João Cândido

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Nascimento: 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul.

Falecimento: 6 de dezembro de 1969, Jardim Guanabara, Rio de Janeiro.

João Cândido – Vida

João Cândido

Marinheiro João Cândido, comandou o “Minas Gerais” e serviu ce almirante a toda esquadra revoltada

Nascido em Rio Pardo no Rio Grande do Sul, em 24 de junho de 1880 filho de de ex-escravos, João Cândido entrou para a corporação em 1894, aos 14 anos — época em que as Forças Armadas aceitavam menores e a Marinha, em particular, recrutava-os junto à polícia.

Este não foi o caso de João Cândido. Recomendado por um almirante, que se tornara seu protetor, logo desponta como líder e interlocutor dos marujos junto aos oficiais.

Em 1910, uma viagem de instrução à Inglaterra alicerça, entre os marinheiros brasileiros, as bases para o levante conspiratório que poria fim ao uso de castigos físicos na Marinha. Durante a viagem inaugural do Minas Gerais, João Cândido e companheiros tomam ciência do movimento pela melhoria das condições de trabalho levado a cabo pelos marinheiros britânicos entre 1903 e 1906. E, ainda, da insurreição dos russos embarcados no encouraçado Potemkin, em 1905.

De volta ao Brasil, o estalo das chibatas não cessa, e os soldos baixos — contrastando com o status de maior frota náutica do mundo, superior até mesmo à inglesa — acirra o clima de tensão entre os marujos.

Até que em 22 de novembro de 1910, a lembrança das 250 chibatadas recebidas por um marinheiro, no dia anterior, deflagra o início da revolta. Durante quatro dias, marinheiros liderados por João Cândido (figura central da tomada dos navios, das negociações e, é claro, do ódio da Marinha Brasileira e do Governo Brasileiro) e entrincheirados nos navios São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Deodoro — ancorados ao longo da baía da Guanabara — lançam bombas na cidade.ao toque de recolher, o ataque estava pronto. Os marinheiros estavam dispostos a dar um fim à violência e humilhação que marcava as suas costas com o couro das chibatas. Como sentenciou João Cândido, o Almirante Negro, “Naquela noite o clarim não pediria silêncio e sim combate”. A estrutura da sociedade brasileira na República Velha refletia o quanto ainda eram perenes as marcas de mais de 300 anos de escravidão. Uma sociedade, que, poderíamos afirmar, era erigida sobre as bases da violência e da hierarquização social, identificando na população negra, claramente, o labéu da antiga condição de escravos, que ao sair das senzalas não tiveram melhor sorte. Foram jogados nas cidades para desempenhar as piores atividades existentes, recebendo praticamente nada e trabalhando em condições aviltantes.

Na Marinha Brasileira, a situação não era diferente. Estima-se que cerca de 80% da “maruja” era constituída por negros e mulatos. Em contrapartida, a oficialidade era formada por filhos de antigos senhores de escravos. Em muito pouco mudava, efetivamente, o antagonismo entre a casa grande e a senzala, apenas posto naquele momento em outros termos. A “maruja” não era melhor tratada do que seus pais ou avós, sendo que em geral eram filhos de ex-escravos.

Recebiam um soldo miserável, alimentavam-se com uma comida detestável, quando não estragada e, o pior, eram castigados com chibatadas, amarrados pelos pés e pelas mãos, em cerimoniais bárbaros, de “castigos exemplares”.

O regulamento da “Companhia Correcional”, como salienta Mário Maestri em “Cisne Negro: Uma História da Revolta da Chibata”(Ed. Moderna, 2000), permitia, 22 anos após a abolição da escravatura, a punição física pela chibata.

João Candido sendo preso

Finda a revolta por um lado, ao menos parte das reivindicações dos amotinados foi atendida, em relação a comida nas embarcações e ao fim das chibatadas, os seus principais líderes foram traídos e a maioria dos participantes foram mortos. Dezoito dos principais líderes dos marinheiros envolvidos na ação foram jogados numa solitária do Batalhão Naval, na Ilha das Cobras. Antes de encarcerá-los, o pequeno catre que os receberia é “desinfectado”, jogado-se baldes de água com cal. Nos quentes dias de Dezembro, a água evapora e o cal começa a penetrar nos pulmões dos prisioneiros.

