Gioacchino Rossini

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Nascimento: 29 de fevereiro de 1792, Pésaro, Itália.

Falecimento: 13 de novembro de 1868, Passy, Paris, França.

Profissão: Compositor.

Gioacchino Rossini – Biografia

Gioacchino Rossini
Gioacchino Rossini

Gioacchino Rossini foi um grande compositor italiano, que deixou uma impressão duradoura sobre as sucessivas gerações.

Gioacchino Rossini nasceu em uma família dedicada à música.

Ele foi uma criança prodígio e na tenra idade de seis anos, ele começou a tocar triângulo na banda de seu pai.

Uma vez que ambos os pais estavam envolvidos em óperas, Rossini tinha uma exposição direta a este mundo.

Ele compôs sua primeira ópera, “La cambiale di matrimonio”, com a idade de 18.

Ele produziu algumas óperas excepcionais, como “La Pietra del paragone e Il Signor Bruschino”, que foram notáveis por sua excelência musical.

“O Barbeiro de Sevilha”, que o imortalizou nas mentes dos aspirantes de música em todo o mundo, é considerado como sua obra-prima.

Ele era um compositor rápido e inesgotável também!

Sua “do barbeiro de Sevilha” é dito ter sido composta em apenas 12 dias.

Suas composições exigia destreza dos cantores de ópera do seu tempo.

Ele era conhecido por ser de uma geração inovadora e influenciava os compositores de ópera.

Infância e educação

Gioacchino Rossini nasceu em Pesaro, Itália, em 29 de fevereiro de 1792.

Seu pai, Giuseppe foi um trompetista famoso da cidade e também trabalhou como um inspetor de matadouros, enquanto sua mãe era uma cantora.

Gioacchino Rossini começou a tocar triângulo na banda de seu pai tenra idade de seis. O pai de Rossini foi associado com tropas de Napoleão Bonaparte durante a Revolução Francesa, e foi aprisionado quando o antigo regime austríaco restaurado. Sua mãe então levou Rossini para Bolonha e seu pai se juntou a eles depois que ele foi libertado em 1800.

Sob a supervisão de Angelo Tesei, Rossini aprendeu piano.

Ele também cantou bem e começou a cantar partes de solo na igreja, com a idade de dez anos.

Ele começou a compor sonatas de cordas, com a idade de doze anos.

Sua primeira exposição ao teatro foi em 1805 como cantor em Fedinando Paer de ‘Camilla’.

Rossini compôs sua primeira ópera quando tinha catorze anos, no entanto, ele foi encenado seis ou sete anos mais tarde, e estreou como sua sexta ópera oficial.

Em 1807, Rossini foi inscrito na classe contraponto do Padre PS Mattei, e, em seguida, ele aprendeu cello de Cavedagni, em Bolonha. Ele aprendeu cello com facilidade, mas não gostou do rigor com que ele foi ensinado contraponto por Mattei. Rossini foi chamado de ‘Tedeschino il’, que significa ‘o pequeno alemão “, devido à sua devoção a Mozart.

Sucesso inicial

Primeira ópera de Rossini, ‘La Cambiale di Matrimonio “(O contrato de união), foi produzido em Veneza, em 1810. Durante 1810-1813, ele produziu uma série de óperas, enquanto viaja através de diferentes países como Bolonha, Roma, Veneza e Milão.

A sua carreira como compositor ganhou novos patamares com o sucesso de sua ópera, ‘Tancerdi’ em 1813. ‘Tancerdi’ e ‘L’italiana in Algeri “trouxe-lhe fama internacional em tenra idade de vinte.

Ele era um compositor de ópera criado na Itália e continuou a escrever óperas, tanto para Milão e Veneza.

No entanto, o sucesso de ‘Tancerdi’ trouxe grandes expectativas entre seus ouvintes o que afetou seu sucesso.

Então, ele decidiu voltar para Bolonha, em 1815.

Ele assinou um contrato com Domenico Barbaia, o gerente do teatro de Nápoles, como o diretor de ‘Teatro di San Carlo “e o” Teatro Del Fondo’.

De acordo com o contrato, Rossini teria que compor uma ópera a cada ano e a remuneração foi de 200 ducados por mês. Ele também teve uma participação nos mesas de jogo estabelecidas no teatro, que resumiu a cerca de 1000 ducados por ano.

Em Nápoles, Rossini compôs ‘Elisabetta, regina d’Inghilterra “, um grande sucesso, que tinha Isabella Colbran como o vocalista, que se tornou sua esposa.

O auge de sua carreira

A obra de Rossini, ‘Il Barbiere di Siviglia “(O Barbeiro de Sevilha), foi estreada em 20 de fevereiro de 1816, em Roma.

