O que é
PUBLICIDADE
Farmacologia é o ramo da medicina e biologia que se preocupa com o estudo de ação das drogas, em que uma droga pode ser definida amplamente como qualquer feito pelo homem, natural ou endógena (a partir de dentro do corpo) molécula que exerce uma bioquímica e / ou fisiológico efeito sobre a célula, tecido, órgão, ou organismo (por vezes a palavra pharmacon é usado como um termo para abranger estas endógenos e exógenos bioativos espécies).
Mais especificamente, é o estudo das interacções que ocorrem entre um organismo vivo e os produtos químicos que afetam a função bioquímica normal ou anormal. Se substâncias têm propriedades medicinais, eles são considerados produtos farmacêuticos.
O campo abrange composição de droga e propriedades, síntese e drogas, mecanismo moleculares e celulares, órgãos / mecanismos de sistemas, transdução de sinal / comunicação celular, diagnóstico molecular, interações, toxicologia, biologia química, terapia e aplicações médicas e capacidades antipatogénicas.
As duas principais áreas de farmacologia são farmacodinâmica e farmacocinética. Os estudos anteriores os efeitos da droga em sistemas biológicos, e este último os efeitos dos sistemas biológicos sobre a droga.
Em termos gerais, a farmacodinâmica discute os produtos químicos biológicos com receptores, e farmacocinética discute a absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) de produtos químicos a partir dos sistemas biológicos.
Farmacologia não é sinônimo de farmácia e os dois termos são frequentemente confundidos.
Farmacologia, a ciência biomédica, lida com a pesquisa, descoberta e caracterização de substâncias químicas que apresentam efeitos biológicos e a elucidação da função celular e do organismo em relação a esses produtos químicos.
Em contraste, farmácia, uma profissão serviços de saúde, está preocupado com a aplicação dos princípios aprendeu com farmacologia em suas clínicas; seja em um papel de cuidados de distribuição ou clínica.
Em qualquer campo, o contraste fundamental entre os dois são as suas distinções entre assistência direta no paciente, para a prática de farmácia, e o campo de investigação orientada para a ciência, impulsionada pela farmacologia.
A Farmacologia foi desenvolvida no século 19 como uma ciência biomédica, que aplicou os princípios da experimentação científica aos contextos terapêuticos.
Hoje farmacologistas usam a genética, biologia molecular, química e outras ferramentas avançadas para transformar a informação sobre os mecanismos e alvos moleculares em terapias dirigidas contra doença, defeitos ou patógenos, e criar métodos para o cuidado preventivo, diagnóstico, e, finalmente, a medicina personalizada .
Estudo da interação de compostos químicos com organismos vivos.
Reflete a natureza, que em seus processos vitais sempre utiliza compostos químicos como intermediário indispensável, desde a digestão (enzimas), até o SNC e comportamento (neurotransmissores).
Droga: qualquer subst. que altere a fisiologia de um organismo vivo.
Fármaco: é uma droga bem conhecida, com estrutura química definida, podendo ter efeito benéfico ou não e uso experimental.
Medicamento: é um fármaco com efeito benéfico, produzido comercialmente para uso terapêutico.
Remédio: qualquer coisa que faça o indivíduo se sentir melhor, como clima, terapia, fisioterapia, massagem, inclusive medicamento.
Farmacologia estuda o fármaco e seus efeitos benéficos e desejáveis, mas também sua potencial toxicidade.
Farmacognosia: É a parte da farmacologia que se ocupa em dar origem, características e distribuição das drogas na natureza, isto é, é o estudo da matéria prima em seu estado natural.
Ex: Passifliva edulis (maracujá)
Droga: É qualquer substância simples ou composta de origem variada, com diferentes fins (terapêuticos ou não) que administradas no organismo vivo, em pequenas quantidades não atue como alimento, mas que produz alterações somáticas ou funcionais.
Medicamento: É uma droga ou preparação de drogas que atuando no organismo vivo produz efeitos benéficos. Pode ser definido como prodsuto farmacêutico, tecnicamente obtido ou preparado com a finalidade curativa, profilática, paliativa ou de diagnóstico.
Remédios: Conjunto de ações que produzem no organismo vivo ações benéficas. Remédios são: chás, dietas, fisioterapia, atividade física, medicina alternativa.
Produto farmacêutico: É o produto manipulado com uma forma farmacêutica estável, embalado de forma uniforme e com nome comercial.
Fórmula farmacêutica: É a discriminação de qual droga ou drogas é constituído um produto farmacêutico e em que quantidades.
Farmacodinâmica: É o estudo das ações dos medicamentos ou drogas no organismo vivo.
Fonte: www.uff.br/en.wikipedia.org/www.ebah.com.br
Redes Sociais