Sob os gritos lancinantes de dor, as ordens são claras: a porta deve permanecer trancafiada. É aberta, ao que se sabe, apenas no dia 26 de Dezembro.

Naquela sala de horrores, dos dezoito marinheiros ali trancafiados, dezesseis estão mortos, alguns já podres. João Cândido sobrevive. Apenas ele e um outro marinheiro saem vivos, ainda que muito mal, daquele desafio infernal.

Todavia, os 59 anos de vida que teria pela frente após estes momentos de glória e de terror seriam árduos. Banido da Marinha, com uma tuberculose que o acompanhou durante os seus oitenta e nove anos de vida, teve de lutar muito pela sobrevivência. Trabalhou fazendo bicos em navios de carga, que logo tratavam de despedi-lo se descobriam quem era. Ganhou por muito tempo a vida na estiva, descarregando peixes na Praça XV, no Rio de Janeiro. Mesmo velho, pobre e doente, permaneceu sempre sob as vistas da Polícia e do Exército, por ser considerado um “subversivo” e perigoso “agitador”.

“Nós queríamos combater os maus-tratos, a má alimentação (…) E acabar com a chibata, o caso era só este” — declarou João Cândido, em 1968, em depoimento ao Museu de Imagem e do Som.

João e Aldir tiveram que fazer 3 mudanças na letra, até que a censura a liberasse. Foram tres palavras modificadas. Mas que diferença fizeram. As palavras substituídas aparecem em negrito.

João Cândido – Biografia

João Cândido
João Cândido

Militar brasileiro, líder da Revolta da Chibata. João Cândido Felisberto nasceu em 24 de junho de 1880 em Encruzilhada, Rio Grande do Sul, numa família de ex-escravos.

Entrou para a Marinha aos 14 anos (naquele tempo era permitido recrutar menores), como fizeram muitos outros filhos de escravos.

Em 22 de novembro de 1910, durante uma viagem do encouraçado Minas Gerais para o Rio de Janeiro, um dos tripulantes, Marcelino Rodrigues Menezes, é punido com vinte e cinco chibatadas por desobedecer ordens superiores, conforme as leis militares da época (no Exército o uso de chibata já havia sido abolido em 1890). Mesmo desmaiado, o militar continuou a ser surrado.

Lideradas por João Cândido, a tripulação revoltou-se, o comandante foi morto e os demais oficiais fugiram da embarcação.

O motim é seguido por outras embarcações militares que ficam nas mãos de cerca de dois mil marinheiros e passam a ameaçar bombardear o Rio de Janeiro. “Queríamos combater os maus-tratos, acabar com a chibata.

O caso era só este”, diria em 1968, João Cândido. Além da abolição das punições corporais, os revoltosos exigem aumento de salário, limitação da jornada de trabalho e anistia. O governo do Presidente Hermes da Fonseca promete cumprir a primeira e a última reivindicação.

Em 25 de novembro os marinheiros se rendem. Pouco depois, uma nova rebelião de marinheiros ocorre no quartel da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. João Cândido é acusado de incitar a nova rebelião e é expulso da Marinha. Ficou preso com dezessete outros líderes numa solitária do Batalhão Naval na Ilha das Cobras. Devido a cal usada durante a lavagem da cela, dezesseis marinheiros morreram sufocados e sob grande sofrimento após a evaporação da água usada na limpeza. João Cândido é um dos dois sobreviventes.

Após sua expulsão, chegou a ser internado na Casa dos Alienados, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Em 1928, sua segunda mulher comete suicídio. Nos anos 30, adere ao Integralismo e se filia à Ação Integralista Brasileira – AIB, organização nacionalista liderada por Plínio Salgado, mas abandona o movimento queixando-se da falta de uma liderança forte. Teve 12 filhos de quatro casamentos.

Devido à expulsão da Marinha não mais conseguiu emprego fixo, trabalhando até o fim da vida como estivador e carregador de peixe na Praça XV, no Rio de Janeiro. O “Almirante Negro”, como ficou sendo conhecido, faleceu em São João do Meriti, no Rio de Janeiro, em 6 de dezembro de 1969.

João Cândido – Marinheiro

João Cândido
João Cândido

Em 22 de novembro de 1910, o marinheiro João Cândido, liderou um levante, a bordo dos principais navios da Marinha do Brasil, sediados no Rio de Janeiro, como resposta aos castigos físicos, impostos aos marinheiros punidos por indisciplina, através de açoites, como já ocorria aos escravos.

