PUBLICIDADE
Os dentes sofrem mudanças ao longo da vida, devido a inúmeros fatores.Manchas podem ser causadas por certos alimentos que possuem corantes, medicações fortes e pessoas fumantes são fatores que causam o escurecimento dos dentes.
Todo alimento com algum tipo de corante natural ou artificial deve ser evitado, após o clareamento. Dessa forma o tratamento durará mais tempo.Os dentes podem ser clareados desde que estejam sadios, sem restaurações aparentes, pois não são clareadas.
O branqueamento dos dentes é realizado com certos produtos, como o peróxido de hidrogênio, eliminando manchas resistentes deixando os dentes mais claros.
O grau de clareamento pode variar dependendo da pessoa.
Efeitos colaterais
O efeito mais comum é a sensibilidade dos dentes a temperatura.
Porém esse efeito é temporário regredindo rapidamente, quando suspensas as aplicações.
Caso a pessoa relate uma sensibilidade prolongada é necessário intervir com medicamentos específicos para encerrar a dor.
Procedimento com moldeiras e a laser
O procedimento com moldeira é mais simples e mais barato em relação ao tratamento com laser.
O dentista irá fazer uma moldeira de silicone e entregará ao paciente alguns tubinhos com o gel clareador para ser aplicado em casa.
Somente o dentista poderá analisar qual a porcentagem ideal e quanto tempo de tratamento será necessário.
Já o procedimento a laser é feito totalmente em consultório.
Primeiro um produto protege a gengiva.
É aplicado o produto clareador e o laser é direcionado para os dentes.
Estética
Atualmente, há uma grande demanda por tratamentos estéticos. Um sorriso branco, saudável e bonito é tão venerado pela mídia que passou a ser o desejo de boa parte da população.
O clareamento dental surgiu para melhorar essa aparência dos dentes.
Este procedimento pode ser realizado através de dois métodos: caseiro e no consultório. Entretanto, mesclar os dois é sempre o ideal.
Definição:
O clareamento dental é um procedimento estético que visa restabelecer a cor dos dentes, almejando um resultado o mais próximo possível da cor original.
Fatores que contribuem para alteração da cor do esmalte dos dentes:
– Café
– Vinho tinto
– Refrigerantes (tipo: cola)
– Chocolate
– Tabaco
– Antibióticos
– Fluorose
– Tratamento de canal
– Traumatismos
– Condições genéticas
– A idade
Existem atualmente 2 formas de realizar o procedimento:
No consultório: o profissional utiliza alguns produtos para clarear a estrutura dental. Dura, aproximadamente, 45 minutos e são realizadas 2 sessões com intervalo de 7 dias. A vantagem deste procedimento é que bons resultados são alcançados em poucas sessões – cada uma equivalente há 10 dias/sessões do método caseiro.
Obs.: São dezenas de produtos que podem ser utilizados de acordo com a realidade de cada paciente.
Caseiro: neste procedimento o paciente aplica diariamente um produto clareador (gel oxidante) para obter os resultados desejados. É importante ressaltarmos que, por se tratar do uso de produtos químicos, esse tipo de tratamento não dispensa orientações de um profissional, evitando resultados negativos quanto à saúde bucal. É importante haver essa mensagem – consultório + caseiro – para que se obtenha melhores resultados.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.fgm.ind.br
Redes Sociais