Whey Protein

PUBLICIDADE

Whey Protein
Whey Protein – Soro do leite

O que é

Whey protein é a proteína contida no soro de leite, a porção aquosa do leite que se separa a coalhada ao fazer queijo

Whey protein é usado para melhorar o desempenho atlético, como um suplemento alimentar, como uma alternativa ao leite para as pessoas com intolerância à lactose, para substituir ou complementar fórmulas infantis à base de leite, e para reverter a perda de peso e aumento da glutationa (GSH) em pessoas com HIV.

Whey protein é também utilizado para alergia à proteína, asma, colesterol alto, obesidade e perda de peso, prevenção de alergias em crianças, câncer em estágio avançado e cancro do cólon.

Quando falamos de whey, na verdade estamos referindo a uma proteína complexa composta de muitas subfrações menores de proteínas, tais como beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, imunoglobulinas (IgG), glicomacropeptídeos (GMP), albumina sérica bovina (BSA) e peptídeos menores, como lactoperoxidases, lisozima e lactoferrina. Cada uma das subfrações encontradas no soro do leite (whey) tem as suas próprias propriedades biológicas.

Até muito recentemente, a separação destas subfrações em larga escala era impossível ou proibitivamente cara, a não ser para fins de pesquisa. A tecnologia de filtragem moderna melhorou dramaticamente na última década, permitindo que as empresas separassem alguns dos peptídeos altamente bioativos do soro do leite, como a lactoferrina e lactoperoxidase.

Algumas dessas subfrações são encontradas apenas em quantidades muito reduzidas no leite de vaca, normalmente em menos de um por cento. Por exemplo, embora uma das subfrações mais promissoras para a prevenção de várias doenças, melhoria da imunidade e da saúde geral, a lactoferrina encontra-se aproximadamente 0,5% ou menos na proteína do soro de leite obtido a partir de leite de vaca (enquanto que no leite humano contém até 15% de lactoferrina).

Ao longo das últimas décadas, a proteína do soro de leite em pó evoluiu várias gerações, desde baixo grau de concentração a altamente concentrado e isolado.

Whey protein

Nos dias atuais, em que o culto ao corpo e à saúde estão em evidência, destacase o uso de suplementos nutricionais como forma de aperfeiçoar o alcance de metas individuais.

Dentre esses suplementos, o mais consumido e mais conhecido é o Whey Protein (Proteína do soro do leite).

Definição e Origem

Whey Protein é a proteína do soro do leite não desnaturada, ou seja, é a porção aquosa do leite, comum de vermos em processos de fabricação de queijos.

Essa proteína possui baixo peso molecular e alto valor biológico, ou seja, é muito aproveitada pelo nosso organismo. Como toda proteína é formada por aminoácidos, o Whey Protein não é diferente. Em sua composição estão presentes todos os aminoácidos necessários para a síntese protéica (formação de massa muscular).

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo do Whey Protein é muito antigo, originado na Grécia com Hipócrates.

Depois dessa descoberta, no período da Renascença Italiana surgiram ditados populares, como por exemplo: “Chi vuol viver sano e lesto, breve scotta e cena presto” (Quem quiser viver sadio e saudável, beba whey e jante cedo) Porém, apenas em 1993, o uso desse alimento foi direcionado ao meio esportivo através da confecção do primeiro Whey Protein instantâneo com sabores.

Benefícios

Whey Protein pode ser considerado um alimento funcional, ou seja, aquele que promove inúmeros benefícios à saúde e boa-forma física.

Dentre as funções desse suplemento, destacam-se:

Devido seus componentes biológicos (lactoferrina, beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, glicomacropeptídeos (GMP) e imunoglobulinas), podemos relacioná-lo com a melhora da imunidade. Sabemos que é muito comum pessoas que fazem exercícios moderados a intensos apresentarem diminuição do funcionamento do sistema imunológico, aumentando riscos de infecções e inflamações. Sendo assim, o uso apropriado do Whey Protein pode ajudar a evitar tais situações.