Dos 18 líderes desse movimento, somente o João Cândido e o “Pau de Lira”, sobreviveram aos tratamentos cruéis, nas masmorras medievais, na Ilha das Cobras, como conta o escritor cearense Edmar Morel em seu Livro A Revolta da Chibata.

Em 25 de março de 1964, aproximadamente 1.000 marinheiros se reuniram no Sindicato dos Metalúrgicos, no Rio de Janeiro, com a finalidade de comemorar o segundo ano da fundação da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, evento esse que teve como presidente de honra, o ex-marinheiro João Cândido.

O que deveria ser um ato festivo, logo se transformou em fato político, acarretando em uma grande debandada da reunião, restando no Sindicato em torno de 300 marinheiros e fuzileiros, que permaneceram aquartelados até o dia 27 de março, cercados por tropas da Marinha.

Entre outras coisas, as principais reivindicações eram:

1 – Direito ao voto;
2 –
Poder casar;
3 –
Poder trajar a paisana, quando de licença;
4 –
Poder estudar (os que o faziam eram perseguidos e prejudicados na hora da licença).

Os amotinados foram anistiados pelo Presidente João Gulart. Quando do movimento militar de 64, a Marinha expulsou mais de mil homens, entre marinheiros, fuzileiros, sargentos e inclusive oficiais.

Hoje a Marinha tem uma visão menos elitista, pois a maioria do oficialato emana da classe média, até porque os soldos não são lá muito compensadores!

João Cândido – Revolta da Chibata

O líder da Revolta da Chibata de 1910, João Cândido Felisberto, poderá ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na praça dos Três Poderes, em Brasília.

Surpreendentemente, a iniciativa não veio das forças de esquerda no Parlamento, nem do Rio de Janeiro, onde João Cândido viveu até os 89 anos de idade, reverenciado como uma espécie de herói popular. O Projeto de Lei 5874/05 foi apresentado pelo deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP).

A Revolta da Chibata ocorreu em unidades da Marinha de Guerra brasileira baseadas no Rio de Janeiro, em novembro de 1910. Os marinheiros tomaram os principais navios da Armada, em protesto contra suas condições de trabalho, os alimentos estragados que lhes eram oferecidos, os trabalhos pesados que lhes eram impostos e principalmente o costume degradante da do castigo da chibata, herança da escravidão.

“Na época, a Marinha brasileira estava dentre as mais fortes do mundo. Já o tratamento dos marinheiros repetia as piores tradições. João Cândido, filho de escravos, liderou a revolta pela dignidade humana em nossa Marinha e em nosso país”, argumentou Damasceno.

“O Almirante Negro”

Os marinheiros tinham contato com o movimento operário e os partidos marxistas da Europa, onde iam acompanhar as fases finais de construção dos navios adquiridos pela Marinha de Guerra. O próprio João Cândido, como marinheiro de 1ª classe, seguiu para a Europa, onde assistiu ao final da construção do encouraçado Minas Gerais. Assim, a rebelião foi cuidadosamente preparada, inclusive com comitês clandestinos em cadabelonave.

A revolta teve início na madrugada de 23 de novembro de 1910, em resposta ao castigo de 250 chibatadas sofrido pelo marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes. Sob o comando de João Cândido, amotinaram-se as tripulações dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo e também dos cruzadores Barroso e Bahia, reunindo mais de dois mil revoltosos.

A cidade do Rio de Janeiro, então capital da República, foi mantida por cinco dias sob a mira de canhões. João Cândido recebeu então o apelido de “o Almirante Negro”, pela maestria com que comandou a frota em evoluções depa Baía da Guanabara.

O então presidente da República, Hermes da Fonseca, não encontrou saída que não fosse ceder às exigências dos marinheiros. “No dia 25 de novembro, o Congresso, apressadamente, aprovou as reivindicações dos marujos, incluindo a anistia. João Cândido, confiando nessa decisão, resolveu encerrar a rebelião, recolhendo as bandeiras vermelhas dos mastros”, conta o autor da proposta.

A revanche da reação

Três dias depois, porém, veio a traição. O então ministro da Marinha determinou a expulsão dos líderes do movimento. Os marinheiros tentaram reagir, mas o governo lançou violenta repressão que culminou com dezenas de mortes, centenas de deportações e a prisão de João Cândido. “O Almirante Negro” foi colocado numa masmorra da Ilha das Cobras de onde foi o único a sair vivo, de 18 marinheiros.