Com o imenso sucesso deste trabalho, sua popularidade aumentou muito.

Rossini era idolatrado para este libreto e sua popularidade durou mais de um quarto de século.

Compôs cerca de vinte óperas entre 1815 e 1823, dos quais ‘Otello’ é bem conhecida por sua excelência composicional.

Ao contrário de seus típicos óperas cômicas, este foi um grave. Houve altos e baixos em sua carreira com “La Cenerentola” e “Le Barbier de Séville” ser grandes sucessos enquanto ‘Mosè in Egitto “ser um grande fiasco.

Casamento e carreira em Inglaterra

Em 1822, Rossini casou com a ilustre cantora de ópera Isabella Colbran e mudou-se para Viena a partir de Itália. Suas óperas em Viena eram amplamente aceitas. Ele voltou para Bolonha a convite do príncipe Metternich para “ajudar no restabelecimento geral de harmonia”.

Em 1823, Rossini mudou para a Inglaterra no conselho de o gerente do ‘King Theatre, em Londres. Ele já era conhecido em Paris e tornou-se o diretor musical de “Theatre des Italiens ‘lá, no ano seguinte, com um salário de £ 800 por ano. Sua crescente popularidade trouxe-lhe um contrato de Charles X, para compor cinco novas óperas no espaço de um ano.

Entre 1824 e 1829, Rossini compôs duas óperas cômicas, ‘Le Comte Ory “e” Guillaume Tell’, dos quais, este último é considerado o último de sua carreira operística. Este foi um avanço da sua forma convencional de compor. “Guillaume Tell”, também chamado de “A abertura” ou “William Tell Overture”, foi uma introdução instrumental para o mundo da ópera e serviu de modelo para as investidas românticas ao longo do século 19.

O fim da carreira

Depois de “Guillaume Tell”, de Rossini deu um parada nas óperas, mas continuou a escrever cantatas e outras canções.

Após a morte de sua mãe em 1827, ele queria estar com seu pai, que o levou de volta a Bolonha em 1829.

No entanto, em 1830, voltou a Paris para trabalhar para uma ópera. Em 1832, ele escreveu os primeiros seis movimentos de seu “Stabat Mater” e o resto seis foram compostas por Giovanni Tadolin, outro músico, a pedido do próprio Rossini. Era como um grande sucesso como suas óperas anteriores.

Anos mais tarde e Morte

Em 1845, a primeira esposa de Rossini, Isabella morreu e Rossini casou com Olympe Pélissier em 16 de agosto de 1846.

Ele deixou Bolonha em 1848, devido a turbulências políticas, e foi para Florença.

Finalmente, estabeleceu-se em Paris em 1855.

Rossini foi um viciado em comida e também um chefe de cozinha amador e, após sua aposentadoria, ele assumiu cozinhar apaixonadamente.

Ainda hoje, há uma série de pratos com o seu nome, com sufixos como “alla Rossini”.

Rossini sofreu durante anos de doença física e mental.

Seu retorno a música era muito sutil e suas composições posteriores foram feitos apenas para performances privadas.

Destes, ‘Péchés de vieillesse “(” Sins of Old Age “), foi notável.

Ele sucumbiu à pneumonia com a idade de 76, em sua casa em Passy, em 13 de novembro de 1868.

Seu enterro ocorreu em ‘Père Lachaise, em Paris.

Mais tarde, em 1887, seus restos mortais foram deslocados para a “Basílica di Santa Croce di Firenze ‘, em Florença.

Óperas notáveis

Il Barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha)
La scala di seta (The Ladder Silken)
Il Signor Bruschino
L’italiana in Algeri (A Italiana em Argel)
Il Turco in Italia (O Turk na Itália)
La Cenerentola (Cinderella)
La Gazza Ladra (The Thieving Magpie)

Música sacra

Petite Messe solennelle – composto por 12 vozes solistas, dois pianos e harmonium.
Stabat mater – para coro e solistas.