Quando consumido em doses corretas, atua como anti-oxidante prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como câncer, hipertensão arterial e diabetes. Essa função deve-se a conversão intracelular do aminoácido cisteína em glutationa (poderoso antioxidante). No entanto, se consumido em doses excessivas, pode ter efeito contrário, agindo como pró-oxidante.

Muitos estudos têm mostrado que os atletas que precisam ganhar peso e massa muscular necessitam de mais proteínas do que uma pessoa normal, onde a suplementação de whey protein é uma via fácil e prática, além de sua excelente qualidade aminoacídica. Isso ocorre porque quando nos exercitamos, nossa demanda por proteína e aminoácidos aumenta para que a reparação dos músculos aconteça.

O uso dessa proteína por atletas e praticantes de atividade física pode ter como benefício a melhora de força muscular, aumento do volume, definição e recuperação do músculo trabalhado. Ter um nível adequado de proteínas no corpo é crucial para manter o corpo num balanço positivo de nitrogênio para crescimento e reparação muscular.

Muitos atletas precisam consumir corretamente o whey protein como meio de prevenção do catabolismo do músculo, que pode ocorrer tanto durante um treino muito pesado quanto após esse esforço.

Observação: Treino é qualquer exercício físico realizado com disciplina, rotina e qualidade, seja uma musculação ou um exercício intermitente como o rugby e futebol.

Comparação do Whey Protein com outras Proteínas

Por ser considerada uma proteína de alto valor biológico (VB), sua absorção é excelente quando comparada a outras fontes protéicas, como clara de ovo, peito de frango, atum, leite e queijos.Se levarmos em consideração a digestão de proteínas, o whey protein tem o mecanismo realizado na primeira porção do intestino (local de absorção), enquanto a maioria das proteínas já iniciam no estômago, diminuindo seu aproveitamento pelo corpo.

Outro benefício do whey protein em relação às outras proteínas é a questão do sódio, cuja quantidade é muito inferior, garantindo assim melhor qualidade física e orgânica. Sabe-se também que os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – sigla e inglês) são de extrema importância para a garantia de melhores resultados dos benefícios, devendo ser consumidos em doses corretas. No whey protein, encontramos esses aminoácidos (valina, leucina e isoleucina) e melhores proporções do que outras fontes protéicas.

Tipos

Existem 4 tipos de whey protein mais conhecidos, que são eles: Whey Protein

Concentrado: É a mais barata e a mais tradicional forma de whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeira ramificada, que permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular. A concentração de whey protein varia de 30 a 90% dependendo da forma como foi extraído e do produto, sendo o restante carboidrato (principalmente lactose) e gordura.

Whey Protein Isolado Microfiltrado: Esta forma contém concentrações de lactose e gordura extremamente baixas. Além disso, a concentração de whey protein é de cerca de 90%. A digestão e absorção desse suplemento é considerada ótima, porém o preço é mais elevado do que a concentrada.

Whey Protein Isolado Yon Exchange: Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica, que por sua vez permite que se alcance 95% de whey protein em sua composição. Ela é de alto valor biológico e apresenta teores extremamente baixos de gorduras e carboidratos, inclusive lactose.

Whey Protein Hidrolizado: Dentre os tipos, essa é única forma onde a proteína sofreu hidrólise enzimática, garantindo assim a maior velocidade de absorção devido seu alto valor biológico. Contém cerca de 92% de whey protein em sua composição, porém, por necessitar muitos litros de leite para ser confeccionada, esse tipo é mais difícil de ser encontrado e os preços são muito elevados.

Rótulo e Embalagem do Whey Protein

É de extrema importante a análise correta dos rótulos dos suplementos. A lei estabelece que na parte dos ingredientes, o fabricante coloque na ordem crescente os nutrientes, ou seja, do que mais contém ao que menor teor é encontrado. Sendo assim, fique atendo para que o primeiro item não seja maltodextrina por exemplo.

Como consumir

A quantidade de whey protein que deverá ser consumida é plenamente individual pois depende do objetivo pessoal, bem como os horários e líquidos para diluição. Mas, no geral, o indicado é que o consumo seja sempre feito com água e não com leite e que seja após o exercício ou antes de dormir.