Solto anos depois, João Cândido passou a viver como vendedor de peixes na Praça Quinze, Rio de Janeiro. “Morreu em 1969, sem patente e na miséria. Agora é hora de a nação honrá-lo, inscrevendo seu nome no livro dos heróis da pátria”, defendeu Damasceno.

João Cândido, O ALMIRANTE NEGRO!

No início do século XX, precisamente no ano de 1910, durante alguns dias, mais de dois mil marujos movimentaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, ao tomarem posse de navios de guerra para exigir o fim dos castigos corporais na Marinha do Brasil. Mas, qual a relação do termo chibatada com um movimento realizado por integrantes da Marinha brasileira?

Por incrível que pareça, nessa época a Marinha do Brasil era uma das maiores potências mundiais, pois, comprou três couraçados (navios blindados de guerra), três cruzadores, seis caças-torpedeiros, seis torpedeiros, três submarinos e um transporte, para reaparelhar a nossa Marinha de Guerra (plano de compra aprovado no Congresso Nacional em 14 de novembro de 1904), assim, o Brasil passou a ter a terceira esquadra militar do mundo.

Entretanto, dos três navios blindados, apenas dois foram realmente adquiridos: o “Minas Gerais” e o “São Paulo”.

Em abril de 1910, o “Minas Gerais” chegou à Baia da Guanabara, era o navio mais bem equipado do mundo, mas, as questões de regime de trabalho, o recrutamento dos marujos, as normas disciplinares e a alimentação deixavam a desejar. O retardamento das reformas nessas áreas fazia lembrar os anos dos navios negreiros. Tudo na Marinha, Código Disciplinar e recrutamento, principalmente, ainda eram iguais ao da monarquia. Homens de bem, criminosos, marginais eram juntamente recrutados para servirem obrigatoriamente durante 10 a 15 anos e, a desobediência ao regulamento tinha a punição de chibatadas e outros castigos conforme nos relata Marília Trindade Barbosa, 1999 (fonte de pesquisa).

Mas, em 16 de novembro de 1889, Deodoro da Fonseca, através do Decreto nº 3 – um dia depois da Proclamação da República – acabou com os castigos corporais na Marinha do Brasil mas, um ano depois tornou a legalizá-los: “Para as faltas leves, prisão e ferro na solitária, a pão e água; faltas leves repetidas, idem idem por seis dias; faltas graves 25 chibatadas”.

Os marujos não aceitaram e começaram a conspirar, principalmente alguns que estiveram na Inglaterra e viram a diferença de tratamento dos que lá eram recrutados. Além disso, corria notícia no mundo da revolta do encouraçado Potemkim. Em novembro de 1910 o marinheiro Marcelo Rodrigues foi punido com 250 chibatadas deixando evidente o sistema escravocrata ainda no país, ou seja, as duras punições impostas aos escravos antes da Lei Áurea em 1888.

Sendo assim, em 22 de novembro de 1910, comandado por João Cândido Felisberto, a Revolta da Chibata eclodiu: “O comitê geral resolveu, por unanimidade, deflagrar o movimento no dia 22. Naquela noite o clarim não pediria silêncio e sim combate. Cada um assumiu o seu posto e os oficiais de há muito já estavam presos em seus camarotes. Não houve afobação. Cada canhão ficou guarnecido por cinco marujos, com ordem de atirar para matar contra todo aquele que tentasse impedir o levante. Às 22:50, quando cessou a luta nos convés, mandei disparar um tiro de canhão, sinal combinado para chamar à fala os navios comprometidos. Quem primeiro respondeu foi o ‘São Paulo’, seguido do ‘Bahia’. O ‘Deodoro’, a princípio, ficou mudo. Ordenei que todos os holofotes iluminassem o Arsenal da Marinha, as praias e as fortalezas. Expedi um rádio para Catete, informando que a Esquadra estava levantada para acabar com os castigos corporais.

Os mortos na luta foram guardados numa improvisada câmara mortuária e, no outro dia, manhã cedo, enviei os cadáveres para a terra. O resto foi rotina de um navio em guerra”.