LINHA DO TEMPO

1792: Rossini nasceu em Pesaro, Itália
1799: Fui para Bolonha com sua mãe depois que seu pai foi preso.
1805: Sua primeira aparição como cantora no teatro da Comuna.
1806: Rossini tornou um estudante sob Cavedagni para aprender violoncelo.
1810: Sua primeira ópera ‘La cambiale di matrimonio “foi produzido.
1813: ‘Tancredi’ e ‘L’italiana in Algeri “trouxe-lhe fama internacional
1815: Rossini voltou para Bolonha e se tornou o diretor musical do ‘Teatro di San Carlo “e o” Teatro del Fondo’ em Nápoles.
1816: Ele compôs ‘Il Barbiere di Siviglia “(O Barbeiro de Sevilha), seu melhor ópera nunca.
1822: Casou-se com Isabella Colbran.
1823: Rossini foi convidado para a Inglaterra e se tornou o diretor musical de “Théâtre des Italiens ‘em Paris.
1829: Ele produziu “Guillaume Tell”, a última de suas óperas e voltou para Bolonha.
1832: Os primeiros seis composições de “Stabat Mater” foi escrita por Rossini.
1845: A morte de sua primeira esposa.
1846: Sua re-casamento com ‘Olympe Pélissier’ ocorreu.
1868: Ele morreu de pneumonia em sua casa em Passey.

Gioacchino Rossini – Compositor

Gioacchino Rossini
Gioacchino Rossini

Nasceu em Pesaro, Itália, em 29 de fevereiro de 1792.

Morreu em Passy, França, em 13 de novembro de 1868.

Foi um dos mais importantes compositores de ópera do século XIX. Stendhal comparou-o a Napoleão pois, como este, subjugou a Europa. Foram 15 anos, entre 1816 e 1830, a época da Restauração, de uma febre rossiniana percorrendo o Continente.

Tornou-se famoso não apenas pelas óperas cômicas, mas pelos trabalhos sérios sobre assuntos tirados da história ou da literatura.

Quando mudou na Itália a moda operística, suas óperas sérias (com árias ornamentadas e muito difíceis para os cantores) saíram do repertório. Mas as comédias permaneceram.

As Aberturas de suas óperas foram construídas segundo a seguinte fórmula: uma introdução lenta (baseada em uma das melodias mais sedutoras da ópera), uma seção rápida (baseada em duas de suas melodias mais ousadas), um frenesi rodopiante e uma conclusão turbulenta.

Gioacchino Rossini – Óperas

Gioacchino Rossini
Gioacchino Rossini

Gioacchino Antonio Rossini (Pesaro, 29 de Fevereiro de 1792 – , França, 13 de Novembro de 1868).

Grande compositor italiano do romantismo, célebre autor de óperas cómicas.

Escreveu várias óperas como: Il barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha), Guglielmo Tell (), Semiramide, La Gazza ladra, e La Cenerentola (Cinderela).

Rossini foi dos compositores que mais óperas escreveu e o primeiro e também conhecido como o pai do bel canto.

Rossini admirava muito Mozart e portanto, no estilo de Mozart, escreveu uma das aberturas mais belas de toda a história da ópera “O Barbeiro de Sevilha”.

Há quem diga que apesar das óperas de Mozart serem mais bem orquestradas no seu todo, Rossini superou Mozart nas aberturas.

Rossini também é considerado um dos maiores orquestradores que já existiram.

É ainda dito que ele seria um grande sinfonista, caso se tivesse aventurado por esse género.

Rossini recebeu suas primeiras lições musicais de seu pai, que tocava trompa e trompete na orquestra local.

Aprendeu piano rapidamente, e em 1806 entrou para o Conservatório Musical de Bolonha, onde foi aluno do padre Stanislao Mattei. Mas parece que a aridez do contraponto não cativava o jovem Rossini, que sentia jorrar de dentro de si um turbilhão de ideias musicais e ansiava por dar vazão a elas sem que a severidade dos mestres lhe inibisse a inspiração.

Em 1810 abandona o conservatório e segue para Veneza, onde é feita a estreia de sua primeira ópera, La Cambiale di Matrimonio.

Mas seu grande triunfo e aclamação pública veio em 1813 com duas peras, Tancredi e A Italiana na Argélia.

Rossini tornou-se rapidamente uma figura muito conhecida na Itália e fora dela, sendo admirado até mesmo por Beethoven.

Em Rossini casou-se com a soprano Isabella Colbran, que cantara em algumas de suas óperas, e no ano seguinte deu uma série de concertos em Londres que obtiveram um sucesso espetacular.

Em 1824 resolve se fixar em Paris, onde residiria até o fim da vida.

Em compõe sua última ópera, Guilherme Tell.

Desde então até sua morte em 1868 compõe apenas algumas peças esparsas de música religiosa, música de câmara e pequenas peças para piano.

Dedica-se também à culinária, como Gourmet, e torna-se grande amigo de alguns chefes de cozinha, que lhe dedicam vários pratos, entre eles o Tournedos la Rossini, criado por Casimir Moisson, e que até hoje faz parte do cardápio de restaurantes em todo o mundo.

Separou-se de Isabella Colbran em , e em 1846 casou-se com Olympe Pélissier.