Entretanto, para ter melhores resultados, procure um nutricionista especializado na área para indicar o que é ideal para seu tipo físico e para o exercício que pratica.

Efeitos Colaterais e Contra-indicação

Até o momento, não foram documentados efeitos colaterais do consumo de whey protein por pessoas saudáveis. No entanto, em algumas situações clínicas o consumo desse suplemento não é recomendado, como por exemplo, pessoas portadoras de problemas renais que necessitam de restrição protéica.

Proteína de soro de leite

Whey Protein
Whey Protein – Soro do leite

Proteína de soro de leite é uma mistura de proteínas globulares isoladas a partir de soro de leite , o material líquido criado como um sub-produto de queijo de produção. Alguns estudos pré-clínicos em roedores sugerem que a proteína de soro de leite pode possuir anti-inflamatórios ou propriedades anti-cancro.

Os efeitos da proteína de soro de leite para a saúde humana são de grande interesse e estão atualmente a ser investigado como uma maneira de reduzir a doença risco, bem como um possível tratamento complementar para várias doenças.

Whey protein é comumente comercializado e ingerida como um suplemento dietético , e várias alegações de saúde têm sido atribuídos a ele na medicina alternativa comunidade. Embora as proteínas de soro de leite são responsáveis por algumas alergias ao leite, os principais alérgenos do leite são as caseínas.

Produção

Whey que sobra quando o leite coagula e contém tudo o que é solúvel do leite. É uma solução a 5% de lactose na água, com alguns minerais e lactoalbumina. Ele é removido após o queijo processado. A gordura é removida e, em seguida, é processada para alimentos para seres humanos. O processamento pode ser realizado por simples secagem, ou o teor de proteína pode ser aumentado através da remoção de lipidos e outros materiais não proteicos. Por exemplo, a secagem por pulverização , depois de membrana filtração separa as proteínas de soro de leite.

Soro de leite pode ser desnaturada pelo calor. O calor elevado (tais como as temperaturas elevadas sustentadas acima 72° C está relacionado com a pasteurização de processo) desnatura as proteínas do soro. Enquanto a proteína de soro de leite nativo não agregar mediante a adição de coalho ou acidificação do leite, a desnaturação da proteína de soro de leite provoca interações hidrofóbicas com outras proteínas, bem como a formação de uma proteína de gel . Soro desnaturado pelo calor podem ainda causar alergia em algumas pessoas.

Composição

Whey protein é o conjunto de proteínas globulares isoladas do soro de leite , um subproduto do queijo fabricado a partir de vaca de leite . A proteína do leite de vaca é de 20% de proteína de soro de leite e 80% de proteína caseína, enquanto que a proteína no leite humano é de 60% de soro de leite e 40% de caseína. A fração de proteína no soro constitui aproximadamente 10% do total seco sólidos no soro. Esta proteína é tipicamente uma mistura de beta-lactoglobulina (~ 65%), de alfa-lactalbumina (~ 25%), albumina de soro bovino (~ 8%) (ver também a albumina do soro ), e imunoglobulinas. Estes são solúveis as suas formas nativas, independentes do pH.

Sendo um subproduto do processo de tomada de queijo, e a probabilidade de uso de animais coalho, proteína de soro de leite, bem como a caseína produtos pode não ser adequado para o consumo de lacto-vegetarianos ou observadores de leis dietéticas kosher. No entanto, existem produtores especializados de produtos de proteína de soro de leite aprovados vegetarianas produzidas usando não-animal “coalho” (enzimas). Estes produtos são também muitas vezes rotulado como kosher e halal aprovado.

Formas principais

Whey protein normalmente vem em três formas principais: concentrar (WPC), isolada (WPI) e hidrolisado (WPH). Os concentrados têm tipicamente um nível baixo (mas ainda significativa) de gordura e colesterol , mas, em geral, em comparação com as outras formas de proteína de soro de leite, tem níveis mais elevados de bioactivos compostos, e os hidratos de carbono sob a forma de lactose – são 29% -89 % de proteína em peso.