Nesse ínterim, João Cândido assumiu a esquadra de “Minas Gerais”. No combate morreram o Comandante Batista das Neves, alguns oficiais e muitos marinheiros. Conforme relato anterior, foram tomados também os navios “São Paulo”, o “Bahia” e o “Teodoro”, sendo colocados em pontos estratégicos da cidade da Guanabara, logo em seguida foi enviado um comunicado ao Presidente da República solicitando a revogação do Código Disciplinar, o fim das chibatadas e “bolos” e outros castigos, o aumento dos soldos e a preparação e educação dos marinheiros.

Como não tinha outro jeito a dar – eram 2.379 rebeldes – e estavam com as mais modernas armas que existiam na época, o Marechal Hermes da Costa e o parlamento cederam às exigências, aprovaram um projeto idealizado por Rui Barbosa – que tinha apoiado o retorno dos castigos anteriormente – pondo fim aos castigos e concedendo anistia aos revoltosos. Portanto, com esse ato, termina vitoriosa a revolta, cuja duração foi de cinco dias. Finalmente é colocado um ponto final na punição escravocrata disciplinar na Marinha de Guerra do Brasil.

A Revolta da Chibata não pode ser esquecida, a lembrança de João Cândido, o “Almirante Negro” deve perpetuar por toda história. Esse marinheiro gaúcho, nascido em 24 de janeiro de 1880, demonstrou mais uma vez a coragem herdada dos seus descendentes negros. Morreu aos 89 anos mas, deixou um legado de luta como exemplo para todos os negros e afros-decendentes do Brasil. Eis mais um testemunho de sangue derramado, por um ideal de transformação. Continuemos na luta!

João Cândido – Revolta dos Marinheiros

Quando se deu a Revolta dos Marinheiros em 1910, João Cândido Felisberto – um dos principais líderes – era marinheiro de primeira-classe, sendo timoneiro de combate ou primeiro timoneiro do poderoso encouraçado Minas Gerais.

Nasceu em 1880 no Rio Grande do Sul (em uma fazenda do município de Rio Pardo), onde seus pais eram escravos.

Antes de ingressar em 6 de janeiro de 1895, com 15 anos, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Rio Grande, João Cândido tivera alguns empregos típicos de criança pobre, tais como a de ser menino de recados e de trabalhar em uma fábrica de tecidos.

Como era de se esperar, entrou para a Escola de Aprendizes, analfabeto.

João Cândido
João Cândido

Veio a servir no cruzador-auxiliar Andrada, no cruzador Tiradentes, no encouraçado Riachuelo e na Flotilha do Amazonas.

Em 1906, embarcou no navio-escola Benjamin Constant, percorrendo, em viagem de instrução de guardas-marinha, o norte da Europa e o Báltico. Daí passou para outro veleiro, o Primeiro de Março, navegando por toda a costa brasileira.

João Cândido iria se sobressair nos veleiros, onde foi gajeiro do gurupés, do mastro grande e do traquete, revelando-se um excelente marinheiro de talha ao lais, para o que dependia de força, de agilidade e de coragem.

Em 1909, regressou ao Benjamin Constant, viajando para a Inglaterra, Portugal e França, sendo, de Toulon, enviado para Newcastle-on-Tyne, sede da comissão fiscalizadora da construção da nova esquadra. Chegou a 6 de novembro, embarcando no encouraçado Minas Gerais, recém-incorporado, a 6 de janeiro de 1910, largando para Hampton Roads, EUA, a caminho do Brasil, a 5 de fevereiro.

João Cândido, que tinha um grande prestígio pessoal entre os companheiros, era um bom timoneiro, pois foi nomeado primeiro timoneiro da menina dos olhos da Marinha, ou seja, o moderno encouraçado Minas Gerais e tal como se dava com os demais navios de guerra, nele imperava a enorme distância social e cultural que existia entre oficiais e praças.

Eram dois mundos afastados, que se comunicavam dificilmente, com contatos limitados às ordens ríspidas e aos humilhantes castigos corporais – ingredientes que misturados a outros, fizeram deflagrar a revolta dos marinheiros em 1910 e que veio terminar com o chicoteamento na Marinha do Brasil.

Vale dizer que a Espanha aboliu os castigos corporais em 1823, a França em 1860, os EUA em 1862, a Alemanha em 1872 e a Inglaterra em 1881.

Fonte: firmaproducoes.com/www.geocities.com/anistia.multiply.com/www.nomar.com.br

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