PUBLICIDADE
Nascimento: 3 de março de 1693, Sherborne, Reino Unido.
Falecimento: 13 de julho de 1762, Chalford, Reino Unido.
James Bradley astrônomo inglês, que em 1728 anunciou sua descoberta da aberração da luz das estrelas, uma ligeira mudança aparente nas posições das estrelas causado pela anual movimento da Terra. Esta conclusão forneceu a primeira evidência direta para a revolução da Terra em torno do Sol.
James Bradley
James Bradley nasceu em Sherborn em Gloucesteshire, na Inglaterra, em Março de 1693.
Ele estudou Teologia no Balliol College, Oxford e por volta de 1715 passou a dedicar-se exclusivamente a astronomia.
Ele foi iniciado em astronomia observacional pelo seu tio, James Pound, um hábil astrônomo amador e que o apresentou ao famoso astrônomo Edmond Halley.
James Bradley
Em 1718 ele foi eleito para Royal Society por recomendação de Halley.
Em 1721 tornou-se professor de astronomia de Oxford e, mais tarde, em 1724 com a morte de Halley, o substitui tornando-se astrônomo do observatório de Greenwich. Bradley é reconhecido devido sua descoberta da aberração de estrelas fixas, que foi anunciada no An Account of a New Discovered Motion of Fixed Stars, publicado na Philosofical transactions, em 1728.
Sua descoberta foi uma evidência observacional direta de que a terra estava orbitando ao redor do sol.
Para explicar a aberração, ele assumiu que a luz tinha uma velocidade finita e, pela primeira vez, consegue medir a velocidade da luz com a melhor precisão até a época.
O valor obtido por ele foi de 295000 km/s que apresenta um erro de 2% em relação ao valor atual aceito.
Esta descoberta decorreu de observações realizadas a partir de 1725, sobre a posição exata da estrela gama Draconis. “Quase tão importante quanto essa descoberta foi à verificação de que, para a exata determinação da posição de uma estrela, devem ser consideradas as precessões dos equinócios, já conhecidas dos astrônomos da Antiguidade, a aberração da luz e, bem assim, a ação da Lua sobre a posição do eixo terrestre no espaço”.(Enc. Mirador – pág. 1524)
Bradley morreu em Chalford em 13 de Julho de 1762.
Fonte: www.britannica.com/www.conviteafisica.com.br
Redes Sociais