação de Angola.
Essas experiências fornecido alimento para a sua escrita. Mais tarde, ele se mudou para Montreal, onde ele ensinou francês.
Primeiro Lima romance , As Sementes da Liberdade (1965; “As sementes da Liberdade”), foi publicado no Rio de Janeiro, e seu segundo, Como Lagrimas eo Vento (1975; “Lágrimas e vento”), em Lisboa. Este último trabalho é um relato fictício da guerra de libertação que resultou na independência.
Manuel dos Santos Lima também publicou um volume de poemas, kissange (1961), e um jogo, A Pele do Diabo (1977; “A Pele do Diabo”), bem como uma fábula política, Os Anões e Mendigos OS (1984; “Anões e mendigos “).
Manuel dos Santos Lima – Obra
Ficção
Como Sementes da Liberdade de 1965
Enquanto as lágrimas eo Vento de 1975
Teatro
A Pele do Diabo de 1976
Poesia
Kissange de 1961
Manuel dos Santos Lima – Poeta
Nasceu em Bié, Angola, em 28/01/1935.
Advogado, romancista, poeta e dramaturgo.
Realizou seus estudos secundários e universitários em Lisboa e doutorado em Letras pela Universidade de Lausanne, na Suíça e ministrou aulas em universidades do Canadá, França e Portugal.
Seu primeiro romance – As sementes da liberdade – foi publicado no Brasil com a ajuda de Jorge Amado, que o enviou à Ênio Silveira, da Civilização Brasileira.
No inicio da década de 1970, desertou do Exército Português e participou da fundação do Exército Popular de Libertação de Angola (braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola-MPLA) e foi seu primeiro comadante-em-chefe, em 1975.
Em seguida presidiu o Movimento de Unidade Democrática Angolana para a Reconstrução-MUDAR.
Fonte: br.geocities.com/www.ikuska.com/betogomes.sites.uol.com.br
Redes Sociais