Tendo adquirido uma fortuna considerável, viveu seus últimos anos no dolce far niente.

Morreu em 1868, a sua casa de campo em Passy, perto de Paris, legando sua fortuna ao governo francês para que este estabelecesse uma residência de aposentadoria para velhos músicos.so tivesse se aventurado por esse género.

Gioacchino Rossini – Carreira

Gioacchino Rossini
Gioacchino Rossini

Gioacchino Antonio Rossini nasceu em Pesaro a 29 de fevereiro (ou 2 de março) de 1792.

Dificilmente teria outra carreira a seguir: era filho de um trompista e de uma cantora. Nos primeiros anos de vida já cantava bem e tocava trompa. Antes da adolescência, subiu ao palco para cantar óperas.

Depois de estudos musicais bastante precários em Bolonha – onde escreveu alguns quartetos para cordas no estilo de Haydn – dedicou-se inteiramente ao teatro.

Aos dezoito anos, escreveu uma comédia em um ato. Nem bem estreara sua primeira obra, ‘La Cambiale di Matrimonio’, começou a atender a encomendas de teatros de Ferrara, Veneza e Milão. O exigente público milanês consagrou, em 1812, a ópera ‘La Pietra del Paragone’

Rossini, embora jovem, passou a ser respeitado como um grande compositor.

Não poderia ser diferente: em apenas dezesseis meses escreveu sete óperas, seis delas cômicas. No ano seguinte, seu trabalho foi reconhecido internacionalmente. A principal peça deste período é a dramática Tancredo (1813). Foi a farsa cômica A italiana em Argel, também composta nessa fase, que Rossini se tornou conhecido como um compositor ousado, fundindo expressão lírica e recursos dramáticos com a melodia límpida e harmonia rica.

Mas a carreira de Rossini também experimentou algumas ondulações. Depois da brilhante etapa de estréias, produziu composições para Milão que desagradaram os críticos. Transferiu-se para Nápoles – onde escreveu Otello – para dirigir o teatro São Carlos, onde, sob contrato, tinha que compor dramas, mas conseguiu permissão para continuar escrevendo sob encomenda. A partir de 1815, sob contrato com Barbaja, empresário do teatro Scala de Milão, da pera Italiana, de Viena e Nápoles, compôs durante oito anos nada menos que vinte óperas.

Os italianos queriam uma comédia diferente, e Rossini fez, em treze dias, O barbeiro de Sevilha, cuja estréia, em Roma, a 26 de dezembro de 1816, foi vaiada; mas a partir da segunda apresentação, no dia seguinte, tornou-se o maior sucesso de toda a história do teatro musical, na Itália e no estrangeiro.

Rossini tornou-se o autor de óperas mais representadas na Europa e o compositor mais célebre de sua época, preferido pelo grande público ao seu contemporâneo Beethoven, o qual conheceu em Viena. Falava-se de ‘febre rossinesca’.

Rossini considerava Maria Malibran, a melhor cantora da época.

Mas casou-se com uma outra soprano importante, Isabella Colbran, e voltou com ela para Bolonha.

Antes disso, conseguiu uma façanha: acabou com as aberturas tradicionais dos espetáculos de ópera, muito longas e distantes da trama. Devido o enorme sucesso de Semiramis, foi convidado a morar em Londres onde, em menos de cinco meses, ganhou a importante soma de 7.000 libras.

Em 1823 aceitou um vantajoso contrato permanente com a Ópera de Paris, onde passou a residir e chegou a exercer altas funções honorificas, sendo entusiasticamente festejado. Compôs Guilherme Tell, a mais bela e mais completa manifestação do gênio deRossini. Recebeu do rei da França os cargos de primeiro compositor do rei, e inspetor geral de canto, percebendo um salário de 20.000 francos anuais. Privilegiado pela facilidade de improvisação, esbanjou o seu talento comerciando a sua arte.

Mas depois da revolução de julho de 1830 e dos primeiros sucessos de Meyerbeer, Rossini abandonou a capital francesa e a composição de óperas. Estava muito doente. A beira de um colapso nervoso, voltou para Bolonha. Só escreveu em 1832, um Stabat Mater, música sem muita importância, operística, que no entanto encontra até hoje admiradores, e uma missa que é bastante melhor.

Perdeu a esposa em 1845 e, depois se casou com Olympe Pélissier, mulher que reunia a elite cultural em sua casa de Paris. Ela cuidou dele durante quinze anos, período em que quase não criou nada de importante.

Em 1855 estava, de novo, em Paris, curado e ansioso para voltar a produzir. Compôs várias peças para piano e vozes, sempre com requinte.