Os isolados são tratados para remover a gordura e lactose, mas são geralmente inferiores nos compostos bioactivado, bem como – eles são 90% + de proteína em peso. Como a proteína de soro de leite concentrados, isolados de proteína de soro de leite são ligeiros a ligeiramente leitoso no paladar. Os hidrolisados são as proteínas do soro do leite, que são pré-digeridas e parcialmente hidrolisada para a finalidade de fácil metabolização, mas o seu custo é geralmente mais elevado. Soro altamente hidrolisado pode ser menos alergénicos do que outras formas de soro de leite.

Whey protein e Construção Muscular

Os efeitos da suplementação de proteína de soro de leite em crescimento muscular em resposta ao treinamento de resistência são discutíveis. Um estudo demonstrou algum aumento de massa magra e força em homens que completam whey protein vs não suplementação, enquanto outro estudo encontrou maiores aumentos na força de um grupo de soro de leite, que completa em comparação com outro grupo que completa caseína, o que poderia ser uma evidência de soro de leite perfil de aminoácidos da proteína superiores. No entanto, outras pesquisas mostram que existe pouco ou nenhum benefício de suplementação de proteína de soro de leite. Os autores de um estudo concluiu que “os jovens adultos que suplementam com proteínas durante um programa de treinamento de experiência efeitos benéficos mínimos de resistência estruturados em massa magra do tecido e força”, apesar de não controlar outras fontes de proteína nas dietas dos participantes . O tempo de ingestão de suplemento de proteína pode não ter quaisquer efeitos significativos sobre a força, o poder, ou de composição corporal. Um estudo de homens idosos encontrados a suplementação com proteína de soro de leite após o exercício muscular melhor síntese protéica.

Os efeitos na saúde

A utilização de proteínas de soro de leite como fonte de aminoácidos e seu efeito na redução dos riscos de doenças tais como a doença cardíaca, cancro e diabetes é o foco da pesquisa em curso. Soro de leite é uma fonte abundante de aminoácidos de cadeia ramificada ( AACR), que são usados para estimular a síntese de proteínas. Em particular, leucina desempenha um papel-chave na iniciação da transcrição da síntese de proteínas. Quando a leucina é ingerido em quantidades elevadas, tais como a proteína de soro de leite com suplemento , há uma maior estimulação da síntese de proteína, o que pode acelerar a recuperação e a adaptação ao stress (exercício).

Proteína de soro de leite contém o aminoácido cisteína , que pode ser usado para fazer a glutationa . No entanto, este aminoácido não é essencial para a síntese de glutationa, e alguns estudos sugerem que a quantidade de cisteína na dieta pode ter pouco efeito sobre a síntese de glutationa. No entanto, um outro estudo sugeriu que grandes quantidades de proteína de soro de leite pode aumentar os níveis de glutationa celular. A glutationa é um antioxidante que protegem o corpo contra o dano dos radicais livres e algumas toxinas, e os estudos em animais sugerem que as proteínas do leite pode reduzir o risco de cancro.

Problemas digestivos

Algumas pessoas experimentam problemas digestivos graves após o consumo de proteína de soro de leite em pó. Estes podem incluir gás, inchaço, cãibras, cansaço, fraqueza, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade. Uma das possíveis causas é intolerância à lactose após ingerem concentrado de soro de leite. A proteína não é digerida no cólon vai sofrer fermentação bacteriana, que leva à produção de, entre outras coisas, o gás e os ácidos gordos.

Formas de Whey Protein

O leite contém vários tipos de proteínas, como por exemplo, a caseína, as proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras, a lactoalbumina (Whey Protein), entre outras.

Whey Proteiné uma proteína de alto valor biológico (o corpo consegue aproveitar a sua maior parte para seu benefício), extraída da porção aquosa do leite (soro do leite), gerada durante o processo de fabricação do queijo. É uma proteína completa, pois contém todos osaminoácidos essenciais que participam da formação dos músculos e tecidos além de exercer funções metabólicas importantes.

