PUBLICIDADE
Hidroterapia, anteriormente chamado de hidropatia , é uma parte da medicina e medicina alternativa , em particular da naturopatia , terapia ocupacional e fisioterapia , que envolve o uso de água para o alívio da dor e tratamento.
O termo abrange uma vasta variedade de abordagens terapêuticas e métodos que tiram partido das propriedades físicas da água, tais como temperatura e pressão, para fins terapêuticos, para estimular a circulação de sangue e de tratar os sintomas de certas doenças.
Usos
A terapia da água pode ser restringida para usar em terapia física, e como um agente de limpeza. No entanto, também é utilizada como um meio para o fornecimento de calor e frio para o corpo, o que tem sido a base para a sua aplicação.
Termalismo envolve uma série de métodos e técnicas, muitas das quais utilizam a água como um meio para facilitar as reacções de termorregulação para benefício terapêutico.Praticantes de hidroterapia podem procurar usá-lo para produzir vasodilatação e vasoconstrição.
Estes causam mudanças no fluxo sanguíneo e funções metabólicas associadas, através de mecanismos fisiológicos, incluindo os de termorregulação, que são hoje em dia bastante bem compreendido, e que estão na base o uso contemporâneo de hidroterapia.
Técnicas recentes
Crioterapia, a imersão em água fria ou banho de gelo é uma nova forma de hidroterapia utilizado por fisioterapeutas, instalações de medicina esportiva e clínicas de reabilitação. Os proponentes reivindicação melhorada de retorno de fluxo de sangue e derivados de ruptura celular para o sistema linfático e de reciclagem mais eficiente.
Alternando as temperaturas, em um chuveiro ou tanques complementares, combina o uso de quente e frio na mesma sessão. Os proponentes alegam melhora no sistema circulatório e drenagem linfática. Evidências experimentais sugerem que contrastam hidroterapia ajuda a reduzir as lesões na fase aguda, estimulando o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço.
O que é: A hidroterapia é a prática que utiliza a água, suas propriedades físicas (densidade, flutuabilidade, pressão hidrostática, refração e temperatura) e sua composição química, através de ingestão, envoltórios, banhos e compressas com o fim terapêutico.
Como funciona: Esta terapia pode utilizada tanto interna com externamente.
Uso interno: É feito através da ingestão de água mineral. Sabe-se que todos os seres vivos do nosso planeta necessitam de água para sobreviver. O corpo humano é formado em grande parte por este elemento. Manter a hidratação do organismo é fundamental para o seu bom funcionamento. Muitas dores podem ser amenizadas e até sanadas pelo simples hábito de beber água com frequência durante o decorrer do dia.
Uso Externo: é feito através de banhos de imersão parcial e completa, compressas e envoltórios, duchas, banhos de vapor. Essas modalidades provocam no organismo determinados efeitos que variam de acordo a modalidade escolhida, com a temperatura da água utilizada e o tempo de aplicação. O naturólogo, através do estudo da hidroterapia conciliado com o estudo do funcionamento do organismo humano de forma integral, pode auxiliar de forma eficaz nos desequilíbrios tanto físicos como emocionais, já que a água tem uma característica particular de atuar por ressonância diretamente nas emoções.
“O elemento água está relacionado com as emoções, é determinante no desenvolvimento da harmonia, da felicidade, das relações com as demais pessoas, e no desenvolvimento da verdadeira liderança” (LISANTY, 2006, p.31).
Outra consideração importante com relação ao que foi citado anteriormente, é a relevância que tem esse elemento quando considera-se que todo o desenvolvimento humano gestacional se dá dentro da água, local onde se inicia toda a relação do ser com os sentidos. Daí a importância da utilização da água no resgate das memórias desta época, do início da vida.
Em ambos os tipos de utilização da hidroterapia (interna e externa) pode ser interessante observar as características químicas da água utilizada. Cada fonte de água mineral tem uma característica particular com relação a composição química da água que possui. Conhecendo-se as possíveis deficiências de minerais do organismo, é possível optar por determinada água mineral que possui em sua composição aquele elemento, ajudando assim a reposição do mesmo no organismo.
Histórico: A história da hidroterapia como modalidade utilizada data de milhares de anos e é possível que desde o inicio da existência humana na Terra ela tenha sido usada como forma de terapia.
Porém registros datados de 2400 a.C. sugerem que a cultura proto-indiana, os antigos egípcios, assírios e muçulmanos faziam uso das fontes minerais para prognósticos curativos. Hipócrates, Galeno e Celsus também utilizavam banhos em suas prescrições.
Somente em 1697, na Inglaterra, é que surgem algumas escassas publicações sobre a hidroterapia, que se consolida a partir de 1797 com publicações de James Currier, seguido de Vicent Preissnitz e Sebastian Kneipp.
Doenças
A hidroterapia é utilizada para tratar muitas doenças e condições, incluindo:
– acne
– artrite
– constipações
– depressão
– dores de cabeça
– problemas de estômago
– problemas musculares e nervosas conjuntas
– distúrbios do sono
– estresse
Também é comumente utilizado para o relaxamento e para manter o estado de saúde de uma pessoa. Termalismo também é excelente para reduzir ou aliviar a dor repentina ou de longa duração.
Benefícios da Hidroterapia
Os benefícios de hidroterapia incluem:
– aumentando dramaticamente a eliminação de resíduos, contribuindo assim para desintoxicação
– soltando os músculos tensos, apertados e incentivar relaxamento
– aumentando a atividade taxa de digestão e metabolismo
– hidratar as células, melhorando a pele e tônus ??muscular
– estimular o sistema imunológico, permitindo que funcione de forma mais eficiente
– melhorar a função dos órgãos internos, estimulando o seu fornecimento de sangue
Contra-indicações para Hidroterapia
Banhos frios não deve ser usado para crianças pequenas ou idosos. Banhos de sauna deve ser evitado por pessoas que sofrem de doenças cardíacas.
Fonte: en.wikipedia.org/www.vidapora.com.br/www.naturaltherapypages.com.au/
Redes Sociais