Rossini passou o resto da vida no ócio, dedicado aos prazeres da mesa, famoso por suas frases espirituosas e maliciosas, vindo a morrer em Paris a 13 de novembro de 1868, aproveitando as delícias da fama.

Óperas cômicas

A alegre ópera A italiana em Argel (1813) foi eclipsada pelo sucesso enorme de O barbeiro de Sevilha (1816), que é até hoje a ópera mais representada na Itália e muito exibida no estrangeiro: merece isso pela verve da abertura e das árias, e pelo efeito irresistível das cenas cômicas. De Cinderela (1817), que é musicalmente mais séria, só sobrevivem algumas árias, modelos de bel canto, e de A pega ladra (1817) só a abertura.

A música dessas obras é muito divertida, sem seriedade nenhuma, mas excelentemente adaptadas ao texto e, sobretudo, à ação dos cantores no palco. A contribuição principal de Rossini para a música de ópera é a exploração do elemento histriônico.

Óperas sérias

No entanto, a ambição de Rossini foi a ópera séria, trágica, para a qual não tinha o mesmo talento. É digno de nota o fato de que as aberturas de suas óperas sérias poderiam muito bem figurar como introduções a óperas cômicas. Mas na época, Tancredo (1813) foi muito admirada, mais ainda Moisés no Egito (1818), que se afigurava aos contemporâneos espécie de oratório no palco. Mas também não se cansaram de ouvir Otello (1816) e Semiramis (1823), hoje totalmente esquecidos. Só A dona do lago (1824) teve, imerecidamente, menos sucesso.

A grande obra séria de Rossini é a sua última ópera: Guilherme Tell (1829). A abertura é realmente um bom trecho de música. Mas na própria pera, a “luta pela liberdade” parece-nos hoje travada como por soldados de chumbo. Os italianos, porém, descobriram e descobrem nessa obra os primeiros sinais do Risorgimento.

O sucesso de Rossini

Guilherme Tell, assim interpretado, é uma exceção.

A música de Rossini acompanha a época da Restauração, entre 1815 e 1830, e foi o divertimento predileto de uma sociedade frívola e deliberadamente apolítica. É por isso que Rossini conquistou triunfalmente a Europa, um “Napoleão da música”, como disse Stendhal, que cometeu o erro de colocá-lo na mesma altura de Mozart. Balzac também o considerava o maior músico de todos os tempos, elogio que depois de 1830 já não tinha sentido.

Gioacchino Rossini – Composição de Óperas

Gioacchino Rossini
Gioacchino Rossini

Compositor de mais de trinta óperas, Rossini foi um dos gigantes de sua época.

Atingiu esta importância já na primeira metade de sua vida: embora tivesse vivido até os setenta e seis anos, Rossini deixou de compor óperas aos trinta e sete anos. Sua retirada da música marcou o fim de uma era.

Apesar da ligação com Donizetti e Bellini e outros mestres da era do bel canto, em seus gostos e sua fidelidade Rossini pertencia a uma época anterior à sua, talvez por ter estudado, quando criança, na escola de canto antiga.

Após ter escrito a grande ópera tipicamente francesa, Guillaume Tell (Guilherme Tell), em 1829, ele não poderia ter ido mais adiante no caminho que havia escolhido; em pouco anos, Rossini assistiu até mesmo a ópera Guillaume Tell ser posta de lado, como uma obra fora de moda.

A decisão de Rossini de abandonar a composição de óperas pode também ser compreendida pelos seus sérios problemas de saúde e pela fadiga extrema de uma juventude vivida em trabalho permanente.

Nascido em Pesaro, Itália, Rossini era o filho de pequenos músicos.

Seu pai tocava trombeta e corneta, enquanto sua mãe, adorada por ele, cantava papéis secundários em companhias de ópera itinerantes.

Conhecido pela pureza de sua voz como membro de coro, Rossini foi para Bolonha estudar, tendo escrito sua primeira pera aos dezoito anos.

Trabalhando sob encomenda para teatros em diversas cidades italianas, Rossini adaptava suas ópera aos cantores e às preferências específicas do público de cada local, fazendo alterações para adaptar as obras caso fossem mais tarde produzidas em outro lugar.

Seus primeiros trabalhos eram, predominantemente, comédias, pelas quais demonstrava uma aptidão especial, mas quando lhe pediram para fazer dramas sérios, ele atendeu à solicitação com satisfação.

Fonte: www.thefamouspeople.com/cultura.portaldomovimento.com/www.classicos.hpg.ig.com.br

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Um comentário

  1. rossine innesquecível e lugeiro.

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