Existem três formas de Whey Protein:

Concentrada: obtida através de um processo de separação física, onde o produto acabado contém 80% de proteínas. Contém um teor reduzido de gordura e colesterol, e geralmente, um teor maior de compostos bioativos.

Isolada: obtida por sofisticada técnica de separação química (troca iônica), contendo aproximadamente 95% de proteínas. É processada para remover a gordura e lactose, mas geralmente são inferiores em compostos bioativos.

Hidrolisada: forma em que as proteínas encontram-se na forma de aminoácidos, possuindo alta digestibilidade e maior absorção. Soro altamente hidrolisado pode ser menos alergênicos do que as outras formas de soro de leite. E são muito amargos no sabor.

Propriedades

As proteínas dosoro do leite são preferidasem virtude de seu elevado valor nutritivo e por não sofrerem alterações pelos ácidos estomacais. Ao atingirem o intestino delgado,são rapidamente digeridas e seus aminoácidos são absorvidos.

Whey Protein Concentrado apresenta as seguintes características:

É um pó de fluxo livre, para melhor manuseio;
Excelente capacidade de emulsificação, especialmente em pH ácido;
Alta solubilidade (em ampla faixa de pH);
Alta estabilidade (estável ao calor);
Perfil e sabor agradável;
Baixo nível de carboidratos;
Baixo índice glicêmico;
Excelenteperfil de aminoácidos;
Alta digestibilidade (95%);
GMO free;
Certificado Kosher e Halal.

Whey Protein é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) que são usados para abastecer os músculos de trabalho e estimular a síntese protéica.

A leucina tem papel fundamental no início do caminho da transcrição que é acionado até a síntese de proteínas, ela estimula a síntese protéica, o que pode acelerar a recuperação e adaptação ao stress (exercício). E o aminoácido cisteína, que pode ser usado para fazer a glutationa. No entanto, este aminoácido não é essencial para a síntese de glutationa e alguns estudos têm sugerido que a quantidade de cisteína na dieta pode ter pouco efeito sobre a síntese de glutationa. Mas, outro estudo sugeriu que grandes quantidades de proteína de soro de leite podem aumentar níveis celulares de glutationa. glutationa é um antioxidante que protege o corpo contra os danos dos radicais livres e algumas toxinas, e estudos em animais sugeriram que as proteínas do leite podem reduzir o risco de câncer.

Proteínas de soro do leite são preferidas em virtude de seu elevado valor nutritivo e por não sofrerem alterações pelos ácidos estomacais. Ao atingirem o intestino delgado são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos.

Comparação entre as fontes de proteínas:

Proteína Valor biológico (8V) Índice de Eficiência Protélca (PER)

Soro de leite

10$

3.6

Ovo

100

3.8

Caseína

77

2.9

Carne bovina

80

2.9

Soja

74

2.1

Trigo

54

1.5

BV – Valor Biológico (Biolcgca1 Value). uma porcontagem(%) do nibognio absorvido que esã sendo usado para a onnação de tecidos (calculado apos uma medição da quanhdade de nitmgnio que entra e sai do organismo). PER — lndice d Etidencia Proteica (Protein Efficiency Rabo), o ganho de F5° em gramas por grama d consumo de proteínas.

Indicações

Whey Protein é indicada para substituir ovo nos produtos, para produtos nutricionais e formulações infantis.

Pode ser aplicada em barras proteícas, fortificantes nutricionais, produtos panificados, produtos lácteos, sobremesas, congelados, sopas, molhos, salgados, carnes e produtos de confeitaria.

Contraindicações

Até o momento nenhum efeito colateral foi relatado ou documentado do uso de Whey Protein Isolate. Assim como beber leite, é um alimento natural que pode ser consumido a qualquer hora sem os indesejáveis efeitos colaterais.

Intolerância a Lactose: por apresentar até 1% de Lactose, dependendo do grau de intolerância da pessoa, poderá ser utilizado oWhey Protein.

Fonte: www.webmd.com/www.bodybuilding.com/en.wikipedia.org

Veja também

Flacidez

O que é PUBLICIDADE A flacidez pode ocorrer tanto na pele como no corpo e …

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.